Detalonamento de pneus: o que é e como evitar

O detalonamento acontece quando o pneu solta da roda devido à calibragem incorreta dos pneus. Saiba como evitar esse problema.
Entenda o que é e porque acontece o detalonamento de pneus.

O detalonamento acontece, normalmente, quando a calibragem do pneu está baixa. O que resulta no seu desencaixe da roda.

Dentre os problemas que a calibragem incorreta dos pneus pode trazer, este é um dos mais sérios, pois acontece com o veículo em movimento. 

A pressão baixa, ou alta, também pode prejudicar os componentes do caminhão e potencializar a perda da estabilidade durante a viagem. Igualmente, aumentando o risco de paradas nas estradas, que atrasam as entregas, além de gerar mais acidentes no trânsito.

Para evitar essas situações, incluindo o detalonamento, é preciso entender os riscos de negligenciar o controle dos pneus. Ainda mais: aprender a importância da pressão correta dos pneus

Hoje, entenda mais sobre o que é detalonamento, porque ele acontece e como evitá-lo. Siga lendo!

O que é detalonamento?

O detalonamento é o nome dado para quando o pneu sai da roda. Geralmente, acontece com os pneus murchos que não possuem a resistência e equilíbrio necessário para realizar curvas muito fechadas e sustentar o excesso de peso da carga.

Quando os pneus estão murchos, significa que estão abaixo das libras indicadas. Isso pode acontecer por duas possibilidades, ou eles foram mal calibrados ou nem chegaram ao momento da calibragem.

No primeiro caso, acontece pelo engano de usar um mesmo indicativo de libras para todos os veículos, sendo que não é qualquer número que serve. 

Na verdade, essa é uma informação que consta no manual de proprietário de cada veículo — e que os fabricantes de pneus também indicam na hora de disponibilizar o ativo à venda.

Portanto, é uma tarefa do gestor de frota, ou do gestor de pneus, encontrar a calibragem ideal para cada modelo de pneu disponível na operação, através dos processos de gestão de pneus.

Por que acontece o detalonamento?

Um pneu murcho tem como consequência o aumento da área de contato com o solo. Fazendo, também, com que os pneus fiquem mais sensíveis aos impactos do solo. Isso ocasiona na saída de um ou mais pneus da roda do seu transporte na frota.

Nem sempre a calibragem incorreta resulta nesse problema, então não considere isto como uma regra. Mas, saiba e tenha registrado que, quando o detalonamento acontecer, esse é o principal motivo.

No entanto, a baixa pressão não é a única a causar danos. Com libras em excesso, o caminhão tende a quicar mais, podendo levar ao soltar da roda.

Além disso, traz instabilidade ao eixo traseiro e a perda do controle da direção até mesmo para motoristas mais experientes. Afinal, a variação da pressão afeta o comportamento do veículo em si, podendo o motorista cometer erros que, de outra forma, não aconteceriam.

Com a calibragem de pneus incorreta, o motorista pode ainda enfrentar:

  • Aquaplanagem: Ocorre quando o veículo desliza sobre uma camada de água ou poça, mais comum com pneus que já perderam sua aderência
  • Maior consumo de combustível: Quando a pressão de ar não é adequada, o motor exige mais desempenho, fazendo com que o combustível seja queimado rapidamente.
  • Avarias: Pneus com calibragem baixa têm uma durabilidade menor. Isso acontece porque a superfície do contato em relação ao chão é grande, causando furos e danos mais frequentes.
  • Instabilidade: Quando a pressão é excessiva, os pneus apresentam menor superfície em relação ao chão, reduzindo a estabilidade do veículo e aumentando as perdas de controle.
  • Frenagem instável: A falta de estabilidade prejudica a frenagem do automóvel, então, quando o condutor freia, a resposta de parada não é imediata ou bem executada.

Como evitar o detalonamento?

A forma mais segura de prevenir o detalonamento de pneu é realizando um processo de gestão de pneus, onde, semanalmente, faz-se o acompanhamento da pressão de cada ativo instalado no caminhão.

Dessa forma, as alterações são sempre identificadas com antecedência e os devidos ajustes realizados, antes que problemas maiores, como o detalonamento, ocorram.

Agora, para saber a pressão correta, você deve consultar o manual de proprietário, como já foi mencionado acima. 

Ou, por meio do monitoramento de pressão dos pneus, você consegue analisar os dados registrados e determinar ajustes para uma pressão mais adequada com as rotas utilizadas pela frota.

De modo geral, a calibragem deve ser feita a cada 7 dias e, de preferência, com os pneus frios.

Como implementar a gestão de pneus?

Você pode utilizar ferramentas manuais e planilhas de controle para registrar as informações da coleta de pressão dos pneus. Porém, com a solução do Prolog, você recebe um kit de aferição eletrônico que serve para descobrir tanto a pressão quanto a profundidade dos sulcos dos pneus.

Desta forma, é possível evitar o desgaste excessivo e prematuro dos pneus, aumentando a economia da frota de uma maneira muito mais prática e rápida.

Se você ficou curioso, assista o nosso vídeo utilizando a ferramenta para entender melhor como ela funciona:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.