Prolog App - Gestão de Pneus

Mais economia em pneus e combustível para a sua frota em uma única solução

A função movimentação de pneus é útil para a sua frota? Entenda mais

Entenda como uma funcionalidade tão prática quanto a movimentação de pneus do sistema Prolog aumenta o controle da sua frota. Através de poucos cliques, o sistema é atualizado em tempo real e você para de desperdiçar os pneus da frota!
O que é a movimentação de pneus? Confira a resposta e porque ela é importante.

A movimentação de pneus nada mais é do que a descrição de quando um pneu recebe alguma ação. Seja este um serviço como recapagem ou apenas a troca de posição em que está instalado no veículo.

Ao mesmo tempo em que esse controle pode ser feito com uma ficha de movimentação de pneus, também existem opções de sistema digital. Por exemplo, a solução Prolog é uma das melhores no mercado quando falamos em pneus.

Isto porque nós decidimos focar exclusivamente nessa área da gestão de frotas!

Enquanto outros softwares tentam cobrir diversos setores, nosso sistema trata de tudo sobre pneus e traz resultados reais na redução de custos com pneus e no prolongamento da vida útil deles.

Hoje, vamos falar mais sobre a funcionalidade:

“Movimentação de pneus” no sistema Prolog

A funcionalidade do sistema Prolog é exatamente o que foi descrito acima: 

O local onde você controla a movimentação do pneu do estoque para um veículo ou vice-versa. 

Além disso, você consegue realizar uma atualização simples sempre que for feito o rodízio de pneus no veículo.

Nossa solução ainda permite movimentar um pneu diretamente pelo “cadastro de novos pneus” ou pela “movimentação de estoque”. Então, se o pneu ainda é novo e não foi cadastrado, você não precisa ir até a área de cadastro e depois realizar a movimentação, você consegue incluir o pneu na própria tela desta função.

Outra característica dessa funcionalidade é a possibilidade de adicionar o motivo da movimentação, assim como de classificar a movimentação como “obrigatória”, “opcional” ou “informada”.

Os motivos são, por exemplo: manutenção, reparo, vulcanização, entre outros. 

Como funciona a movimentação de pneus no software?

Não tem muito segredo, afinal, nosso sistema foi todo desenvolvido pensando na usabilidade para o usuário. Por isso, tudo é bastante intuitivo e prático.

Ainda assim, o passo a passo para utilizar o sistema é:

  • Acessar o sistema WEB incluir seus dados (CPF e data de nascimento);
  • Abrir a barra lateral e acessar “Movimentação”;
  • Escolher a opção “Veículo” e encontrar o veículo desejado (pode utilizar a listagem, campo de busca ou filtrar por segmento);
  • Para incluir o pneu no veículo, arraste o desenho do pneu até a posição desejada no diagrama;
  • Para retirar o pneu do veículo, arraste do diagrama até o campo de estoque;
  • Após finalizada as movimentações, clique em “VER RESUMO”, confira se todas as informações estão corretas e adicionar observações onde achar necessário;
  • Informe a quilometragem atual do veículo e clique em salvar para finalizar a movimentação.

No APP, pelo smartphone, o caminho é semelhante, mas, ao invés de arrastar os pneus entre diagrama e campo de estoque, você clica em cima dos pneus e seleciona a opção adequada para cada um.

Viu como é simples e rápido fazer a movimentação de pneus no sistema?

Qualquer dúvida, agende uma demonstração com um de nossos especialistas para entender ainda melhor como funciona!

Importância de registrar todas as movimentações

Já pensamos e desenvolvemos essa função de movimentação de pneus justamente pensando na importância de ter esse controle.

Na gestão de pneus, não basta identificar cada item e realizar a inspeção deles, você precisa saber onde está cada peça, a quanto tempo está instalado no veículo, quantas vezes foi realizado o rodízio com a peça, quantas vezes o pneu foi enviado para manutenção e/ou reforma, e assim por diante.

Tudo isso é crucial para você coletar dados sobre os pneus. Hoje, essa é a melhor maneira de ter respostas para aprimorar a sua operação.

“Quanto tempo dura um pneu na frota?”

“Qual o pneu com melhor custo-benefício da operação?”

“Qual o tempo médio de uso do pneu antes de ser enviado para a recapagem?”

“Qual a calibragem ideal para esse modelo de pneu?”

“Quanto tempo dura um pneu até chegar no limite máximo de desgaste?”

A maioria dos gestores de frota têm essas dúvidas, mas não conseguem chegar a uma resposta — ou passam muito trabalho até chegar nelas. Ainda assim, sem um sistema digital, a probabilidade de erros e falta de informação concreta é maior.

Mesmo usando uma ficha de movimentação de pneus, não se compara com a praticidade que o software traz, automatizando todas as análises e relatórios para você.

Já percebeu qual é a conclusão deste texto, né?

Faça a gestão de pneus com auxílio da tecnologia logística

Embora muitas transportadoras ainda tenham certa resistência quanto à implementação de diferentes softwares, você deve saber que, aquelas que aderem ao modernismo estão alguns bons passos à frente dos concorrentes.

Quando você estuda e conhece os benefícios dela, fica claro o quanto é necessária para transformar a sua gestão em uma gestão mais eficiente, produtiva e econômica.

Se você ainda quer entender melhor como a solução gestão de pneus traz melhorias ao desempenho da frota, confira nosso vídeo sobre o assunto:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.