Porque ter uma política para gestão de pneus na sua frota?

Conheça o que precisa estar em uma política para gestão de pneus e qual sua importância nas frotas de transporte.
A política para gestão de pneus da frota é necessária para organizar as atividades da área.

As frotas de transporte possuem diversas etapas em sua rotina e é importante ter a visualização e controle sobre cada uma delas. Para isso, documentos como a política para gestão de pneus, são necessários para determinar as obrigações e responsabilidades para a área.

A política para gestão de pneus é um manual elaborado para instruir colaboradores sobre as tarefas dentro da frota, responsabilidades que cada um tem, como devem agir em determinadas situações e outras informações.

Confira a seguir:

O que é a política para gestão de pneus?

Semelhante à política de frotas, a política para gestão de pneus é um documento que estabelece regras e atividades de como esse processo deve acontecer no dia a dia das operações de transporte. 

Inclusive, ela não precisa ser um arquivo por si só, mas pode ser um capítulo específico para a etapa de gestão de pneus dentro do material de Política de Frotas.

Além disso, essa política é um meio de organizar as responsabilidades dos colaboradores que possuem tarefas relacionadas aos pneus da frota.

Qual é o objetivo dessa política específica para pneus?

Da mesma maneira que a política de frotas descreve os cuidados apropriados com os veículos, visando sua maior durabilidade e conservação, a política para gestão de pneus descreve os melhores cuidados com os pneus da operação com o objetivo de estender sua vida útil e reduzir os custos da frota.

De maneira geral, a política para gestão de pneus serve para:

  • Determinar as atividades e responsáveis por cada uma nos processos da gestão de pneus;
  • Descrever os objetivos da gestão de pneus;
  • Determinar indicadores de desempenho na gestão de pneus que são mais importantes para a empresa;
  • Descrever riscos e soluções relacionadas aos pneus da frota.

Por que a política para gestão de pneus é importante?

Esse é um documento importante porque é através dele que são determinados os cuidados apropriados com os pneus da frota e como as atividades devem acontecer.

Além de instruir os motoristas e demais colaboradores sobre suas ações e atividades, a política para gestão de pneus também funciona como uma maneira de proteger o gestor caso ocorram práticas inadequadas com os pneus.

Por isso, é um documento que deve ser apresentado e disponibilizado a todos os colaboradores da frota envolvidos no processo.

Além disso, sua importância se mostra a partir do momento que esses cuidados com os pneus começam a trazer os resultados esperados de uma gestão bem realizada: redução de custos, maior durabilidade dos pneus, menor incidência de manutenções nos veículos e menor consumo de combustível.

Que tipo de informação incluir na política para gestão de pneus?

Quando realizar uma troca de pneus

A previsão de troca dos pneus acontece através do acompanhamento do desgaste da banda de rodagem, por isso, não há uma determinação tão precisa para que isso aconteça. Porém, você pode descrever na política algumas regras como:

  • A troca de pneus deve ser realizada mediante aprovação do gestor da frota;
  • Os pneus só devem ser substituídos por novos modelos após identificado um problema no processo de inspeção dos pneus;
  • Antes de realizar uma troca de pneus, é preciso registrar as informações que motivaram essa decisão e incluir fotos dos pneus substituídos no sistema da frota.

Qual o momento ideal para o descarte de um pneu

Na gestão de pneus, é fundamental entender porque os pneus são descartados, pois, com essas informações, você consegue providenciar as ações mais plausíveis para evitar novos descartes antecipados pelos mesmos motivos.

Assim como não há uma data certa para o pneu ser substituído, também não existe um meio de calcular quando ele será descartado.

Porém, você consegue avaliar os descartes antes da hora e entender o que deve ser alterado nos processos da rotina de cuidados com pneus para conseguir aumentar a durabilidade dos ativos.

Isso é o que a sua política para gestão de pneus deve esclarecer.

Determinações e cronograma para a inspeção de pneus 

Os cuidados com os pneus da frota acontecem em diferentes momentos, alguns com mais frequência que outros. É responsabilidade do gestor compreender quando cada atividade deve acontecer e demonstrar, com clareza, no documento da frota.

Inclusive, a inclusão de um cronograma, identificando de maneira bastante visual o que são as tarefas e quando elas acontecem, é uma alternativa excelente para evitar confusão e mal-entendidos.

Legislação sobre pneus que deve ser seguida

É importante que todos estejam cientes das obrigações que têm diante da lei e quais são as consequências em cada caso. Além disso, o não cumprimento da legislação sobre pneus (ou demais legislações) deve fazer parte da sua gestão e organização de processos internos.

Se um motorista recebe multas ou suspensões, também terá consequências dentro da empresa. E essas questões também podem ser determinadas com antecedência dentro da sua política.

Todas essas dicas são importantes, mas, além delas, você pode aprender ainda mais em nosso e-book “Como fazer uma boa gestão de pneus” — o download é totalmente gratuito.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.