Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Qual a importância do checklist na manutenção de frotas?

Para entender qual a importância do checklist, você também precisa saber qual é o papel dele na gestão de manutenção de frotas. Leia agora.
Descobrir falhas nos veículos está dentro as explicações da importância do checklist.

Todo gestor de frotas e/ou manutenção precisa aplicar o checklist de veículos em sua operação de transportes. Caso você ainda não saiba para que serve e qual a importância do checklist, este post é para você.

Tanto no transporte de passageiros, quanto de cargas, os cuidados com os veículos da frota são essenciais. Sendo a manutenção destes uma parte importante para garantir viagens mais seguras e evitar a ocorrência de problemas.

A atenção com os ônibus costuma ser maior, pois este tipo de veículo têm suas particularidades de estrutura e funcionamento. Ao mesmo tempo, quando falamos de caminhões, também há diversas marcas e modelos que podem possuir diferenças entre si.

Ou seja, aqui já estamos falando que parte da importância do checklist é identificar essas diferenças, sendo necessário diferentes modelos para utilizar em cada inspeção da frota.

A seguir, você confere:

Qual a importância do checklist?

Qual a importância do checklist para frotas?

O checklist de veículos tem sua importância resumida na praticidade de listar os componentes que devem ser inspecionados antes de partir para uma nova viagem. Além de ser a melhor ferramenta para coletar dados que identificam os principais problemas que ocorrem na frota.

Isto possibilita que veículos com itens críticos, que poderiam causar um acidente ou outra consequência grave, sejam retidos e tenham o problema corrigido antes de ser liberado para rodar novamente.

KIT
Cheklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Da mesma forma, ações preventivas, como o alinhamento de um caminhão, conseguem ser realizadas. Algo que contribui para a redução de custos operacionais, aumento da durabilidade do veículo e segurança nas operações de transporte.

Você consegue ainda controlar melhor os veículos e os responsáveis por cada ocorrência, visto que o nome de cada motorista deve constar nos checklists realizados antes e após uma rota.

Quando usar o checklist de veículos?

Sempre que uma inspeção de frota for necessária, deve acontecer através de um checklist.

Desta maneira, você pode ter diversos modelos de checklist na operação, indo desde a inspeção diária de veículo até um checklist mais completo, para realização semestral ou mesmo anual. 

As listas de inspeção também podem ser diferenciadas pela parte do veículo que abordam, como a elétrica e mecânica.

Vale lembrar que o checklist é uma ferramenta que deve estar presente na rotina de manutenção preventiva da frota. Então, se você ainda não tem uma gestão de manutenção definida, comece a planejar para ontem.

O que é a manutenção preventiva de frotas?

A manutenção de uma frota pode ser tanto preventiva quanto corretiva. No primeiro caso, ela tem o objetivo de antecipar o acontecimento de algum problema, o identificando e tomando as medidas necessárias para evitar que o veículo fique parado.

No segundo caso, a manutenção corretiva apenas acontece quando o veículo já quebrou ou teve algum de seus componentes danificado com certo nível de gravidade, impedindo que parta para uma viagem.

De maneira geral, aplicar uma correção tem custos maiores do que realizar a rotina preventiva — de até 40%. 

Por isso, muitos gestores hoje buscam implementar métodos melhores em sua frota, para ter o controle dos itens que devem ser inspecionados, com qual frequência devem ser verificados e qual a maneira mais produtiva de realizar estas tarefas.

Qual a importância da manutenção de frotas?

Seja frota de caminhões ou frota de ônibus, a importância de realizar uma gestão de manutenção é inegável. Afinal, é através desse gerenciamento que todas as operações da empresa vão ser bem-sucedidas.

Portanto, realizar o levantamento e análise de dados relacionados à manutenção, produtividade, consumo de combustível, pneus, entre outros, faz parte de criar uma visualização mais ampla, a fim de determinar pontos positivos e negativos.

Isso é importante para o controle de veículos e redução de custos operacionais. Assim como, é claro, para construir novos planejamentos estratégicos para a transportadora.

Como fazer um checklist para manutenção dos veículos da frota?

Embora existam diversas soluções para criar estas listas de verificação, você deve priorizar um sistema de checklist que tenha foco em frotas e operações de transporte. Assim, é mais prático para você personalizar, partindo de itens já pertinentes aos veículos da frota.

Dito isto, na lista devem estar inclusos todos os itens que precisam ser conferidos antes de uma viagem. Por exemplo, a condição dos pneus, se estão em bom estado, com a calibragem correta, etc.

Igualmente, a verificação do óleo do motor deve estar em dia, principalmente para viagens de longa distância. Quando falamos em ônibus, você pode ainda adicionar na inspeção os módulos eletrônicos.

Além de criar o seu próprio checklist, você também pode usar modelos de checklist prontos. Geralmente, estes são de papel, mas conseguem cumprir com sucesso a função de listar os itens do veículo para fazer a inspeção.

Confira alguns modelos de check list para imprimir:

Modelos de checklist para impressão.

Qual a importância do checklist para as boas práticas de manutenção?

Não apenas o checklist, mas o sistema digital se torna essencial em duas etapas fundamentais: promover a produtividade da equipe e criar relatórios automatizados para análise dos gestores de frota e de manutenção da operação.

Apesar de um checklist para manutenção de veículos ser de grande auxílio na gestão de frota, ele não faz o trabalho sozinho. As boas práticas de manutenção que o gestor deve seguir incluem:

  • Montar o cronograma de inspeções conforme necessário;
  • Adquirir as ferramentas e determinar o melhor plano de manutenção para cada tipo de veículo presente na frota;
  • Realizar a capacitação da equipe para utilizar as ferramentas de manutenção, como o próprio checklist;
  • Utilizar produtos e peças originais e/ou de alta qualidade;
  • Realizar os planejamentos de manutenção com antecedência;
  • Definir as métricas e indicadores de manutenção a serem acompanhados.

Nessas etapas, você pode entender a importância do checklist digital sabendo também as funcionalidades que ele possui para atender à estas necessidades: 

  • Visualização da última data de inspeção;
  • Aviso de vencimento da inspeção que deve ser realizada;
  • Farol de checklist, mostrando a saúde de cada veículo da frota e identificando se há itens críticos em aberto;
  • Relatórios e gráficos mostrando porcentagens e ocorrências mais comuns por placa.

Entre outras funções, estas já mostram qual a importância do checklist para atender às necessidades do gestor.

A princípio, a etapa mais importante é ter regularidade na manutenção preventiva, realizando as inspeções de frota conforme previsto. Para isso, o sistema de checklist traz as previsões através do seu cronograma e registro de últimas inspeções realizadas.

Além do mais, ter uma equipe capacitada e competente é obrigação da empresa.

Os motoristas e mecânicos responsáveis por realizar o checklist para manutenção devem ser profissionais e seguir de maneira exata as boas práticas estabelecidas pela transportadora.

Como aplicar o checklist na frota?

Na maioria das operações de transporte, o checklist de papel já é uma prática comum. Para utilizá-lo, você precisa criar ou ter um modelo pronto em excel, word ou PDF para que possa imprimir e distribuir aos motoristas da operação. 


Neste caso, você também precisa mostrar aos motoristas a importância de preencher corretamente os itens na lista de inspeção e que eles retornem os papéis na central. Desta forma, sendo possível o gestor dar seguimento na próxima etapa da manutenção: a abertura de ordens de serviço.

Então, a aplicação do checklist de papel se dá nestas etapas:

  • Criação de modelos para os veículos da sua frota;
  • Impressão dos checklists e distribuição aos motoristas;
  • Recebimento e leitura dos checklists preenchidos, abrindo ordens de serviço conforme necessário;
  • Repetição do processo de impressão e distribuição.

Quando optar por um checklist digital, não existe a necessidade de imprimir nada, pois tanto o motorista quanto o gestor — e mesmo os mecânicos — acessam tudo pelo sistema web ou aplicativo no celular.

Ou seja, a criação e personalização de todos os modelos de checklist é totalmente digital, assim como a realização da inspeção. Para aplicá-lo na sua operação de transportes, você precisa adquirir um sistema de checklist que atenda às necessidades da frota. 

Você deve entender, por exemplo, se a ferramenta atende o tamanho da sua frota e a demanda que possui de realização diária de checklists.

Após adquirir a plataforma, você deve passar pela etapa de apresentar aos colaboradores e treiná-los para a utilização dela. Resumidamente, você aplica o checklist digital nos seguintes passos:

  • Aquisição de um sistema de checklist eletrônico que atenda às necessidades;
  • Personalização dos modelos de checklist na plataforma ou criação de modelos novos, conforme necessário na sua operação;
  • Disponibilização de login e senha para todos os usuários; 
  • Utilização prática do checklist quando e onde for preciso.

Checklist digital para manutenção de frotas

Aqui no Prolog, nós temos a solução de Checklist Eletrônico que você precisa. Através dele, tenha agilidade na hora da inspeção e reduza os custos operacionais da empresa, providenciando também maior sustentabilidade à transportadora.

Além de o sistema atualizar as informações em tempo real, assim que o motorista confirma a realização do checklist, as ordens de serviço são abertas automaticamente.

Inclusive, todos os relatórios para análise posterior também são automatizados.

Quer saber ainda mais sobre como funciona e como adquirir o checklist para manutenção de frotas? Converse com um de nossos especialistas agora.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de Pneus

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Checklist Eletrônico

Esqueça a papelada! Tenha o controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de Manutenção

Da abertura de O.S à solução do problema, digitalize o processo de manutenção de sua operação.

Conheça o Prolog

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Cases

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

Calculadora de Economia

Saiba quanto sua operação pode economizar todos os meses utilizando Prolog.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de Pneus

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Checklist Eletrônico

Esqueça a papelada! Tenha o controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de Manutenção

Da abertura de O.S à solução do problema, digitalize o processo de manutenção de sua operação.

Conheça o Prolog

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Cases

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

Calculadora de Economia

Saiba quanto sua operação pode economizar todos os meses utilizando Prolog.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.