Você precisa de um software para gestão da sua frota de ônibus?

Você gostaria de melhorar a sua gestão? Confira algumas dicas e como um software para gestão de frota de ônibus pode te ajudar!
O que faz um software para gestão de frota de ônibus

Uma boa gestão de frota de ônibus é indispensável para garantir segurança e agilidade nas operações de transporte de passageiros. Nesse sentido, o que um software para gestão de frotas pode fazer por você?

Na realidade, a resposta para essa pergunta pode ser resumida em: tornar a sua vida mais fácil.

Mas agora, por quais meios isso acontece? Qual o trabalho desse software, dessa tecnologia? Como escolher um modelo para realmente alcançar uma gestão de frota de ônibus melhor?

Sem dúvidas, ainda há muitas questões girando em torno desse assunto. Até porque, os softwares para gestão de frota de ônibus ainda são relativamente novos. 

Apesar da importância de estar por dentro das novidades de seu setor, muitos gestores de frota ainda não tem total conhecimento das possibilidades que uma tecnologia pode oferecer ao seu serviço. Por esse motivo, vamos esclarecer aqui todas essas questões — e um pouco mais.

Quais os cuidados mais importantes para uma frota de ônibus?

Todos os passos de uma gestão de frota de ônibus são importantes, mas há alguns que se destacam e merecem um pouco mais de atenção. São eles:

  • fazer o planejamento adequado;
  • otimizar processos sempre que possível;
  • ter mão de obra, equipe de manutenção e motoristas qualificados.

Ou seja, antes de começar qualquer operação, você precisa de todas as informações “na ponta do lápis”. Saber o que é necessário, quais rotas serão percorridas, quem será responsável por cada tarefa, entre outras informações, é vital para um bom funcionamento dessa operação de transporte.

No mesmo sentido, sempre que possível, deve-se otimizar os processos com tecnologias disponíveis. Assim, fazendo com que as tarefas, tais como a manutenção preventiva, sejam mais rápidas e efetivas.

Para esse mesmo objetivo, também é preciso investir em uma equipe qualificada e profissional. Não se trata, necessariamente, de contratar os melhores do mercado, mas sim de treinar os seus colaboradores adequadamente.

Como fazer uma manutenção de frota?

A manutenção de cada tipo de veículo tem suas particularidades, ainda mais em se tratando de ônibus, cujos processos devem ser mais organizados e cuidadosos. Lidar com o transporte de passageiros requer mais atenção à segurança dos veículos, inclusive porque as frotas costumam contar com um grande número de veículos.

Dessa maneira, algumas tarefas para adicionar na lista de manutenção de frota de ônibus são: a programação de datas de manutenção, o investimento em tecnologias para aumento de produtividade e o treinamento da equipe.

Sem querer soar repetitivo, mas ainda retomando o assunto, as tecnologias surgiram para ajudar nos trabalhos que, de outra forma, seriam manuais. O que queremos ressaltar aqui é que você não precisa ter medo de investir, apenas lembre de fazer uma boa pesquisa antes de adquirir um software para gestão de frota de ônibus.

Como funciona um software de gestão de frota de ônibus?

Há, hoje, diferentes tecnologias disponíveis para auxiliar em uma gestão e/ou manutenção de frota. Desde softwares super completos para administrar toda a operação até tecnologias mais específicas, para lidar com problemas pontuais.

Cada um funciona de acordo com uma proposta. Por isso, é crucial que seja feita uma pesquisa para ver qual modelo irá se adaptar melhor às necessidades da empresa. Se existe, por exemplo, uma procura para auxílio na gestão completa (planejamento, financeiro, documentações, etc.), deve-se procurar um sistema que inclua todos os aspectos.

Por outro lado, se existir apenas algumas necessidades específicas, pode-se procurar por sistemas que tratam unicamente dessa necessidade. Além de serem, costumeiramente, mais acessíveis, você vai ter apenas o que precisa, ser ficar com funções desativadas no meio do caminho.

Checklist eletrônico: o sistema para auxílio de manutenções

Enquanto estamos falando de tecnologia, não podemos deixar de dar atenção ao produto que o Prolog App oferece. Este é o checklist eletrônico.

De modo geral, o checklist pode ser feito em papel, em planilha do excel ou com um sistema eletrônico (acessível em tablets, celulares e, até mesmo, computadores). Assim, podendo ser ou uma lista simples para uso do dia-a-dia ou uma lista mais completa para viagens longas.

Em cada uma delas, encontramos informações como: 

  • modelo do veículo;
  • placa;
  • checagem de freios;
  • óleo do motor;
  • estado dos pneus;
  • lanternas dianteiras e traseiras;
  • estado e funcionalidade dos bancos de motorista e passageiros;
  • nível de combustível;
  • etc.

Em adição, é importante adicionar uma parte para conferir todos os documentos do veículo.

Mas claro, elas são totalmente personalizáveis de acordo com as necessidades de cada empresa e, mesmo, de cada operação de transporte.

Quando há algum problema com o veículo, a partir do checklist para ônibus, fotos são incluídas (em tempo real) para mostrar qual é esse “erro” que precisa ser corrigido — assim, quando for para a parte de correção, a equipe já sabe exatamente o que e onde trabalhar.

Com a solução Prolog, isto é, um dos melhores software para gestão de frota de ônibus no mercado, o seu trabalho será muito mais completo, ágil e produtivo. Confira TUDO sobre o produto aqui!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.