“Como gestores de alto nível fazem a gestão de pneus”, esse foi o tema da live #90 no canal do Júlio César – Gestão de Frotas.
Júlio César já iniciou a transmissão dando um pequeno spoiler do que estava por vir, comentando que não é com planilha de controle de pneus, pois esta tem limitações.
Ainda completou: “a live de hoje é um nível a mais”.
Veja agora todos os temas debatidos e as conclusões geradas.
Dificuldades na gestão de pneus
Os níveis de dificuldade na gestão de pneus podem variar desde quem já faz o controle e quer otimizar, até as pessoas que ainda não acreditam em tecnologia logística.
Como você pode perceber, a disparidade é gigante na questão “gestão de pneus”.
Inclusive, acaba não sendo um tema tão comumente falado.
Muito temos falado sobre gestão de frotas, na totalidade, e mesmo sobre manutenções. Mas, falando sobre pneus, o Prolog é um dos primeiros e principais hubs para encontrar informações e uma solução específica para controlar os itens.
Planilha gratuita para o controle de pneus na frota


Por onde começar
Jean indica começar pelo básico: fazer um controle de pneus. Isso significa saber qual a marca comprada, modelo, preço de compra, em qual posição o pneu foi aplicado, qual a quilometragem do veículo, e assim por diante.
“Muita gente não faz nem o básico, que é marcar o pneu a fogo.”
Sem essas informações, não existe gestão de pneus. Então, se você ainda não faz isso na sua frota, precisa começar imediatamente — e até mesmo contratar um gestor de pneus.
Inspeção de dados na gestão de pneus
A lógica é até simples:
Se você não monitora frequentemente os dados dos pneus, a profundidade da borracha, dos sulcos, faltam dados para analisar. Da mesma maneira, é preciso medir a pressão dos pneus.
Tudo isso, claro, deve ser feito com ferramentas que tragam precisão.
Problemas no processo manual
Jean fala sobre 4 possíveis problemas no processo manual de inspeção dos pneus:
- Há pouca precisão na parte da leitura e análise de dados.
- O processo manual é árduo e demorado, tendo pouco engajamento da equipe e prejudicando o cumprimento do cronograma.
- Existe um retrabalho. Afinal, é realizada a inspeção no papel, depois a digitação na planilha, e é necessária a análise de cada pneu individualmente para saber onde abrir cada ordem de serviço. Os dados acabam não sendo tão confiáveis.
- Os trabalhadores demoram mais tempo na inspeção dos pneus, fazendo menos funções durante seu período de trabalho.
Consequências
Todos esses problemas citados podem gerar consequências como:
Não ter dados para analisar e tomar decisões, não ter como calcular o CPK (custo por quilômetro) de cada pneu, entre outros.
Para saber qual pneu é realmente bom, qual vale a pena, etc. tem que saber o CPK. Esse cálculo complexo só consegue ser feito com todas as informações do pneu, desde o valor até a quilometragem com a qual ele foi descartado.
Além disso, você precisa saber a profundidade para saber se o desgaste está regular. Sem essa informação e sem o controle de pressão dos pneus, “salvar” a carcaça do pneu e ter a possibilidade de recapagem será bastante complicado.
Soluções para os problemas na gestão de pneus
O que fazer para evitar esses problemas e consequências?
Para começar, faça o cálculo da calibragem ideal. Ou seja, analise o desgaste dos pneus. Assim, em caso de irregularidade, ajuste a pressão (acima ou abaixo do utilizado no momento) e analise o desgaste dos próximos 4 a 5 meses.
Em caso de continuidade da irregularidade, ajuste novamente “ao contrário” (se você aumentou no primeiro momento, diminua no segundo e vice-versa).
Aqui vai um adendo importante: a pressão ideal de trabalho é medida pelo tipo de veículo, pneu e viagem (considerar condições das estradas, tipo de estrada, distância percorrida, etc.).
Ferramenta do Prolog
A grande — e tecnológica — solução que trouxemos é, claro, o kit para gestão de pneus do Prolog, reunindo o kit aferidor e sistema digital de armazenamento e análise de dados.
Nosso profundímetro propõe encurtar o procedimento de inspeção dos pneus, facilitar o processo de coleta de sulcos e pressão. Ele conta com altíssima precisão, sendo totalmente tecnológico, e retira todo o retrabalho do processo.
Todos os dados coletados pelo aparelho são transmitidos via bluetooth para a base de dados do Prolog.
As ordens de serviço são abertas automaticamente, pois o sistema apresenta análises automatizadas. Desse modo, não é necessário ter um analista de pneus checando um por um para descobrir qual precisa de reparos ou descartes.
Inclusive, o sistema trata até de valores, fazendo os cálculos de CPK do pneu e da recapagem — por vidas.
Lançamento da parceria Contele Rastreador e Prolog
Após toda a conversa, apresentamos então essa nova parceria!
Todos os usuários da Contele Rastreador terão desconto fixo mensal de 10% para fazer a assinatura da solução completa do Prolog. O kit inclui a sonda de aferição, a mangueira para medição da pressão, um smartphone com a pulseira e o acesso ao sistema.
Por que vale a pena? Fazer essa gestão de pneus dá muito ROI — em combustível, pneus e para as suas operações de transportes como um todo.
Conheça mais de nossa solução.
Bônus: tira-dúvidas no chat da live
Essas foram algumas questões que surgiram durante a apresentação de Jean e Júlio César:
Cada veículo tem que ter um equipamento ou ele serve para vários veículos?
Resposta: ele serve para vários. A recomendação é que seja adquirido um kit para cada garagem (filial, base de manutenção, borracharia, etc.) da operação.
Após x tempo de aluguel, o equipamento de torna propriedade do inquilino?
Resposta: O equipamento nunca se torna propriedade do inquilino, pois não faz sentido você adquirir a sonda de aferição sem ter o sistema. Eles estão atrelados. O modelo de aquisição é apenas por assinatura mensal.
Como o aparelho identifica o pneu para compilar os dados?
Resposta: Todas as movimentações são feitas de maneira digital no sistema do Prolog. Dessa forma, o sistema sabe qual pneu está em cada local.
Prolog é um software só de pneus ou é um software que contempla toda a manutenção?
Resposta: O principal foco é no modelo de gestão de pneus e um segundo módulo de checklist.
Confira as respostas em mais detalhes e outras perguntas assistindo a live completa.