Como a gestão de frotas impacta a mobilidade urbana?

Saiba como funciona a mobilidade na gestão de frotas e quais ações incluir no seu planejamento para uma frota mais sustentável.
Conheça o impacto e como planejar a mobilidade na gestão de frotas.

A mobilidade urbana é bastante falada atualmente, tratando-se de um tema em alta devido à tendência da sustentabilidade no transporte. Mas, a mobilidade na gestão de frotas é algo que ainda está sendo explorado.

Existem muitas questões sobre como a gestão de frotas pode contribuir para preservar mais o meio-ambiente e qual papel o gestor deve realizar para que sua empresa consiga implementar uma estratégia mais sustentável.

De maneira geral, é preciso que ocorram mudanças na forma de planejar, adquirir e utilizar os veículos da frota. Para entender melhor, confira:

Qual o impacto da gestão de frotas na mobilidade urbana?

As frotas de veículos, principalmente os pesados, tem um alto impacto tanto nas questões de mobilidade quanto de sustentabilidade. 

Um dos principais resultados que acabam impactando na mobilidade urbana é o tamanho dos veículos e a velocidade em que eles podem rodar. Além disso, existe a queima excessiva de combustível que resulta na poluição, emitindo gases nocivos à sociedade, impactando na sustentabilidade. 

Essas consequências acabam refletindo no aumento gradativo do número de doenças, assim como vem gerando as secas, incêndios e em casos mais graves, a extinção da espécie de alguns animais. 

O transporte, como um todo, tem papel significativo na sustentabilidade, já que todos os veículos emitem os gases poluentes na atmosfera. Assim, quando falamos no futuro da mobilidade, as ideias passam muito pela produção de veículos mais eficientes.

Nos últimos anos, várias medidas preventivas já foram adotadas. Dentre elas, o desenvolvimento de carros modernos e menos poluentes. O mesmo vale para os caminhões e ônibus, que têm um papel maior nos danos causados ao meio ambiente.

Esses modelos mais recentes são construídos com o objetivo de reduzir a emissão de gases, ter um gasto mais eficiente de combustível e até usar formas alternativas de energia, como é o caso dos veículos elétricos.

Como incluir a mobilidade na gestão de frotas?

A mobilidade urbana se define pela acessibilidade à locomoção que as pessoas têm em um espaço urbano. Dessa forma, todo tipo de transporte está diretamente atrelado à mobilidade, desde uma caminhada até a utilização do transporte público ou privado.

Para incluir a mobilidade na gestão de frotas, você deve considerar que são necessárias ações e medidas a longo prazo. A sustentabilidade acontece a partir de uma cultura, não apenas de ações pontuais.

Por isso, o melhor que você pode fazer é planejar com antecedência quais são os seus planos para promover um transporte sustentável e contribuir com a melhoria da mobilidade urbana na sua gestão de frotas. 

E o que colocar no planejamento de mobilidade na gestão de frotas?

Pensando na gestão de frotas a partir da mobilidade urbana, é preciso considerar alguns aspectos diferentes, como os tipos de veículos utilizados, a data da última renovação de frota realizada, as tecnologias e estratégias de roteirização da frota, entre outros. 

Confira mais detalhes:

Renovação dos veículos da frota

Principalmente para os veículos que já possuem 4 ou mais anos de estrada, a renovação vem como uma forma de adquirir modelos mais modernos e econômicos. Para uma renovação estratégica e evitando gastos acima da média, você deve avaliar também como estão os gastos com manutenção de cada veículo da frota.

Aqueles que ultrapassam o valor de um quarto do investimento realizado em sua compra inicial, já chegaram em seu limite de utilização, sendo mais econômico adquirir um novo veículo do que continuar com serviços constantes de manutenção nele.

Para que você possa fazer essas avaliações e entender quais veículos devem ser retirados de rota, uma ação é necessária, e ela também contribui para a mobilidade na gestão de frotas:

Práticas de manutenção preventiva

Na rotina de prevenção da frota, o veículo passa por inspeções diárias, sendo identificados os problemas antes que eles se alastram. Dessa forma, os serviços realizados têm custo mais baixo e auxilia para que o veículo rode em condições ideias por mais tempo.

Isso, pois, permitir que o veículo rode sem esses tipos de serviços, leva à falhas e quebras maiores. 

Nesses momentos, a substituição completa de peças e componentes é necessária e, em muitos casos, são utilizadas peças que não são de fábrica — algo que pode contribuir para uma redução na vida útil do veículo.

Além disso, realizar a manutenção preventiva significa criar um processo de acompanhamento que também gera os dados e histórico que um gestor precisa para analisar e tomar decisões que surtem efeitos mais positivos em sua operação, tanto em relação ao funcionamento da frota em si, quanto das medidas que impactam a mobilidade urbana. Algo que também faz parte da hoje chamada “manutenção sustentável”.

Controle e otimização de rotas

A importância da gestão de frotas na mobilidade urbana está em reconhecer maneiras de transitar dentro da cidade de maneira que não atrapalhe o movimento diário natural.

Essa é a razão pela qual podemos afirmar que uma das formas de contribuir para a mobilidade na gestão de frotas é planejando melhor as rotas utilizadas pelos veículos da operação. 

Por exemplo, ao invés de fazer um caminhão pegar vias urbanas muito movimentadas, atrapalhando o trânsito, pode tomar um caminho alternativo trazendo, inclusive, dois benefícios:

  1. Menos impacto no transporte diário da cidade.
  2. Uma rota mais rápida com menos fluxo de trânsito urbano.

Além de otimizar as rotas, gerando caminhos mais eficientes, também é interessante ter uma forma de controlar a rota planejada com a rota realizada. Tecnologias como a telemetria e o monitoramento de frotas são alternativas que você deve considerar implementar na sua gestão.

Busque montar uma estratégia ESG na sua frota

“ESG” é um termo que representa a tendência da sustentabilidade nas frotas, suas letras resumem os grandes quadros que devemos pensar ao implementar medidas sustentáveis em uma empresa: Ambiental, Social e Governança.

Em cada pilar, diferentes práticas podem ser realizadas para atender aos padrões de redução de poluição. A mobilidade na gestão de frotas pode acontecer em todos os três momentos, mas principalmente no quesito ambiental.

As ações para uma estratégia ESG funcionar, incluem a implementação de diferentes controles na frota, como de: 

  • Abastecimento e o consumo de combustível dos veículos;
  • Manutenções e serviços realizados;
  • Pneus e seu descarte correto;
  • Diminuição da emissão de gases como o dióxido de carbono.

Em vista de uma empresa que reduza os impactos negativos na mobilidade urbana, você pode entender tudo sobre como planejar e executar a sua gestão de frotas em nosso e-book gratuito: Guia da Gestão de Frotas.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.