Conheça a legislação sobre pneus para operações de transporte

Tudo o que você precisa saber da legislação sobre pneus para não cometer nenhuma infração relacionada aos pneus de sua frota.
Conheça todas as leis relacionadas aos cuidados com pneus da sua frota.

Trabalhar no transporte rodoviário exige conhecer diversas leis de trânsito e regulamentações, dentre elas a legislação sobre pneus para operações de transporte.

Por isso, nós reunimos as principais e mais importantes leis sobre pneus no transporte de cargas e passageiros que você precisa conhecer de acordo com as determinações no Código de Trânsito Brasileiro e no CONTRAN. 

Confira a seguir:

O que diz a legislação sobre pneus?

A legislação sobre pneus é importante para evitar multas, mas, ainda mais importante que isso, são determinações criadas para garantir máxima segurança na realização das rotas de sua operação.

Esse é o principal motivo pelo qual todas as regulamentações devem ser conhecidas e seguidas. Conheça em mais detalhes: 

Não se deve conduzir o veículo em mau estado de conservação

Isso é o que diz o artigo 230 do CTB, também conhecido como a “multa do pneu careca”. Embora não se trate apenas da conservação dos pneus da frota, este é o motivo mais comum de ocorrência dessa infração.

Trata-se de uma infração grave com multa de R$195,23, além da retenção do veículo que está com a sua segurança comprometida.

É proibido usar pneus reformados em determinadas posições e veículos

Segundo a Resolução Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, os ônibus e micro-ônibus não devem utilizar pneus reformados no eixo dianteiro. Da mesma maneira, pneus com irregularidades, como trincas ou deformações ficam proibidos.

Essas Resoluções ainda impedem o uso desses tipos de pneus nos seguintes veículos: ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos.

O uso de pneus reformados deve ser identificado e possui os indicadores necessários

Para outros veículos, a Resolução nº 558/1980 dita as regras necessárias para uso de pneus reformados: 

  • O pneu deve ser gravado com a inscrição “reformado” e a marca da reformadora responsável;
  • O índice de desgaste do pneu, conhecido por “TWI” deve estar presente.

Os veículos só devem rodar com pneus que atendam às exigências da Norma EB 932 da ABNT

Ainda na Resolução nº 558/1980, o artigo 1 descreve essa obrigação que os motoristas e gestores de veículos devem seguir. Tanto para pneus novos quanto recapados, as mesmas regras da Norma EB 932 – Partes I, II e III de 1978 da ABNT se aplicam.

A profundidade mínima dos sulcos dos pneus é de 1,6 mm

Essa informação está na Resolução nº 316, 08 de maio de 2009 e pneus da frota que estão rodando abaixo deste nível indicado  são passíveis de multa — descrita pela lei acima, no artigo 230 do CTB.

Como você pode adequar sua gestão para cumprir a legislação sobre pneus?

Conhecer as determinações da legislação sobre pneus é o primeiro passo para você adequar a sua gestão e evitar prejuízos. Depois, você deve implementar os processos de gestão de pneus na sua frota, como:

Registrar uma identidade para cada pneu

Há diversas maneiras de realizar a identificação dos pneus para criar a sua ID, a mais conhecida é a marcação a fogo. Porém, também há a marcação a laser, caneta ou com um marcador elétrico.

Fazer o controle do ciclo de vida dos pneus

As fases do ciclo de vida do pneu são: aquisição, marcação, estocagem, utilização, recapagem e descarte. As etapas de estoque, uso e recape podem até se repetir algumas vezes antes de o pneu ser descartado através dos bons cuidados na sua utilização.

Pneus que passam pelas inspeções regulares estão mais propensos a serem recapados mais de uma vez e ter sua durabilidade aumentada. 

Nesses casos, basta lembrar das determinações da legislação sobre pneus e utilizar os pneus reformados da maneira correta e instalados nas posições adequadas para cada veículo.

Acompanhar a pressão dos pneus e realizar ajustes de calibragem conforme necessário

Os pneus perdem pressão ao longo do tempo e da utilização, sendo recomendada a sua calibragem, no mínimo, uma vez por semana. Inclusive, veículos que percorrem longas distâncias diariamente, podem até ter sua pressão verificada e/ou ajustada todos os dias.

Uma calibragem correta é o que dá melhor estabilidade e equilíbrio aos veículos, assim como evita um desgaste irregular e acelerado.

Medir a profundidade dos sulcos dos pneus para acompanhar seu desgaste a longo do tempo

A profundidade dos sulcos é o que permite identificar o quanto o pneu se desgasta e qual velocidade que isso ocorre. A partir dos dados encontrados, você pode tomar medidas que ajudam a tornar o desgaste mais regular e, também, fazer com que aconteça em um tempo mais “natural”.

Além do mais, identificar o nível de desgaste dos pneus da frota através da profundidade dos sulcos é crucial para evitar que cheguem a seu limite mínimo de 1,6 mm.

Observar os tipos de desgaste que aparecem e providenciar as correções necessárias

Ao coletar dados sobre a profundidade dos sulcos e identificar irregularidades nos desgaste, torna-se possível entender as causas prováveis do problema e determinar as melhores soluções para cada caso.

Também é uma tarefa bastante importante para seguir a legislação sobre pneu e evitar a multa de pneus careca.

Conheça outros cuidados com os pneus da sua frota em nosso material gratuito. Faça o download do Guia da Gestão de Pneus.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.