Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

Práticas indispensáveis na manutenção de veículos pesados

Conheça as principais práticas de manutenção de veículos pesados para aplicar na sua frota e otimizar a segurança das operações.
Pátio para manutenção de veículos pesados da frota.

A manutenção de veículos pesados garante a segurança e eficiência das operações de transporte da frota.

Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, essa responsabilidade não recai apenas sobre os motoristas. 

Ela também é dos gestores que possuem o papel central na organização das rotinas de manutenção, aprovação de serviços e garantia da disponibilidade dos veículos quando necessário. 

Confira a seguir:

Importância da manutenção de veículos pesados

A importância da manutenção de veículos pesados é clara, pois são as atividades de manutenção que garantem o funcionamento adequado dos veículos e promovem a segurança nas estradas. 

As más condições de um veículo pesado aumentam o risco de acidentes como tombamento, derrapagem e frenagem retardada.

Além disso, a manutenção adequada também contribui para a eficiência operacional, ajudando a evitar avarias inesperadas que podem causar atrasos nas entregas e aumentar os custos de reparos.

A durabilidade dos veículos é outro benefício da manutenção preventiva regular desse tipo de veículo, uma vez que a conservação adequada permite aproveitar melhor sua vida útil, economizando recursos financeiros e reduzindo o impacto ambiental.

KIT
Checklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Práticas de manutenção de veículos pesados

Inspeção dos pneus

A inspeção dos pneus da frota é uma atividade que contribui para prolongar a vida útil dos pneus, melhorar a eficiência e consumo de combustível e garantir uma direção mais segura.

Essa prática inclui a verificação da pressão de ar interna dos pneus, que mostra se o pneu está em sua calibragem ideal ou precisa de algum ajuste.

Além disso, deve ser realizada a avaliação da profundidade dos sulcos dos pneus para entender o nível de desgaste do ativo e se ele ainda está apto a continuar rodando. 

Este também é o momento para analisar o tipo de desgaste e se há irregularidades que podem tanto indicar problemas de manutenção veicular, quanto de práticas de condução inadequadas por parte dos motoristas.

Manutenção dos freios

Os freios em veículos pesados desgastam-se com o tempo e uso constante. Portanto, é preciso verificar e substituir pastilhas e discos desgastados para garantir a capacidade de frenagem adequada. 

Caso contrário, o tempo de frenagem será afetado, demorando mais que o normal para o veículo parar parcialmente ou por completo e, consequentemente, resultar em acidentes.

Verificação de fluidos e lubrificação

Os veículos pesados ​​exigem uma quantidade substancial de lubrificação para funcionar adequadamente e manter os níveis adequados ajuda a evitar danos no motor e na transmissão.

Troca de óleo

A troca de óleo ajuda a garantir a lubrificação adequada e a remoção de impurezas que podem causar desgaste prematuro.

Verificação da suspensão, escape e sistema de combustível

Falhas nesses sistemas podem levar a problemas sérios, incluindo falhas no motor e mau funcionamento dos freios. Portanto, uma inspeção regular é fundamental para evitar problemas.

Limpeza do filtro de ar

Manter o filtro de ar limpo é uma prática simples, mas eficaz. Um filtro higienizado garante que o motor receba ar limpo e evita o acúmulo de sujeira e detritos, o que pode afetar negativamente o desempenho do motor.

Sistema elétrico

A parte elétrica é vital para o funcionamento de qualquer veículo pesado, e a manutenção desse sistema nos veículos pesados é essencial para evitar falhas. Isso inclui verificar a bateria, o alternador e todos os componentes elétricos para garantir que tudo funcione corretamente.

Sistema de arrefecimento

Esse sistema é o que gera o resfriamento do motor durante seu funcionamento. Visto que o superaquecimento pode causar danos consideráveis. 

É importante verificar o nível de líquido de arrefecimento e o funcionamento do sistema de ventoinha para garantir que o resfriamento será efetivo.

Práticas de manutenção para dirigir veículos pesados com segurança

Checklist de saída

Antes de sair com um veículo, os motoristas devem realizar uma inspeção veicular básica para assegurar que tudo está em ordem através de um checklist diário

Isso inclui verificar os freios, os pneus, os níveis de óleo e fluidos, a iluminação, entre outros itens que não podem deixar de funcionar mesmo em uma rota curta. 

Essa prática ajuda a identificar e resolver problemas antes de pegar a estrada, reduzindo significativamente o risco de problemas durante a viagem.

Calibragem dos pneus

Pneus com pressão incorreta podem levar a problemas de dirigibilidade, maior consumo de combustível e desgaste prematuro. Portanto, é importante realizar a calibragem regularmente e antes de sair para uma rota, principalmente se for uma longa distância.

Histórico de manutenção

Manter um registro detalhado de todas as atividades de manutenção, incluindo inspeções, reparos e trocas de peças, ajuda a entender os processos de manutenção da frota e identificar os serviços realizados anteriormente. 

Este histórico também serve como um recurso que ajuda a identificar possíveis problemas que estão se repetindo ou que não foram corrigidos com precisão. 

Como gestor, é importante verificar regularmente esses registros para garantir que todos os veículos estejam em conformidade com os planos de manutenção estabelecidos.

Monitoramento de rota e desempenho

O monitoramento envolve o uso de tecnologia, como sistemas de rastreamento e telemetria para acompanhar a localização dos veículos, o comportamento do motorista e o desempenho dos veículos em tempo real. 

Assim, a identificação de problemas acontece mais rápido, possibilitando a otimização de rotas, economia de combustível e maior segurança nas estradas.

Checklist de retorno

Assim como o checklist de saída, o checklist de retorno é uma etapa importante nas práticas de manutenção de veículos pesados. 

Quando os motoristas retornam de suas jornadas, devem realizar uma nova verificação completa para garantir que os itens importantes do veículo se mantiveram em boas condições ou não sofreram avarias e estão prontos para a próxima viagem.

Também é uma maneira de o gestor identificar o motorista responsável pelos danos causados a um veículo específico.

Além disso, é uma prática que ajuda a resolver problemas antes de outra operação ser iniciada e encontrar um veículo indisponível para utilização. 

Com certeza, você verá um alto nível de segurança e eficiência ao aplicar essas práticas de manutenção de veículos pesados em sua frota.

E para entender por onde começar, aqui vai uma sugestão: inscreva-se em nosso curso de Gestão de Manutenção para Frotas e dê os primeiros passos na manutenção da sua frota.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.