Prolog App - Gestão de Pneus

Mais economia em pneus e combustível para a sua frota em uma única solução

Principais maneiras de reduzir o consumo de combustível da frota

Confira ações para reduzir o consumo de combustível na sua frota e gerar resultados mais positivos em sua operação de transporte.
A gestão de pneus ajuda a reduzir o consumo de combustível.

Conhecer todos os processos de uma frota é essencial para buscar as melhores soluções que ajudem a reduzir o consumo de combustível de uma operação.

Por isso, quem fica responsável por realizar os planejamentos e soluções dessa etapa é o gestor de frotas, que tem o conhecimento necessário. Dentre suas tarefas, ele precisa estar acompanhando as inspeções da frota, serviços de manutenção, condições dos pneus, e assim por diante.

No caso do consumo de combustível, trata-se de um dos maiores custos nas operações de transporte e um dos mais complicados de controlar. Isso, pois existem diversos fatores ligados a ele, como as alterações em preço, condições das estradas e estilo de condução.

Veja em mais detalhes:

O que mais influencia no consumo de combustível da frota?

Há diferentes fatores que podem aumentar o consumo de combustível de um veículo da frota, como: qualidade do combustível, problemas na estrutura do veículo e pneus mal calibrados.

Por isso, implementar processos de manutenção preventiva, para realizar a inspeção dos veículos é tão importante. Ao identificar que existe uma irregularidade, você entende o que ela é, o que a causa e como resolvê-la. 

Entenda em mais detalhes:

Explicação dos principais motivos que aumentam consumo de combustível.

Qualidade do combustível

Um combustível de qualidade não gera problemas ao veículo. 

Se estiver enfrentando situações como um motor superaquecido, perdendo eficiência, apresentando ferrugem, desgaste, ou outros tipos de problemas, pode desconfiar do combustível que está sendo abastecido.

Outro problema que ajuda a identificar se o combustível é ruim é o aumento no consumo por rota. Ao identificar um aumento sem motivos claros, quando o veículo não apresenta falhas e o motorista segue uma conduta apropriada de direção, também pode desconfiar do combustível.

Além disso, preços muito abaixo em um posto de abastecimento pode ser um indicativo de combustível adulterado. Por isso, uma maneira de evitar um abastecimento incorreto é ir apenas a postos com bandeiras conhecidas.

Problemas na estrutura do veículo

O veículo tem diversos componentes que trabalham em conjunto para funcionar adequadamente. Portanto, quebras ou falhas em uma única peça pode acarretar em outras partes danificadas.

Inclusive, os problemas na estrutura do veículo funcionam com um efeito “bola de neve”. 

Por exemplo: a falta de balanceamento causa desgaste nos pneus que, por consequência, aumenta o esforço do motor para o veículo se movimentar e acaba gerando maior consumo de combustível.

Evitar os problemas na estrutura e reduzir o consumo de combustível passam pela rotina de manutenção preventiva, realizando a inspeção regular dos veículos e realizando serviços preventivos sempre que necessário.

Pneus mal calibrados

Comparação de danos por mal calibragem dos pneus.

Manter uma calibragem correta dos pneus não é uma ação tão óbvia para os gestores na missão de reduzir consumo de combustível na frota. Mas, é um fato comprovado, se os pneus estão com pressão acima ou abaixo do recomendado, podem sofrer desgastes e fazer o motor realizar um esforço maior, gerando o aumento no consumo.

Para manter os pneus na pressão correta, a gestão dos ativos da frota é a solução, realizando o controle e a administração dos pneus em vista de diminuir os custos com manutenção e troca dos mesmos.

O que fazer para reduzir consumo de combustível na sua frota

Gestão de pneus

Para você entender ainda melhor a conexão entre a gestão de pneus e o consumo de combustível, o ponto que liga ambos fatores é a aferição de pressão dos pneus. 

Quando calibrados com pressão inferior a recomendada, os pneus têm um acréscimo na sua força de arrasto. Ou seja, o motor precisa trabalhar mais para fazer com que o veículo realize a movimentação necessária. 

Através da realização de aferição de pressão dos pneus, é possível criar um histórico de informações e definir padrões.

Com essas informações em mãos, você identifica e previne possíveis irregularidades. Assim, dando tempo de corrigir os problemas e evitando que o desempenho do veículo e do pneu sejam prejudicados.

Gestão de abastecimento

A gestão de abastecimento da frota é uma área fundamental atualmente. 

Com ela, são implementados processos que auxiliam a reduzir o consumo de combustível, tanto através de ações de conscientização sobre o que causa o aumento quanto por meio do controle de valores abastecidos e quilometragem rodada. 

Planejamento de rotas

Detalhamento de melhores rotas para uma entrega.

Escolher os caminhos mais curtos nem sempre é a melhor estratégia, é preciso considerar o tráfego, as condições da estrada, se há obras acontecendo, etc. Cada detalhe é importante e é preciso atualizar as rotas a cada viagem.

Você pode ainda utilizar roteirizadores tecnológicos para auxiliar na comparação de diferentes rotas e seleção de qual possui o melhor custo benefício para a operação.

Peso de carga nos veículos

Conheça qual a capacidade máxima de cada veículo e não ultrapasse os limites. Assim, o motor não vai precisar trabalhar além de sua capacidade para conseguir atingir a velocidade necessária. Dessa forma, você também evita riscos de multas e perda de caminhões por mau uso.

Orientar os motoristas e garantir que eles saibam a maneira correta de lidar com os caminhões da frota também é importante para evitar o desperdício de combustível. Até mesmo a conscientização sobre o uso de ar-condicionado pode ajudar a reduzir os custos da frota.

Tecnologias logísticas

Os softwares para auxiliar a reduzir o consumo de combustível de uma frota de caminhões devem ser avaliados conforme as necessidades da sua operação. 

Se o maior problema enfrentado é relacionado aos pneus, utilize o sistema de gestão de pneus. Caso o problema tenha relação com a manutenção, um sistema de gestão de manutenção e checklist eletrônico são o caminho ideal.

Caso identifique que o combustível é a maior dor que enfrenta, um sistema voltado para controle de abastecimentos é uma ótima opção.


Confira mais sobre economia de combustível baixando o nosso material gratuito sobre o assunto.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.