Entenda os tipos de banda de rodagem e suas diferenças

Aprenda a reconhecer os pneus assimétricos, simétricos e direcionais observando apenas os tipos de banda de rodagem e confira as principais diferenças e vantagens de cada um.
Saiba os tipos de banda de rodagem para a sua operação.

Se você procurar por pneus, seja por curiosidade, estudo ou interesse de compra, vai perceber que existem diferentes tipos de banda de rodagem. Cada qual com uma função específica, que altera também as características e preço do pneu.

As diferenças entre cada uma variam de desenhos da banda de rodagem que alteram o índice de aderência em pistas molhadas, consumo de combustível, durabilidade, emissão de ruídos, entre outros.

Antes de mais nada, você pode estar se perguntando o que é, exatamente, a banda de rodagem. Então:

O que é a banda de rodagem?

Esta é a parte da borracha do pneu que estará em contato direto com o solo. Ela que envolve o pneu, garantindo sua finalização.

Para as diferentes funcionalidades dos modelos de pneus, há diferentes tipos de banda de rodagem que podem se diferenciar tanto pelos desenhos dos sulcos, quanto pela profundidade destes.

Inclusive, são o fator de identificação de um pneu como simétrico, assimétrico ou direcional.

Agora:

O que é um pneu simétrico?

Um pneu simétrico possui os desenhos do sulco de sua banda de rodagem idênticos em ambos lados do pneu. É, também, o tipo mais comum nas operações de transporte.

Ele é mais simples, sem indicativos laterais sobre o lado correto ou flechas apontando o sentido de montagem. Isso quer dizer que não há uma posição exata, obrigatória, na hora de montá-lo.

O que é um pneu assimétrico?

Já o pneu assimétrico, pode ser identificado através de duas marcações: exterior/interior ou outside/inside, especificando qual o lado correto da montagem. Pois, ao contrário do simétrico, esse modelo possui um sentido de posicionamento.

Ele é mais usado em carros esportivos e que demandam mais potência tanto em solos molhados quanto secos. É conhecido por possuir uma tecnologia mais avançada e a banda de rodagem do pneu é mais larga.

O que é um pneu direcional?

A diferença que você vai notar entre o pneu simétrico e o direcional são os desenhos de flechas indicativas. Se o pneu as possuir, é certamente direcional.

Essas flechas, localizadas na banda de rodagem, apontam qual a direção correta em que deve ser realizada a montagem do pneu. É fundamental seguir a indicação para evitar um desgaste precoce e direção irregular.

Sua maior recomendação é para quem utiliza pistas molhadas com frequência, em regiões de muitas chuvas ou neve. Porém, também roda perfeitamente em pistas secas.

Quais as diferenças entre esses tipos de banda de rodagem?

O pneu simétrico é o mais vendido e, consequentemente, o mais barato do mercado. Possui um desgaste mais lento, pouco ruído e ótima durabilidade. Contudo, sua construção é simplificada e a tecnologia utilizada é mais antiga.

Conhecido por sua alta tecnologia, o pneu assimétrico tem uma banda de rodagem maior, o que torna ele o tipo mais seguro. Emite pouco ruído, é capaz de suportar mais peso e também possui melhor aderência em pistas molhadas. Geralmente, é encontrado em carros esportivos e não é utilizado em frotas de caminhões.

Além disso, o seu preço é superior quando comparado aos outros modelos.

Por fim, o pneu direcional é bom para enfrentar tanto o tempo seco quanto a chuva das pistas, trazendo segurança em ambas opções. Também é frequentemente visto em carros esportivos, mas possui um preço mais acessível. Sua única desvantagem é a limitação no rodízio de pneus, já que possui sentido de rotação específico.

Como se identifica os tipos de banda de rodagem?

Essa tarefa é muito simples: basta observar os seus pneus, notando se há as expressões correspondentes de cada tipo. Abaixo, especificamos melhor, confira:

PNEUS SIMÉTRICOSPNEUS ASSIMÉTRICOSPNEUS DIRECIONAIS
Ambos lados da banda de rodagem exatamente iguaisLado externo deve ser voltado aos parafusos das rodas e o lado interno voltado ao interior da suspensãoEm sua banda de rodagem há flechas indicativas que especificam o sentido de rotação
Não têm descrição de lado externo/interno e nem setas que direcionam a posição de montagemApresentam as palavras “externo/interno” ou “outside/inside” ou ainda “aussen/innen” gravadas nas laterais dos pneus como indicativos de montagemPode-se também encontrar a frase “sentido de rotação” ou “direction of rotation” gravadas.

Qual desses tipos de banda de rodagem é o melhor?

Para escolher a melhor banda de rodagem e, por consequência, o melhor pneu, é importante considerar a necessidade do seu carro e o tipo de terreno onde mais dirige. Ao analisar as vantagens e desvantagens de cada tipo, é mais fácil descobrir qual se adapta melhor ao que você precisa.

Igualmente, é indispensável contar com a ajuda de um profissional, que além de tirar todas as dúvidas, vai poder indicar o pneu ideal para o seu veículo, garantindo a melhor performance, durabilidade e muito mais segurança na hora de cair na estrada.

Leia mais sobre os tipos de pneus para caminhão clicando aqui.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.