Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

Inovações no gerenciamento de transporte: conheça os sistemas utilizados

Descubra qual sistema é utilizado no gerenciamento de transporte e entenda como ele pode atender às demandas de suas operações.
Entenda qual sistema utilizado no gerenciamento de transportes para a sua frota.

Entender qual sistema é utilizado no gerenciamento de transporte ajuda a planejar e organizar melhor a gestão das operações de sua frota.

Para isso, é fundamental ter conhecimento das necessidades específicas da sua empresa. Isso é o que permitirá a compreensão de como as soluções de logística para transporte

podem ou não atender àquilo que você precisa.

Seja para otimizar rotas, gerenciar custos de manutenção ou melhorar a comunicação entre motoristas e a central, adquirir um sistema para gerenciar as operações de transporte deve ser uma decisão estratégica.

Confira a seguir:

Qual sistema é utilizado no gerenciamento de transporte?

Um dos principais sistemas utilizados é o TMS, Sistema de Gerenciamento de Transporte. Ele pode ser utilizado para diversas finalidades, como controlar as operações, registrar taxas e tarifas do transporte, rastrear cargas e visualizar faturamento, entre outras.

Porém, quando se trata de identificar qual sistema é utilizado no gerenciamento de transporte de cada empresa, a resposta varia de acordo com as necessidades específicas e a complexidade de cada operação de frota.

Como funciona o sistema de gerenciamento de transportes?

Um sistema de gerenciamento de transportes (TMS) funciona na coordenação e otimização das atividades de transporte dentro de uma empresa.

KIT
Ferramentas para a gestão de frotas

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Sua principal função é facilitar e automatizar os processos, tornando a gestão de transporte mais eficiente e menos suscetível à erros humanos.

Esse sistemas de controle de transporte pode contemplar diversas funcionalidades, cada uma projetada para atender a diferentes aspectos da cadeia logística:

  • Planejamento e otimização de rotas: o sistema ajuda a selecionar as rotas mais eficientes, economizando tempo e combustível.
  • Gerenciamento de cargas e pedidos: o TMS permite o acompanhamento de cargas e a gestão de pedidos.
  • Rastreamento em tempo real: uma das possibilidades oferecidas por esse tipo de plataforma é a visibilidade completa sobre o status e a localização dos veículos.
  • Controle de custos de transporte: uma das principais vantagens do TMS é monitorar e analisar os custos operacionais, ajudando na redução de despesas.
  • Relatórios e análises: o sistema gera dados analíticos que auxiliam na tomada de decisões estratégicas.
  • Integração com outros sistemas: mesmo que o TMS não atenda totalmente às necessidades da frota, ele permite a comunicação com outros sistemas de gestão empresarial para uma visão unificada das operações.

Benefícios do sistema de gerenciamento de transporte

Redução de custos operacionais

O TMS, como outras tecnologias para gerenciamento de frotas, pode gerar economia em diferentes frentes, conforme o que for utilizado em suas operações.

Uma das possibilidades é através da otimização de rotas, que diminui o consumo de combustível e reduz o desgaste dos veículos.

Também é possível minimizar as despesas com manutenção ao identificar a necessidade de reparos, evitando custos maiores com manutenções corretivas.

Além disso, a eficiência na gestão de cargas e a redução de erros operacionais contribuem para a diminuição de gastos desnecessários, resultando em uma operação mais econômica e rentável.

Maior eficiência e produtividade

Ao automatizar tarefas como planejamento de rotas, agendamento de entregas e rastreamento de veículos, o TMS permite que os gestores se concentrem em aspectos estratégicos do negócio.

Isso resulta em tempos de entrega mais rápidos, melhor utilização da frota e otimização dos recursos humanos.

Com um fluxo de trabalho mais eficiente, os funcionários podem realizar suas tarefas com maior precisão e em menos tempo, aumentando a produtividade da empresa.

Aumento na satisfação dos clientes

Com entregas mais rápidas e precisas, redução no tempo de resposta e melhoria na comunicação, os clientes se beneficiam de um serviço mais confiável e de alta qualidade.

Além disso, a capacidade de oferecer informações em tempo real sobre o status das entregas aumenta a transparência e fortalece a confiança do cliente na empresa.

Que outras tecnologias podem ser utilizadas nas operações de transporte?

Sistema de gerenciamento de armazém

O Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) é uma tecnologia que foca na eficiência do armazenamento e movimentação de mercadorias.

Essa solução otimiza processos como o recebimento, armazenamento, seleção e expedição de produtos, garantindo que os itens certos sejam armazenados adequadamente e despachados de forma eficiente.

O WMS oferece visibilidade em tempo real do inventário, minimiza erros, melhora a precisão do pedido e otimiza o uso do espaço no armazém. Integrado ao sistema de transporte, ele assegura uma cadeia de suprimentos mais coesa e eficiente.

ERP ou sistema integrados de gestão

Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) ou sistemas integrados de gestão, são fundamentais para o gerenciamento de várias operações de negócios, incluindo transporte.

Eles integram várias funções de negócios, como finanças, recursos humanos, vendas e logística, em um único sistema, proporcionando uma visão unificada e facilitando a tomada de decisões.

Sistemas específicos de gestão de frotas

Os sistemas específicos de gestão de frotas podem ser para diversas finalidades, como gestão de manutenção, gestão de pneus ou roteirização, entre outras opções.

Esse tipo de ferramenta vem se tornando cada vez mais comum nas operações, pois trazem uma visão mais completa das áreas específicas da frota e maior eficiência nas atividades de transporte.

Além disso, a integração com outras tecnologias e software de gestão de transporte

e logística também possibilita uma gestão mais abrangente e estratégica.

Está pronto para transformar a gestão de transporte da sua empresa com soluções eficientes e inovadoras? Entenda como as soluções Prolog podem contribuir em seus objetivos. Conheça agora e agende a sua demonstração gratuita.

Autor

Jade Zart

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.