Faça sua inspeção de frotas como um verdadeiro profissional

O que você precisa fazer para que a inspeção de frota da sua empresa seja melhor? Confira 4 dicas que vão te trazer mais resultados positivos!
Como fazer uma inspeção de frotas mais eficiente.

A inspeção de frotas está diretamente relacionada com a manutenção dos veículos. Isso é óbvio. Mas, quais são algumas boas práticas para ter inspeções efetivas?

Afinal, são elas que garantem caminhões bem conservados e disponíveis sempre que necessário (evitando a ociosidade de veículos). Também previne os imprevistos e acidentes em viagens, aumentando a produtividade — ainda entre outros benefícios!

Sabia que até mesmo a legislação cobra que os seus veículos estejam bem cuidados? Por tudo isso que estamos falando, a inspeção de frotas se tornar crucial.

Agora que você entende o peso dessa responsabilidade, também trouxemos algumas dicas fundamentais para realizar a inspeção na sua empresa de transportes.

Frequência de inspeções

Claro que a frequência depende do veículo e o uso deste, mas de qualquer maneira, você deve ter um plano definido para as inspeções de cada caminhão. Há diferentes maneiras de definir um cronograma de manutenção preventiva, um bastante comum é a cada 10 mil km rodados.

Porém, você pode analisar o que funciona melhor para a sua frota. Às vezes, é preciso de inspeções de frota semanais, às vezes uma inspeção mais completa por mês ou mesmo a cada 6 meses. 

Para entender o melhor planejamento para seus veículos, use ferramentas digitais (como o checklist eletrônico) e priorize a coleta e análise de dados. Assim, você tem informações mais concretas e baseadas na realidade da sua rotina de frota.

Por consequência, também toma decisões mais inteligentes e acertadas.

Inspeção antes e depois das viagens

Quando falamos de verificações completas do veículo, o intervalo de tempo se justifica. Contudo, a inspeção diária é igualmente necessária para averiguar o real estado e condições de rodar do veículo. 

E não basta apenas a inspeção rápida antes da viagem, é preciso realizar um checklist no retorno!

Afinal, muitas coisas podem acontecer durante uma viagem, seja uma queima de farol ou uma pedra que bateu no vidro retrovisor causando uma rachadura. Portanto, deixar de analisar o veículo atrasa os consertos e pode atrasar viagens e entregas, causando insatisfação de clientes e mesmo quebras de contratos.

Já ouviu falar no efeito “bola de neve”? Pois é isso que ocorre aqui. Um detalhe que pode se transformar em algo gigante e gerar consequências graves ao seu negócio.

Essa rotina de inspeções diárias de saída e retorno, para pequenas rotas, também cria nos motoristas um senso de auto-responsabilidade, sendo ele o principal contato do veículo com a correção dos problemas que surgirem.

Checklists personalizados

A personalização dos checklists de veículos é recomendada porque cada caminhão tem suas particularidades a serem inspecionadas. 

Para criar diferentes listas, o papel não é prático, né? O que muitos gestores acabam fazendo é criar um grande checklist generalizado e solicitar aos motoristas que inspecionem apenas aquilo que fizer sentido ao veículo do momento.

Por isso, para muitas frotas, a personalização de checklist se assemelha a um pesadelo. 

Mas tem solução, é claro!

O checklist digital já existe há alguns anos e vem facilitando demais a verificação de veículos. Justamente por esse motivo que o nosso último tópico é:

Digitalização da inspeção de frotas

Enquanto um checklist de papel ou mesmo o uso de planilhas exige um trabalho mais manual dos motoristas e gestor, o check digital simplifica tudo com as atualizações em tempo real.

Então, ao invés de o motorista verificar e anotar todos os itens, passando para o gestor inserir nas planilhas do computador posteriormente, todos os dados são inseridos diretos no  sistema (aplicativo) pelo smartphone no momento da inspeção de frota. Inclusive, atualizando para todos no momento em que o check é finalizado.

Além disso, esse tipo de plataforma já automatiza a criação de diversos relatórios! Basta que você escolha o que precisa analisar e o período desejado. O sistema te entrega tudo em um único lugar.

Você pode conhecer mais de nosso checklist (e inspeção de frotas) em nosso canal do YouTube:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.