Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

6 meios de gerar a redução de custos em manutenção de frota

Conheça as principais maneiras de alcançar a redução de custos em manutenção de frota para aplicar em suas operações.
Entenda como obter a redução de custos em manutenção da frota.

A redução de custos em manutenção de frota é uma meta amplamente buscada, uma vez que a economia é um objetivo fundamental em quase todas as operações de transporte.

Isso se deve tanto aos custos substanciais envolvidos em várias áreas dessa operação, desde o consumo de combustível até os gastos com manutenção veicular, quanto à negligência dos gestores em aplicar processos de manutenção preventiva.

Para uma compreensão mais aprofundada dessas questões, confira a seguir as ações que você deve implementar para alcançar a redução de custos na manutenção de sua frota:

Implementar diferentes tipos de manutenção

Existem três tipos principais de manutenção na gestão de frotas de caminhões: a preventiva, preditiva e corretiva. Embora novos modelos e métodos estejam surgindo neste setor, estes ainda permanecem como os principais.

O que torna o custo de manutenção das frotas elevado é, principalmente, a dependência excessiva da manutenção corretiva. 

Em muitas operações, ainda persiste uma falta de conhecimento do processo e a ausência de compreensão de que as manutenções preventivas são fundamentais para evitar a paralisação dos veículos.

Um veículo parado representa uma das maiores perdas para a frota, pois demanda um serviço mais demorado e custoso, além de ficar indisponível para realizar as operações necessárias, potencialmente causando atrasos nas entregas.

A manutenção corretiva é crucial para a frota, mas deve ser realizada de forma programada e planejada, sem surpresas indesejadas.

KIT
Checklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Para tornar isso possível e melhorar a gestão de custos da empresa, é essencial implementar os diferentes tipos de manutenção, estabelecendo atividades de inspeção veicular e monitoramento das condições de cada veículo.

Conhecer as rotinas e processos de gestão de manutenção

Para implementar com sucesso os diferentes tipos de manutenção e estabelecer rotinas mais produtivas visando a redução de custos em manutenção de frota, é fundamental ter um conhecimento completo das rotinas e processos envolvidos na gestão de manutenção.

Isso implica em compreender quais são as atividades necessárias, qual a frequência com que devem ser realizadas, quem são os responsáveis por cada tarefa, quais ferramentas devem ser utilizadas, e muitos outros detalhes.

Além disso, à medida que essas tarefas são executadas, é importante avaliar o tempo necessário para cada uma delas e buscar constantemente maneiras de simplificar e otimizar essas atividades.

Calcular os custos de manutenção e acompanhar indicadores

Conhecer os custos de manutenção é o primeiro passo para identificar que eles estão elevados. É essencial nunca deixar de registrar todas as despesas, desde os valores de inspeção até os custos de reparos e substituição de peças.

Além disso, é importante organizar esses custos com descrições adequadas, o que facilitará a compreensão dos principais e ajudará a determinar a solução mais adequada a otimização de gastos em cada situação.

Outro aspecto fundamental para compreender e alcançar a redução de custos em manutenção de frota é acompanhar indicadores-chave de desempenho (KPIs) específicos para essa área.

Alguns dos principais indicadores de manutenção incluem: 

  • Tempo Médio entre Falhas (MTBF): indica o tempo médio entre um reparo até o próximo de um produto, equipamento ou, nesse caso, de um 
  • Disponibilidade dos veículos: identifica a quantidade de veículos em condições de atender às demandas de entrega e transporte da frota.
  • Ociosidade da frota: avalia a quantidade de veículos parados na frota, quantos estão realizando deslocamentos sem carga e identifica o motivo dessas ocorrências.
  • Custo de Manutenção sobre Faturamento (CMF): expressa o valor dos custos de manutenção em relação ao faturamento da empresa, indicando quais veículos possuem custos excessivos nessa área.
  • Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição (CPMV): avalia os custos de manutenção de um veículo em relação ao seu custo de aquisição para determinar se vale a pena manter o ativo ou renová-lo.
  • Entre outros.

Manter um histórico de manutenções atualizado

Para acompanhar os indicadores e controlar os custos da frota de maneira eficaz, é fundamental manter um histórico de manutenções detalhado. Esse registro inclui todos os serviços de manutenção realizados, informações sobre o veículo, custos dos serviços e muito mais.

O histórico de manutenções não apenas simplifica a recuperação de dados para análises detalhadas de veículos individualmente, mas também fornece uma visão geral da manutenção em toda a operação.

Além disso, é uma ferramenta valiosa para determinar se os veículos que apresentaram falhas inesperadas seguiram os processos adequados ou se a manutenção preventiva foi negligenciada. 

Manter esse registro atualizado é essencial para uma gestão de frota eficiente.

Realizar a análise de falhas

A análise ou diagnóstico de falhas parte do princípio de antecipação de problemas na frota de veículos. Esta prática está diretamente ligada ao histórico de registros detalhados e à implementação de processos eficazes, uma vez que é baseada em dados concretos.

A partir disso, você consegue determinar as medidas corretivas necessárias. Se, por exemplo, for identificado um grande número de problemas no sistema elétrico dos veículos, isso pode levar a um aumento na frequência das inspeções relacionadas a esse aspecto.

Da mesma forma, se houver um padrão consistente de falhas associado a um motorista específico, isso pode desencadear uma abordagem mais direta, incluindo a possibilidade de treinamento adicional para promover práticas mais adequadas. 

A análise de falhas é, portanto, uma ferramenta que mantém o funcionamento da frota confiável e eficiente, além de contribuir para a economia na manutenção.

Realizar treinamentos periódicos 

Para uma efetiva redução de custos em manutenção de frota, é necessário que todos os colaboradores estejam cientes de três coisas: 1) suas responsabilidades individuais, 2) a importância de seus papéis na gestão da frota e 3) como executar as atividades de manutenção da frota de maneira adequada.

Portanto, você deve promover treinamentos e capacitações contínuas para toda a equipe, com ênfase nos motoristas, que desempenham um papel central na manutenção dos veículos da frota.

Afinal, o comportamento de direção deles influencia diretamente o estado dos veículos, além de serem responsáveis por realizar inspeções e abrir chamados e ordens de serviço quando necessário. 

Isso garante que o processo seja realizado de maneira correta e preventiva, contribuindo para a redução de custos de manutenção a longo prazo.

Utilizar tecnologias de coleta e análise de dados

Os dados desempenham um papel crucial na gestão de frotas e, naturalmente, na área de manutenção. A utilização de sistemas e ferramentas tecnológicas para a gestão da manutenção preventiva é essencial. 

Da mesma forma, a adoção da manutenção preditiva oferece recursos avançados para a coleta e análise de informações dos veículos.

A automação na gestão de manutenção é uma tendência que não apenas agiliza os processos, mas também contribui significativamente para alcançar o objetivo principal: a redução de custos na manutenção da frota.

E aí, está pronto para começar a implementar um sistema de gestão de manutenção eficaz em sua frota e gerar mais economia? Agende uma demonstração gratuita com a Prolog.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.