O que é preciso para garantir a segurança da informação na logística

A segurança da informação na logística pode ter pouco investimento nas empresas de transporte, mas você precisa dar mais atenção à questão.
Como garantir a segurança da informação na logística.

O uso de novas tecnologias tornou-se uma parte importante das operações de transporte. No entanto, com o crescimento deste uso, precisamos estar cientes também da importância da segurança da informação na logística.

Desde o uso de drones para entregas, rastreamento por meio de etiquetas RFID, checklist eletrônico, controle de abastecimento de combustível, entre outros, são exemplos de ferramentas que melhoram a eficiência e a produtividade de uma operação. Porém, também representam um risco para violações de privacidade e dados.

Apesar de revolucionar o setor, tornando-o mais eficiente e rápido, com os benefícios vêm certos riscos que precisam ser considerados ao garantir a segurança da informação na logística.

O que é segurança da informação na logística?

A segurança da informação em logística é a proteção de informações e sistemas digitais na cadeia de suprimentos. É o conjunto de esforços e diferentes ações para prevenir que sejam perdidos ou atacados os dados da empresa.

Isso inclui todas as categorias de dados, desde as informações internas, sobre processos, veículos e funcionários, até os cadastros de clientes e fornecedores armazenados no sistema da transportadora.

Como as empresas podem proteger seus dados?

Uma ação fundamental que as empresas devem realizar é a criação de um plano para lidar com os ataques cibernéticos, incluindo quem será responsável por responder e quais medidas serão tomadas. Além do mais, todos os funcionários precisam ser instruídos sobre como se proteger no meio digital, sabendo identificar e-mails ou sites suspeitos.

Há alguns anos, os malwares poderiam ser suficientes, mas hoje a tecnologia já está muito difundida e vemos gigantes do mercado sofrendo ataques. Portanto, é preciso ter atenção e dedicação nesse quesito. 

Para começar, a empresa deve focar na divulgação das medidas para sua equipe. A implementação de novas medidas, esforços e procedimentos deve sempre iniciar internamente.

Você pode, se houver recursos para tal, criar um setor de TI na sua gestão de frota ou contratar uma agente especializada no assunto.

Um erro comum cometido na segurança da informação na logística é a falta de um sistema de backup. É preciso que você determine os dados que devem ser salvos, de quanto em quanto tempo realizar as cópias e onde ficarão salvas com segurança.

O que são as violações da segurança na logística?

Violações de segurança da informação podem ocorrer quando os dados são acessados ou roubados por indivíduos não autorizados. Isso pode acontecer por meio de hackers, ataques de malware ou simplesmente roubando dispositivos físicos que contêm dados confidenciais. 

Outro risco é a perda de dados por mau funcionamento de um dispositivo. Às vezes, uma simples queda de energia pode gerar a falha de um computador e prejudicar os dados que estavam salvos neste.

Por isso, é importante ter medidas em vigor para evitar que você perca completamente seus históricos ou que os dados caiam em mãos erradas.

Afinal, quando esses dados são comprometidos, podem resultar em perdas financeiras, perda da confiança do cliente e até multas regulatórias.

As organizações precisam estar cientes dos riscos associados ao uso de tecnologia na logística e tomar medidas para se proteger desses riscos. Então:

Como garantir a segurança da informação na logística?

Seja com a implementação de políticas e procedimentos sólidos de segurança da informação, treinamento de funcionários sobre como proteger dados confidenciais ou usar a própria tecnologia de criptografia para proteger os dados contra acessos não autorizados.

Contra algumas das ameaças, as transportadoras podem ainda contar com firewalls e software antivírus modernos. Além disso, o uso da nuvem é uma tendência na logística e o motivo é claro: mesmo se perder um dispositivo por falha técnica, seus dados ficam a salvo e armazenados para acessar de outros locais.

Ao tomar essas precauções, as organizações podem ajudar a reduzir o risco de violações de segurança da informação na logística e proteger seus interesses comerciais.

Reservar um tempo para planejar e executar adequadamente uma estratégia de segurança pode ajudar a evitar violações de dados e outros ataques dispendiosos. As principais etapas incluem:

  1. Realização de uma avaliação de risco, ajudando a identificar possíveis vulnerabilidades e determinar quais áreas precisam de mais proteção.
  2. Estabelecimento de políticas e procedimentos adaptados às necessidades específicas da sua empresa, e todos na organização devem estar familiarizados com eles.
  3. Implantação de soluções de segurança adequadas pode incluir firewalls, software de criptografia, programas antivírus, etc.
  4. Testagem regular de sistemas, verificando os pontos fracos e realizando testes de invasão cibernética, você pode detectar todas as vulnerabilidades antes que elas sejam exploradas por pessoas mal-intencionadas.

Quais os procedimentos da segurança de informação na logística?

De acordo com a International Organization for Standardization (ISO), existem cinco áreas principais de segurança da informação para logística: controle de acesso, integridade, autenticação, confidencialidade e não repúdio.

Para proteger dados e sistemas contra acesso não autorizado, as empresas precisam implementar medidas de segurança rigorosas, como IDs de usuário e senhas, firewalls e sistemas de detecção de intrusão.

Os dados também devem ser regularmente copiados e monitorados para que qualquer atividade incomum possa ser tratada imediatamente.

O uso crescente de dispositivos móveis e soluções de armazenamento baseadas em nuvem facilitou para os funcionários acessarem os dados da empresa de qualquer lugar e a qualquer momento — outro risco que deve ser considerado e planejado para aumentar a segurança digital da sua empresa.

Como resultado, as empresas precisam garantir que seus protocolos de segurança estejam atualizados e que os funcionários sejam devidamente treinados sobre como usar essas tecnologias com segurança.

Agora que você já conhece a importância de ter uma estratégia para segurança da informação na logística, confira as principais tecnologias para incluir na sua frota:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.