Os processos de uma operação de transportes podem ser muito mais simples e rápidos com a ajuda da tecnologia: um sistema para transportadoras.
Existem hoje diversos modelos e diferentes recursos e funcionalidades para cada necessidade que a empresa de transportes tiver.
Por isso, pode se tornar uma tarefa complicada entender qual a melhor escolha para a transportadora. Pensando nisso, separamos hoje algumas informações que vão funcionar como um guia para você.
Confira a seguir mais sobre: o que é um sistema para empresa de transporte de carga, como escolher um software e quais as opções disponíveis no mercado.
O que é um sistema para transportadoras?
Este é uma tecnologia voltada para dar maior controle no gerenciamento das operações de transporte de uma empresa, seja esta uma transportadora ou um negócio com frota própria. Normalmente, os processos incluem todos os setores, desde o administrativo até o operacional.
Além disso, esse tipo de plataforma pode ser utilizada tanto para o transporte de cargas quanto de passageiros.
De maneira geral, é um facilitador de gestão de frotas. Ou seja, possibilita ter uma visão maior sobre os processos que acontecem nela. Igualmente, permitindo:
- maior controle de custos;
- diminuição de erros;
- aumento de produtividade;
- integração com outras tecnologias (monitoramento, rastreamento, etc.).
Como escolher um software?
Antes de começar a pesquisar as opções de sistema para transportadoras no mercado, tem que pensar nas próprias necessidades. Que você precisa de eficiência, produtividade e economia já é óbvio. Mas, o que mais?
INFOGRÁFICO6 Tecnologias para incluir no planejamento de gestão de sua frota
- Conheça as principais ferramentas para otimizar e padronizar os processos de sua frota.
- Aumente o controle e visibilidade de sua gestão.
- Planeje 2022 com foco em eficiência e economia.

É preciso entender, principalmente, as necessidades e orçamento da frota no momento.
Assim, algumas perguntas que devem ser respondidas para escolher o software do seu negócio incluem:
- Qual a necessidade da empresa?
- Qual a capacidade de integração com outros software?
- Como são as atualizações e suporte?
- Como é a interface e o funcionamento?
Após obter as respostas, você pode passar para o próximo passo. Nesse caso, entender quais são os tipos de software voltados para a área da logística.
Quais são as opções de sistema para transportadoras?
Gerenciamento de transporte (TMS)
Esse sistema é focado no controle de deslocamento de cargas. Para isso, o software conta com funções de otimização de rotas e realização de auditorias de frete.
De forma geral, ele centraliza os processos básicos de uma operação de transporte. Assim, auxiliando no controle financeiro da empresa, dando maior visibilidade da cadeia de transporte e permitindo a análise de alguns KPIs.
Planejamento de recursos (ERP)
Também conhecido por Sistema Integrado de Gestão Empresarial, esse tipo de plataforma é ideal para gerenciar e integrar diferentes setores da empresa.
Então, além de realizar o controle que um TSM proporciona, você também encontra funcionalidades para cadastro de clientes e fornecedores, assim como dados de cobrança e gestão de estoque.
Mais do que isso, por ser um sistema integrado, ele possibilita que mais tecnologias sejam contratadas pela transportadora e utilizadas com uma comunicação entre plataformas, sem perda de dados e informações.
Gerenciamento de armazém (WMS)
Dependendo do fornecedor do sistema para transportadoras que você escolher, o WMS pode até mesmo estar dentro do ERP.
Contudo, se esse não for o caso, uma plataforma para gerenciamento de armazém será um meio de controlar melhor as operações dentro do armazém. Isto é, basicamente, um meio para realizar a gestão e movimentação de estoque antes do transporte de fato.
Outros software para transportadoras
Esses três são alguns dos mais falados, mas há muitos outros sistemas e tecnologias “complementares”.
Por exemplo, a telemetria é uma tecnologia muito utilizada hoje para realizar o monitoramento e rastreamento das cargas. Desse modo, aumentando a segurança do transporte.
Nesse sentido, encontramos ainda sistemas para roteirização e monitoramento de entregas.
Já uma solução de gestão de pneus é outro modelo de software para transportadoras. Com um desses, é possível fazer todo o controle dos pneus dos veículos da frota, analisando dados e trazendo mais economia para a frota.
Para entender melhor como um sistema de Gestão de Pneus funciona e seus benefícios, CONHEÇA O PROLOG APP.