Guia para a manutenção de ônibus da sua frota

Descubra tudo o que é necessário para fazer uma manutenção de ônibus na frota. Economize tempo e dinheiro na sua gestão!
o que lembrar na manutenção de ônibus?

Os ônibus são veículos fundamentais para o transporte diário de passageiros, seja urbano, intermunicipal ou estadual. Em qualquer situação, eles devem ser seguros e confortáveis, e a melhor maneira de garantir isso é através da manutenção de ônibus.

As boas condições de um veículo de transporte de passageiros são indispensáveis. Tanto para a segurança, como falamos, mas também para a percepção dos viajantes sobre a empresa. 

A seguir, entenda:

A importância da manutenção de ônibus

É fundamental que os ônibus funcionem adequadamente para evitar acidentes e prejuízo no transporte. 

Independente da distância que percorrem, precisam ser veículos confortáveis e evitar que pessoas se machuquem ou saiam prejudicadas no trajeto. Os casos de ônibus quebrado em estrada não são poucos e, em grande parte, podem ser prevenidos com a manutenção sendo realizada de maneira correta.

Além disso, para a empresa, um bom controle de manutenções gera benefícios que todos buscam: redução de custos, aumento na produtividade e maior vida útil dos veículos.

Como fazer uma manutenção de ônibus eficiente

A manutenção de ônibus se torna eficiente a partir do momento em que ela é bem planejada e, depois, executada de acordo. A base de um plano de manutenção para as frotas de ônibus é a realização de rotinas preventivas, como a inspeção dos veículos e a conferência de pressão e desgaste dos pneus.

Tendo esse plano pronto, é preciso deixar todos cientes de quais são as tarefas que devem realizar ao executá-lo, além de serem avisados da importância de seus papéis no funcionamento dos veículos e das operações.

Motoristas, assistentes de frota, supervisores, todos devem conhecer suas funções e executá-las conforme planejado. Sempre que houverem dúvidas ou embates, a política de frotas deve ficar à disposição para que sejam esclarecidos.

Todos esses fatores, combinados, trazem a produtividade e eficiência que as frotas precisam para trazer os melhores resultados à empresa.

Quais os itens mais importantes na inspeção de ônibus

Itens da inspeção de manutenção de ônibus.

No plano de manutenção de ônibus, o checklist de inspeção veicular é um item indispensável. Certifique-se de criar diferentes modelos para serem realizados diariamente, antes e após as viagens, assim como inspeções mais completas, mensal e até anualmente. 

Alguns itens que não podem faltar no checklist de ônibus são:

Alinhamento e balanceamento

Esses são dois processos para garantir que as vibrações sejam mínimas e para aumentar a segurança e economia dos veículos.

Deve ser realizado quando o ônibus apresentar sintomas de desequilíbrio ou “balanço” na estrada, principalmente nas curvas. Também, após grandes impactos em buracos na estrada, quando houver desgaste irregular nos pneus e/ou quando for realizado o rodízio de pneus.

No processo de alinhamento, é importante avaliar se as peças do veículo estão desgastadas e se as molas e amortecedores estão funcionando corretamente.

Óleo do motor

Você sabe qual é a função do óleo do motor? Ele é um item essencial para lubrificar e permitir o bom funcionamento das peças metálicas. Caso o motor esteja seco, pode sofrer danos em sua estrutura e até afetar o desempenho do veículo, causando sua perda precoce.

O nível do óleo deve ser conferido, em média, quando o veículo atingir entre 5 e 10 mil km rodados. Antes de disponibilizar o veículo para uma rota, confira no histórico de manutenção de ônibus quando foi a última troca e se está precisando de uma nova inspeção antes de partir.

Calibragem dos pneus

Os pneus são a parte mais importante do transporte, eles estão em contato direto com o chão e precisam suportar o peso total do veículo ao mesmo tempo em que sofrem os impactos do solo e recebem atrito constante. 

Ou seja, eles precisam estar sempre com a pressão correta para aumentar a sua eficiência, desempenho e vida útil. É um item de inspeção obrigatória na manutenção de ônibus e de qualquer veículo.

Lâmpadas

Todas as luzes, dentro e fora do veículo, devem estar funcionando para realizar um transporte seguro. No checklist da manutenção deve constar a inspeção de faróis, luzes de ré, setas, e assim por diante.

Higienização

Por se tratar de um transporte de passageiros, a higienização é um fator crucial. Após a pandemia de 2020, novos padrões também foram estabelecidos para a etapa de limpeza interna e se mantém até o momento.

Alguns dos cuidados de higienização incluem:

  • Limpeza interna completa do veículo;
  • Bancos, cantos, cortinas e estofados são locais de possível contaminação de vírus e bactérias, devendo ser priorizados;
  • Os filtros do ar-condicionado devem estar sempre limpos;
  • O banheiro precisa ser completamente higienizado antes e após cada viagem.

Para uma limpeza ainda mais profunda e eficiente, deve-se escolher os equipamentos e produtos apropriados para cada momento.

Como se preparar para as inspeções de ônibus em períodos de alta demanda

Um passo essencial para estar bem preparado nos períodos de alta demanda, como feriados, férias de verão e datas comemorativas, é antecipar a demanda. Isto é, analisar qual foi o volume da demanda nos anos anteriores em cada um desses períodos e qual foi o aumento a cada ano.

Dessa maneira, você consegue encontrar uma média da previsão de demanda esperada.

Algumas outras formas de estar preparado são:

  • Implementando a padronização de processos na frota;
  • Tendo o planejamento da frota e das manutenções definido para o período completo;
  • Identificar pontos falhos na gestão dos períodos anteriores e as soluções adequadas para cada um;
  • Testar, também com antecedência, as soluções previstas e analisar se trazem mesmo resultados no dia a dia das operações de transporte.

Dicas para a manutenção de ônibus

Algumas dicas para você tornar a manutenção da sua frota de ônibus mais fácil e prática:

Tenha periodicidade na manutenção

Períodos para realizar a manutenção de itens do ônibus.

Há duas maneiras mais comuns de planejar o seu cronograma de manutenções: por tempo ou por quilometragem. Por exemplo, a cada duas semanas ou a cada 10 mil km rodados.

Cada item do veículo tem diferentes tempos para serem inspecionados, portanto, identifique quais devem acontecer juntos, com mais ou menos frequência.

Utilize tecnologias para a gestão de manutenção

Recorrer a tecnologias é uma decisão que você vai agradecer todos os dias por tomar. Elas são desenvolvidas para aumentar a produtividade da frota, agilizando e padronizando todos os processos da rotina.

Com o checklist eletrônico, por exemplo, a manutenção preventiva é facilitada, pois torna a tarefa de inspeção dos veículos igual para todos os motoristas e/ou mecânicos que farão a execução.

Contrate profissionais qualificados, mas também ofereça treinamentos

Para contratar alguém para a sua equipe, é importante que tenham ao menos os conhecimentos teóricos de funcionamento de uma frota.

Mas, ainda que as contratações sejam feitas tendo essa base na experiência e conhecimentos de cada um, os treinamentos devem ser planejados e fornecidos regularmente.

Realize o controle de estoque de peças

Tenha sempre um estoque de peças disponíveis para evitar que os veículos fiquem parados no conserto por mais tempo. 

Faça um levantamento das principais peças e quais precisam ser trocadas com maior frequência. Assim como a previsão nos períodos de alta demanda, esse levantamento serve para você fazer uma previsão de compras mensais das peças do estoque.

Ferramentas que podem auxiliar na manutenção de ônibus

A planilha é uma dessas ferramentas, ainda que seja menos prática e eficiente. Caso ainda não tenha nenhuma forma de controle na operação, ela pode suprir para você começar a coletar dados e ter informações mais concretas para análise e tomada de decisões.

Porém, você deve priorizar a aquisição de tecnologias como o checklist eletrônico e um sistema de gestão de manutenção. 

Nesses, diversas tarefas são automatizadas, como a abertura de ordens de serviço, organização de dados, criação de relatórios e histórico de manutenções. A visibilidade e agilidade que traz à sua rotina é inegável.

Comece a gestão de manutenção dos ônibus da sua frota com nosso checklist específico para isso — baixe gratuitamente agora.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.