Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O que influencia no seu prazo de entrega? Como otimizar as entregas?

Fazer a gestão de pneus sempre teve mais por trás, agora você entende porque ela é essencial para cumprir o prazo de entrega das suas operações também.
O que os pneus tem a ver com o prazo de entrega da operação?

Algumas conexões mais óbvias podem ser feitas, como o impacto das rotas planejadas, mas você sabia que o prazo de entrega também pode ser afetado pela gestão de pneus da sua operação?

Embora você possa não ver a ligação a princípio, ela existe. Além de, claro, outros prejuízos que os pneus em más condições geram na sua frota — como o aumento do consumo de combustível e falhas ou quebra de veículos.

Basicamente, o que acontece é uma influência indireta, pois os pneus podem derrapar, aquaplanar ou estourar durante uma viagem, todas estas são ações que levam ao atraso ou incompletude de uma entrega.

Mas, para você entender plenamente o que estamos falando, vamos começar com uma pergunta primária:

Como funciona o gerenciamento de prazo de entrega?

Têm alguns fatores que você precisa considerar para planejar, cumprir e adaptar um prazo de entrega:

  • Lead time – o tempo que um produto leva para chegar ao consumidor, desde a realização do pedido;
  • Atendimento de pedidos – quantos pedidos uma empresa consegue atender dentro de um período sem afetar os prazos de entrega;
  • Custos do frete – quantos pedidos podem ser feitos e enviados dentro de uma viagem sem aumentar os custos de frete;
  • Satisfação do cliente – o quanto o cliente retorna e realiza novas compras conforme você cumpre o seu prazo;
  • Desenvolvimento de rotas – quais os caminhos de melhor custo-benefício, que são curtos, mas também oferecem as melhores condições de viagem;
  • Utilização dos veículos apropriados – cada estrada, carga e distância percorrida podem demandar diferentes necessidades em veículos e pneus, é sempre bom confirmar se o que está disponível no momento é a melhor escolha para a viagem (para ela ser cumprida ao invés de comprometida);
  • Monitoramento e assistência, conforme necessário – cada movimentação da carga deve ser observada e, o transporte, monitorado para evitar extravios ou demais riscos que possam ocorrer.

Uma dica adicional: o gestor deve sempre se preocupar em oferecer prazos que consegue cumprir.

Quais as melhores práticas para garantir o prazo de entrega para os clientes?

Organização dos processos logísticos através da coleta e análise de dados

Os dados são fundamentais para você conseguir visualizar e entender diversos fatores que contribuem para otimizar seus processos. Dentre eles, quanto tempo leva para o produto chegar ao estoque; quanto tempo passa no armazém; qual o tempo de viagem em determinadas rotas e, mesmo, por motorista.

Você ainda analisa os diferentes custos gerados com combustível para diferentes motoristas em uma mesma rota e distância percorrida, caso trabalhe com entregas recorrentes.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Resumidamente, a coleta e análise serve para você entender e considerar todo o fluxo da cadeia de produção e distribuição no planejamento das suas operações de transporte e de prazo de entrega.

Monitoramento de carga em tempo real

Para saber exatamente quanto uma entrega vai atrasar ou se cumprir, o monitoramento em tempo real é a resposta. Inclusive, há alguns sistemas que permitem o envio de notificações aos clientes que aguardam uma entrega — seja para avisar que o produto está chegando ou que terá algum atraso e quando pode ser esperado.

Ainda é possível criar um planejamento de rotas e realizar ajustes “em cima da hora”, caso tenha algum imprevisto na viagem, como uma via fechada, e seja necessária uma nova rota imediatamente.

Um sistema de tecnologia em geolocalização é o ideal, um meio facilitador para esses planejamentos. Principalmente, quando você recebe a oportunidade de fazer a gestão de rotas, além de otimizações de distância, tempo e recursos da frota.

Gestão de riscos

Os riscos são imprevisíveis e não existe um planejamento concreto para lidar com eles — visto que nunca sabemos quando vão, de fato, ocorrer. Por isso, a nossa melhor alternativa é considerá-los e planejar ações possíveis para cada cenário.

Assim, já existe uma preparação prévia, como um protocolo, a ser realizado. Você e os demais colaboradores da frota ficam sempre prontos para tomar ações e medidas preventivas (ou corretivas).

Agora, entenda:

Por que qualquer problema com os pneus atrasa o prazo de entrega?

Os pneus são peças fundamentais para a movimentação do veículo, sem eles, o veículo — literalmente — não sai do lugar. Então, quando há problemas com os pneus, a viagem não será tranquila e segura como você gostaria que fosse, certo?

Além disso, embora o principal papel dos pneus na frota seja o de viabilizar o transporte, algumas funções secundárias se fazem presentes: 

  • Melhorar o desempenho do veículo e consumo de combustível;
  • Aumentar a durabilidade dos veículos diminuindo as manutenções corretivas.

Outro fator que afeta, em conta de tudo que representa na frota, é o prazo de entrega. Se os pneus não estiverem bem cuidados, no seu melhor desempenho, as suas operações podem sofrer as consequências.

Um pneu careca, por exemplo, pode gerar aquaplanagem e deslizamentos em dias de chuva. Algo que gera tombamento de veículo, perda de cargas, se não cenários ainda mais drásticos.

Pneus com a calibragem incorreta também podem gerar uma viagem que consome mais combustível e acaba precisando de mais paradas para abastecer. Inclusive, a calibragem incorreta pode levar ao desgaste irregular ou acelerado da peça.

E sabe o que isso causa?

Em uma visão geral da frota, leva à perda antecipada do pneu. Mas, pensando em algo imediatista e que gera atrasos nas entregas, a alta pressão de um pneu pode levar ao estouro deste, onde você precisa parar o veículo e realizar uma troca antes de seguir viagem.

Esse tipo de parada pode levar minutos ou horas, dependendo da situação. Se um pneu estepe adequado está disponível, bem calibrado, com a profundidade de sulcos adequada, etc. Até mesmo se o motorista é alguém preparado para realizar a troca ou se será necessário chamar auxílio de mecânicos ou borracheiros.

Isso, claro, considerando um cenário mais tranquilo, onde o pneu estourou e não gerou nenhum acidente mais grave.

Você percebe como o pneu é importante para manter um prazo de entrega confiável, cumprindo com as demandas prometidas?

Sabia que, para cuidar dos pneus, é preciso cuidar das rotas?

Sim, é um fato. Montar uma roteirização eficiente é, com certeza, um passo crucial para evitar perder pneus antes da hora.

A verdade é que todas as etapas da frota estão conectadas e devem ser consideradas em conjunto. Por esse motivo, uma comunicação entre gestores também se torna fundamental em uma transportadora confiável e eficiente.

Você pode até montar uma roteirização considerando a rotina de gestão de pneus, já que, com ela, é possível identificar as estradas em piores condições, a serem evitadas. Com isso, também evita a perda de pneus por estouro, rachaduras, cortes e bolhas.

Nesse aspecto, usar e aproveitar a tecnologia deve ser sua prioridade para gerar processos mais eficientes na frota.

Para começar, um software para controle de pneus que permite analisar a qualidade dos itens e seu nível de desgaste ao longo do tempo.

Depois, um sistema de roteirização para decidir os caminhos e garantir que todas as viagens sejam cumpridas no prazo de entrega estabelecido pela empresa.

O que mais você precisa para uma operação produtiva e eficiente? Confira em nosso YouTube:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.