Como calcular o salário de um gestor de frotas

Tudo que é considerado no salário de um gestor de frota e qual a maneira mais justa de determinar esse valor está aqui.
qual o salário de gestor de frota?

O que incluir no cálculo para o salário do gestor de frota? Qual é o ganho mensal médio para esse cargo?

Essa é uma dúvida até bastante comum, mas não se fala muito em valores. Por que será isso? A resposta é simples: existem fatores além das funções realizadas que influenciam no ganho mensal de um gestor de frotas.

Por exemplo, onde fica a transportadora? Dependendo do estado, o valor pode ser maior ou menor por questões de demanda da região. Outro fator: qual é a experiência da pessoa se candidatando ao cargo? Na maioria dos casos, quanto maior a experiência, maior a proposta de recebimento.

Para entender mais a fundo o que está incluso no salário de um gestor de frotas, continue lendo.

O que faz o gestor de frotas?

O trabalho do gestor envolve muitas tarefas, desde fazer o planejamento estratégico para a frota até estabelecer metas e levantar resultados.

Ele precisa ainda administrar receitas e custos de inspeção, acompanhar indicadores de desempenho, e criar planos de otimização para os processos e operações da frota. 

Por conta da complexidade de muitas tarefas e por algumas delas envolverem processos burocráticos, muitos dos gestores possuem formação superior ou técnica em administração para empresas.

Além disso, o gerente de frota deve estar sempre estudando e se atualizando para poder levar as melhores soluções à sua frota.

Qual a importância dessa função?

Pelas tarefas que ele fica responsável, você já consegue perceber que essa posição é de extrema importância. Inclusive, o gestor é responsável também por estar sempre em contato com os demais colaboradores dentro da transportadora.

Os responsáveis pelo financeiro da empresa, por exemplo. Assim como os responsáveis pelas manutenções de veículos e os motoristas.

Mais que isso, tarefas que determinam a sobrevivência da frota e seus veículos também são responsabilidade do gestor. Quer saber quais são elas?

Podemos mencionar: elaboração de rotas para viagens, seleção e compra de veículos modernos e econômicos, controle da gestão de pneus, criação de cronogramas para manutenção preventiva, e assim vai.

Quem contrata um gestor de frotas?

Normalmente, empresas que trabalham com transporte rodoviário de cargas ou passageiros. Há outros tipos de transporte que, igualmente, procuram por pessoas qualificadas para essa função, mas que podem exigir conhecimentos diferentes. 

Afinal, uma empresa que fornece viagens aéreas tem conhecimentos e necessidades diferentes de empresas que realizam o transporte com caminhões. Entende a lógica?

De qualquer maneira, é muito mais comum encontrar vagas para o setor de transporte rodoviário de cargas. Apesar disso, no último ano, o número de contratações na área diminuiu em comparação com o ano anterior (2019). Pelo menos, as contratações formalizadas, com CLT.

O que vai ajudar a determinar o salário de um gestor de frotas?

Além de todas as funções que acabam estabelecendo um valor base para o salário do gestor de frotas, outros fatores “externos” podem influenciar nos ganhos.

Como já falamos lá no começo, o estado em que você atua vai ter impacto nos valores e a sua experiência e formação na área também. Em adição, o porte da empresa é um quesito importante. Quanto maior a empresa, melhor o valor que eles podem oferecer. 

Por esse motivo, fica complicado determinar um valor exato para apresentar aqui.

Existe um acordo entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Frota e sindicatos patronais para que o piso salarial em 2021 para gestores de frota seja de R $3.853,00 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana em todo o Brasil.

Ainda assim, o salário de um gestor de frota pode ser determinado pelo valor do salário mínimo estabelecido no Brasil no momento ou até por um piso salarial mínimo regionalizado.

Podemos te ajudar com mais alguma coisa? Para entender ainda melhor o cargo de gestor de frotas, faça o download gratuito do nosso ebook: 

GUIA DA GESTÃO DE FROTAS: TORNANDO A SUA OPERAÇÃO MAIS EFICIENTE

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.