Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Saiba como incluir o medidor de sulco de pneu na sua frota faz a diferença

Domine o controle de pneus da sua frota usando o medidor de sulco de pneu digital. Confira tudo sobre ele agora.
Vantagens de usar o medidor de sulco de pneu.

Um medidor de sulco de pneu é um dispositivo usado para medir a profundidade de cada sulco do pneu, claro. Essa é uma ferramenta valiosa porque pode ajudá-lo a determinar, entre outras informações, quando seus pneus precisam ser substituídos.

A profundidade ideal depende do tipo de pneu e sua finalidade. Mas, o ponto de partida é que o medidor, principalmente o digital, torna esse processo muito mais fácil. Afinal, fornece uma leitura precisa de forma rápida e prática, mantendo seus pneus em boas condições, por mais tempo.

Mas…

Quais são os outros benefícios de usar o medidor de sulco de pneu digital na frota?

O medidor de sulco de pneu digital é uma ferramenta confiável, eficiente e fácil de usar. Além de ser um importante recurso de segurança para frotas, pois pode ajudar a identificar quando os pneus precisam ser encaminhados para o recape ou substituídos.

Ainda mais, o uso dele ajuda a garantir que seus pneus tenham o melhor desempenho, resultando em maior economia de combustível e menos avarias.

O controle de pneus da sua operação se torna cada vez melhor, ainda mais se você adquirir um sistema de gestão junto do seu medidor digital. Porém, uma planilha também pode ser um bom passo inicial.

Realmente, o mais importante é que você verifique a profundidade dos sulcos (assim como a pressão) e tenha esses dados anotados para referência na sua tomada de decisões.

Como medir a profundidade do sulco do pneu?

Existem várias maneiras não oficiais, e não recomendadas, de medir a profundidade de um sulco do pneu. Por exemplo, usando uma régua ou pinças e fazendo leituras em diferentes pontos ao redor da banda de rodagem do pneu. Isso pode ser demorado e as chances de ocorrer uma leitura errada são altas.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Caso você já tenha ouvido falar ou, até mesmo, utilize na sua frota as medições pela moeda de um real ou com o palito de fósforo, saiba que também não são boas práticas. 

A melhor forma, sem dúvidas, é usar um medidor digital, também chamado manômetro ou aferidor eletrônico. Esta ferramenta é simples de usar e faz a leitura em poucos segundos. 

Inclusive, dentro de 1 minuto você já completa a medição de todos os sulcos de um pneu.

Como usar o medidor de sulco de pneu digital?

Para isso, basta inserir o medidor no sulco e a medição é enviada ao sistema digital no seu smartphone em tempo real por conexão bluetooth. A pistola aferidor fornece uma leitura precisa em milímetros, para você saber exatamente a profundidade dos seus sulcos.

Idealmente, você deseja que eles tenham, pelo menos, 2 mm de profundidade para um melhor desempenho.

No mínimo 2 mm, mas tem uma profundidade ideal?

A profundidade do sulco do pneu é um fator importante que determina o desempenho da peça. Quanto mais profundo, mais água pode reter e canalizar para longe da área de contato, melhorando a tração em piso molhado.

Além disso, um sulco profundo também melhora a estabilidade lateral e a sensação do pedal do freio.

Esta é uma pergunta feita muitas vezes, mas, não há uma única resposta clara e objetiva. Alguns especialistas dizem que as ranhuras devem ter pelo menos 2 mm de profundidade para proporcionar um manuseio adequado.

Outros, afirmam que uma profundidade de 4 a 5 mm é ideal para o desempenho das operações de transporte. No entanto, como acontece com a maioria dos casos, depende da situação individual dos planos de viagem.

Uma coisa que é certa: o uso de um medidor de sulco de pneu digital é essencial para garantir que suas ranhuras estejam sempre numa profundidade adequada de rodagem. A ferramenta permite medir a profundidade de forma rápida e fácil, tornando-o uma ferramenta inestimável para quem deseja manter o melhor desempenho da sua frota.

Como descobrir a profundidade ideal para cada caso?

O mínimo que você deseja atingir com os sulcos do pneu depende de uma variedade de fatores, incluindo o tipo de veículo, o peso do veículo e o tipo de pneu. Contudo, na maioria dos casos, os gestores dão preferência por manter os sulcos entre 3 e 4 mm de profundidade.

Isto acontece porque, enquanto uma profundidade maior pode fornecer mais tração em condições de clima úmido, os sulcos mais rasos podem ajudar a melhorar a economia de combustível.

Por isso, a severidade dos pneus pode ser um fator crucial na seleção dos melhores modelos para a sua frota. Por exemplo, pneus de baixa severidade são excelentes para viagens mais longas e, pneus de maior severidade, ideais para realizar a distribuição urbana.

Se você não tem certeza se a profundidade do sulco está nas especificações ou não, usar um medidor digital de sulcos do pneu é uma maneira de descobrir. Esse investimento pode garantir que seus pneus performem bem e mantenham a segurança dos motoristas na estrada.

Como usar o medidor de sulco de pneu para descobrir essa informação?

Conforme você realiza as aferições de pneus, você gera dados sobre a profundidade dos sulcos que devem ser armazenados para leitura e análise posterior. Dessa forma, após cerca de 3 meses, você já consegue tirar algumas conclusões, como:

  • Qual pneu teve maior desgaste;
  • Qual rota gerou maiores danos aos pneus;
  • Que tipo de pneu teve melhor rendimento em determinada operação;
  • E assim por diante.

Com todas essas questões, você também identifica se os pneus que chegaram a 3 mm continuam em boas condições para rodar e chegar a 2 mm, por exemplo, ou se já estão num limite suficiente para serem enviados à recapagem de pneus.

A conclusão que você deve levar é que o medidor de sulcos do pneu será crucial para melhorar a sua gestão de pneus da frota. Para explorar ainda mais essa ferramenta, agende uma demonstração gratuita com um especialista da nossa equipe.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Teste Grátis

Checklist Eletrônico
na operação de sua frota
sem custos

Prolog App - Checklist Eletrônico

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.