Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O que é pneu trincado e como evitar?

O pneu trincado é um tipo de dano irreversível que deve ser evitado. Conheça mais sobre esse problema que atinge os caminhões e saiba como lidar com ele na sua empresa.
Veja o que é um pneu trincado e quais as soluções.

O pneu trincado é um dos tipos de danos que a peça pode sofrer e dar prejuízo para a transportadora. Incluindo transtornos de reparo do veículo, atraso nas entregas e risco de acidente.

Você sabe o que é e o que fazer para evitar esse problema?

Os pneus são peças que precisam de muito cuidado. Revisões e manutenções constantes auxiliam em uma vida útil mais longa dessa parte do caminhão, que pode sofrer danos intensos a cada viagem.

Observar a banda de rodagem, talão, flancos e ombros é fundamental para um diagnóstico prévio da situação do pneu. Além de ser uma forma simples e mais visual de saber se está na hora de encaminhá-lo até uma borracharia.

No caso do pneu rachado ou trincado, é muito fácil de reconhecer, já que são estragos bem visíveis na borracha. Inclusive, uma atitude deve ser tomada assim que percebido o detrimento, antes que a sua perda seja definitiva.

Respondemos as principais dúvidas dos motoristas e gestores:

O que é pneu trincado?

Pneu trincado por ressecamento da borracha.

O trinco são pequenas rachaduras que surgem na borracha da região do talão do pneu.

Falamos trincado quando é possível observar o começo de uma futura rachadura. Ou seja, são pequenos cortes na lateral do pneu, sempre próximos à roda.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Mas, por que o pneu trinca?

O principal motivo que leva um pneu a trincar é o superaquecimento dos freios por falta de manutenção e regulagem. O calor é transmitido para a roda e inicia-se o processo de ressecamento da borracha.

Também existem outros motivos que aquecem os pneus e causam o dano, como:

  • Calibragem irregular constante;
  • Uso o dos freios em ladeiras;
  • Transportar peso acima do recomendado pelo fabricante.

Um erro que não costuma acontecer, mas que causa a trinca no pneu é o uso de aros e rodas de tamanhos errados.

E quando o pneu trinca no talão? É pelo mesmo motivo?

Pode ser pela mesma questão, sim. Porém, normalmente, a trinca no talão acontece pela falta de lubrificação na montagem ou desmontagem da roda. Portanto, cuidado com essas tarefas.

Inclusive, elas devem ser realizadas somente em locais especializados para tal. Caso não haja uma “estação” e um profissional para isto na sua transportadora, o pneu deve ser encaminhado a uma oficina perita no assunto.

Ademais, se o problema estiver apenas na borracha, ainda existe salvação para o pneu. Caso o talão em si tenha sido afetado, a melhor solução é o descarte da peça.

E pneu rachado? O que é?

O pneu rachado na lateral é uma trinca que aumentou de tamanho. Acontece pelo mesmo motivo: pneu ressecado.

Afinal, qual a diferença entre pneu trincado e pneu rachado?

É muito simples: o pneu trincado possui pequenas fissuras, é o início da rachadura. O pneu rachado é o aumento das trincas, ficando mais aparente e perigoso.

O pneu rachado tem conserto?

Não. Tanto pneu trincado, como pneu rachado, não possuem conserto.

Rasgos que ocorrem por objetos cortantes podem até ter um conserto. Já pneus com rachaduras, que ocorrem devido ao derretimento da borracha, são imediatamente descartados.

Pneu rachado é perigoso?

Sim, é perigoso. Quando ocorrem as rachaduras nos pneus, há chances de vazamento de ar e estouro da peça. A borracha pode se partir e, dependendo da velocidade, atingir outros veículos nas rodovias, causando acidentes graves.

Como evitar o pneu trincado?

A melhor forma de cuidar dos pneus e evitar não somente as rachaduras, mas também outros tipos de danos, é através de uma gestão de pneus eficiente.

Hoje, o mercado conta com ótimas opções, que vão de planilhas a aplicativos de acesso intuitivo. Ambos com a capacidade de manter a estrutura do caminhão e pneus da frota sempre em bom estado para as viagens através das aferições periódicas.

Identificar avarias com antecedência evita problemas e atrasos nas operações de transporte. Esses cuidados ajudam, principalmente, a notar quando há incoerências na pressão ou profundidade dos sulcos.

Assim, permitindo entender os níveis de desgaste e soluções a serem tomadas.

Ainda mais, é preciso realizar as inspeções de frota para verificar o sistema de freios e a suspensão. Dois elementos que, bem conservados, previnem o desgaste e danos nos pneus.

Uma última dica é planejar bem as rotas e viagens, distribuindo as cargas em caminhões de maior porte ou em mais de um caminhão, se for necessário.

Lembre-se também:

Diante de qualquer dúvida, apenas um profissional capacitado consegue dizer se o pneu está realmente apto para continuar em circulação.
Quer evitar as rachaduras e melhorar os cuidados com os pneus da sua frota? Aprenda mais com o download gratuito do nosso e-book Guia da Gestão de Pneus.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Teste Grátis

Checklist Eletrônico
na operação de sua frota
sem custos

Prolog App - Checklist Eletrônico

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.