Como ter um transporte sustentável na operação

Com poucas ações já é possível ter um transporte sustentável, gerando economia à operação e benefícios ao ambiente. Confira quais são.
Implemente um transporte sustentável na sua operação.

O transporte sustentável é um tema debatido com frequência nos eventos e encontros de logística e transporte. Tais práticas estão sendo cada vez mais exigidas e implementadas com o intuito de reduzir os impactos ambientais.

Essa necessidade surge pela sociedade e instituições protetoras do meio ambiente, fazendo com que as empresas adotem atitudes que reduzam a utilização de recursos naturais e protejam o sistema ecológico e social.

A verdade é que novos desafios envolvendo questões ambientais surgem constantemente e, com eles, métodos para conseguir colaborar nos objetivos propostos. Por isso, confira:

O que é transporte sustentável?

Chamamos de sustentabilidade, no transporte de cargas, as técnicas utilizadas na mobilidade para reduzir os efeitos que prejudicam o meio ambiente e o esgotamento de recursos naturais. Assim, garantindo uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações.

O conceito de mobilidade urbana já é um desafio, visto que o crescimento de veículos nas estradas aumentou consideravelmente a preocupação sobre a expansão de vias nas grandes cidades.

Porém, os problemas ambientais como desmatamento, exploração abusiva de petróleo e emissão de gases poluentes também crescem com a utilização do transporte rodoviário de cargas.

É por esse motivo que surgem estratégias voltadas à utilização de transportes sustentáveis, serviços e sistemas que colaborem com a redução de impactos negativos no ecossistema.

Por que é importante falar sobre sustentabilidade no transporte de cargas?

O motivo primário é a conscientização, sendo dever das frotas trabalharem com práticas ecologicamente responsáveis. Os caminhões, principais veículos utilizados nesse tipo de transporte, são altamente poluentes, emitindo gases nocivos na atmosfera e até mesmo contribuindo para a poluição sonora.

Além disso, para que funcionem corretamente, necessitam de combustíveis que, para serem produzidos, podem causar grandes danos ao ambiente, pela exploração de recursos naturais.

Ainda mais, os pneus, ativos fundamentais para o transporte, levam cerca de 600 anos para se decompor. Mesmo quando descartados corretamente, a sua produção também precisa de muitos recursos naturais.

Para todas essas questões, entre outras, é preciso adotar medidas que ajudem a reduzir os impactos ambientais. Por exemplo, implementando métodos de gestão que aumentem a durabilidade dos pneus, ou adquirindo modelos de caminhões mais econômicos e ecológicos.

Uma empresa sustentável entra como modelo no mercado em que concorre, pois coloca em prática o que chamamos de ideal. Ou seja, aquilo que deveria predominar em todas as transportadoras do país e do mundo.

Além disso, consumidores que possuem o conhecimento ecológico entende a importância dessas ações, priorizando essas empresas que adotam práticas sustentáveis. Dessa maneira, também melhora a imagem dos negócios transmitindo responsabilidade social e ambiental.

Como funciona a sustentabilidade no transporte de cargas?

Devido ao número de eventos promovendo a importância do cuidado com o ecossistema, o transporte sustentável no Brasil está caminhando para maiores investimentos em serviços que auxiliem nessa questão.

Apesar do número de caminhões mais velhos — e mais poluentes — que ainda trafegam em grandes quantidades pelas rodovias, é possível enxergar a busca de soluções por parte do governo, com a aplicação de leis específicas, e das empresas de logística.

Nas frotas, além de cumprir as legislações, você deve buscar otimizar serviços, reduzindo a produção de lixo, conscientizando os motoristas para uma direção mais econômica e segura, e fazendo uso de tecnologias que diminuam o alto consumo.

Para conhecer melhor algumas ações fazem o transporte sustentável em uma frota, confira o próximo tópico:

Quais ações a operação precisa praticar para ter um transporte sustentável?

Usar corretamente o Arla-32

O Arla-32 é um dispositivo obrigatório que, além de contribuir para o bom funcionamento do veículo e durabilidade das peças, reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera, preservando a qualidade do ar.

Inclusive, em veículos pesados, o uso dele é obrigatório. Então, você precisa utilizá-lo tanto para promover a sustentabilidade quanto para evitar multas ao violar uma lei importante.

Realizar a manutenção preventiva

A importância da manutenção preventiva para o funcionamento eficaz dos veículos da frota é inegável. Porém, ela também colabora para um transporte mais limpo e eficiente, diminuindo, mais uma vez, as chances de emissão de gases poluentes.

Praticar uma condução ecológica

A emissão de poluentes de um veículo também é influenciada pela maneira de dirigir de um motorista. 

Quando a dirigibilidade é adequada, sem acelerações e freadas bruscas, é possível economizar combustível e preservar o meio ambiente. Portanto, invista no treinamento dos motoristas da frota.

Destinar os componentes e resíduos da frota adequadamente

O descarte de baterias, pneus, óleos e lubrificantes merecem uma atenção especial, pois podem poluir o solo e as águas. 

Nesses casos, ter parceria com empresas que realizam a coleta e descarte adequado dos resíduos é fundamental para uma empresa mais ecológica.

Renovar a frota

Quanto mais antigo um caminhão, mais poluente ele é. E pior: esses veículos consomem combustível acima da média dos modelos mais recentes. Se a sua frota ainda tem caminhões do ano de 2012 ou até mais antigos, já faça um planejamento para a aquisição de novos veículos.

Realizar a renovação da frota é bom para o meio ambiente, para a economia de custos operacionais e para a imagem da empresa.

Usar a tecnologia logística

Com o uso de sistemas e aplicativos voltados para a gestão de frotas e seus equipamentos, é possível planejar rotas focadas em segurança e boa estrutura das estradas, obter mais controle sobre os ativos e suas atividades do dia a dia.

Assim, você acompanha de forma mais eficiente o funcionamento dos processos e consegue identificar quais atividades são sustentáveis e econômicas na empresa. Igualmente, pode avaliar as oportunidades de trazer novos processos mais amigáveis ao meio ambiente.

Aqui na Prolog desenvolvemos os aplicativos de Gestão de Pneus e Checklist Eletrônico, ambos que auxiliam na sustentabilidade da frota. 

Através deles, é possível eliminar os papéis da rotina das operações de transporte, reduzir o consumo de combustível e do descarte antecipado. Com isso, você está gerando economia, segurança e sustentabilidade na sua frota.

Conheça mais sobre as soluções Prolog e seu papel no dia a dia da frota.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.