A tecnologia no transporte ganha cada vez mais destaque no mercado, já que consegue cumprir com facilidade o seu principal objetivo: otimizar as tarefas que fazem parte da rotina da empresa de transportes.
Um dos principais conceitos é a “logística 4.0”. Uma forma de trazer e aplicar as últimas novidades tecnológicas disponíveis, que visam maior eficiência, velocidade e redução de custos nos processos operacionais.
O termo gira em torno das novas opções de gestão para um controle mais automatizado e inteligente. Quer entender a importância da tecnologia na logística? Então, conheça agora:
- O que é a logística 4.0;
- Qual a diferença da logística “tradicional”;
- Quais são as principais inovações da tecnologia no transporte;
- Qual o impacto da tecnologia no transporte;
- Como escolher ferramentas tecnológicas para a frota.
O que é a logística 4.0?
Entendemos como logística 4.0 aquela que tornou os processos das empresas de transportes integrados, eficientes e produtivos através do uso das tecnologias que surgiram e se desenvolveram na quarta revolução industrial, tais como:
- Internet das Coisas (loT);
- Machine Learning (aprendizagem automática);
- Inteligência Artificial (IA);
- Big Data;
- Computação em Nuvem;
- Sensores;
- Simuladores;
- Impressoras 3D;
- Robótica.
O principal objetivo, é estabelecer uma conexão imediata entre os diferentes setores, possibilitando fácil acesso aos procedimentos e resultados por parte dos colaboradores. Missão que, certamente, vem cumprindo com sucesso.
Qual a diferença entre a logística “tradicional” e a 4.0?
Diferente da tradicional, na logística 4.0 todas as etapas do transporte possuem soluções visando maior eficiência e produtividade. Por exemplo, o estoque é organizado e otimizado, facilitando o reconhecimento de produtos que estão presentes no armazém de forma imediata.
Possui também um centro de distribuição controlado por tecnologias que acelera o tempo que o produto chega até o seu destino, já que é muito mais rápido realizar as etapas dentro da empresa com o uso de automações inteligentes.
INFOGRÁFICO
7 Tecnologias para incluir no planejamento de gestão de sua frota
- Conheça as principais ferramentas para otimizar e padronizar os processos de sua frota.
- Aumente o controle e visibilidade de sua gestão.
- Planeje 2022 com foco em eficiência e economia.

Além disso, reduz as perdas de informações e inventários, pois tem os dados armazenados em nuvem disponíveis a qualquer momento. Além disso, não precisa de grandes arquivos para guardar documentações — já que a maioria passa a ser online.
O uso da Inteligência Artificial (IA) para encaminhar e gerar resultados também diminui as chances de erros em dados, visto que o número de informações manuscritas e impressas passam a ser quase nulas.
Quais são as principais inovações da tecnologia no transporte?
Dentre as principais, estão:
- Automação: reduz as chances de falhas humanas, aumenta a produtividade e previne fraudes.
- Inteligência Artificial (IA): cria ótimas simulações e aumenta os níveis de produtividade e serviço com sistemas inteligentes de aprendizado contínuo.
- Armazenamento em nuvem: traz maior gerenciamento e controle de informações da frota, disponíveis a qualquer hora e lugar.
- Big data: com a grande quantidade de dados que uma operação de transportes gera, o big data vem como uma forma de facilitar o controle de informações.
- Torre de controle logístico: literalmente uma central onde ficam todos os painéis de controle para visualização de dados e como estão as operações em tempo real. Agiliza as tomadas de decisões e centraliza os dados da empresa.
Qual o impacto da tecnologia no transporte?
É claro que a tecnologia na logística surge com milhares de vantagens. Por exemplo, a redução de perda dos ativos, onde os problemas nos veículos são detectados mais rapidamente e, assim, solucionados.
A otimização das rotas e o monitoramento dos veículos e cargas auxiliam em um trajeto mais seguro, reduzindo significativamente os riscos de acidentes, roubos de cargas e congestionamentos nas rodovias.
Um sistema de gerenciamento de estoque permite que não faltem peças para as manutenções, evitando que os veículos fiquem ociosos e, consequentemente, atrasando as entregas.
Por fim, a criação de eficiência com enormes chances de crescimento, entregando um trabalho de excelência com transporte de qualidade e sem danos aos produtos.
Como escolher ferramentas tecnológicas para a frota?
O primeiro passo para trazer a tecnologia no transporte para a sua empresa é analisar a estrutura da frota e se perguntar:
- Qual processo é preciso melhorar?
- Em qual setor eu desejo reduzir as chances de erros?
- Onde eu quero aplicar a redução de custos?
- Todos têm acesso imediato e facilitado aos dados e documentos dos serviços prestados?
- O cliente possui bom acompanhamento de status de entrega?
- Qual procedimento é lento quando realizado por mão de obra humana?
Para obter as respostas e escolher um sistema adequado, tenha em mãos os procedimentos realizados pela transportadora dividido em setores e os últimos resultados de entregas, observando principalmente os erros mais frequentes.
Assim, você consegue planejar a otimização de todas as áreas que se encaixarem como resposta. Faça uma lista de prioridades e inicie o processo de implementação tecnológica na rotina da sua operação.
Para conhecer as principais tecnologias disponíveis no mercado e otimizar os processos da sua frota, baixe o nosso material gratuito: “Tecnologias para incluir no seu planejamento em 2022“.