Por que a tecnologia na gestão de frotas é tão impactante?

A importância da tecnologia na logística é inerente às frotas, mas o conceito “tecnologias disruptivas” ainda é vago. Venha entender agora.
a importância da tecnologia na logística depende de como você a utiliza

Além de aumentar a eficiência e reduzir custos na gestão da cadeia de suprimentos, a importância da tecnologia na logística também se dá pelas melhorias significativas na qualidade dos dados gerados em cada etapa.

Nos últimos anos, houve uma mudança na forma como a logística está sendo tratada. Em vez de apenas transportar mercadorias, é um processo que inclui uma variedade de tecnologias e sistemas de informação diferentes projetados para fornecer um serviço completo.

Apenas entre 2015 e 2020, mais da metade das logtechs existentes hoje foram fundadas. Dentre elas, soluções para gestão logística, gerenciamento de estoque e armazéns, marketplace de fretes, e assim por diante.

Cada pequena etapa das operações de transporte estão sendo renovadas com sistemas automatizados. Isso se torna possível graças ao desenvolvimento de:

Tecnologias disruptivas na logística

As tecnologias disruptivas podem ser caracterizadas como um serviço de melhor qualidade que não eram oferecidas de maneiras “tradicionais”.

Em outras palavras, elas não são necessariamente novas soluções, mas soluções já existentes aplicadas de forma inteligente por meio da tecnologia.

Hoje, ainda há muita resistência na adoção dessas ferramentas e na modernização dos processos logísticos. Por isso, a quebra de paradigmas e culturas tradicionalistas deve acontecer, principalmente, dentro das empresas de transporte.

Enquanto a maioria dos gestores está preocupada com a redução de custos, o olhar sob as soluções tecnológicas é de cautela.

O motivo: 

Essas ferramentas têm, em grande parte, um custo inicial alto e existe a desconfiança na entrega de resultados e ROI.

Também há o medo de diversos colaboradores em perder espaço (e emprego) para as tecnologias quando, na verdade, o que eles precisam é aprender a utilizar as ferramentas para aumentar a produtividade.

Ao contrário do que muitos pensam, as tecnologias agregam muito valor e tornam a empresa mais competitiva.

Importância da tecnologia na logística

Não podemos deixar de pensar sobre os diversos processos envolvidos no supply chain management. Isto é, na gestão da cadeia de suprimentos (SCM). As diversas etapas, do planejamento à entrega final de um produto,  são necessárias para manter a conveniência e a satisfação do cliente — para ambas as partes.

Apesar da precisão com que esse processo é executado, muitas vezes há surpresas que os proprietários de empresas de transporte nunca serão capazes de planejar devido a complexidades relacionadas ao comportamento humano ou fatores ambientais.

Quando a tecnologia está envolvida, esses imprevistos diminuem consideravelmente,  e muitos problemas podem ser resolvidos antes que se tornem problemas.

Por exemplo, o descarte de pneus passa a ser planejado e totalmente consciente.

Um controle rigoroso dessas peças por meio de um software de gestão de pneus permite a visualização exata do desgaste ocorrendo e a correção dos possíveis problemas para prolongar e aproveitar toda a vida útil do pneu. Da mesma forma, permitindo a recapagem e uma nova vida ao pneu.

Exemplos (e tendências) de tecnologia na logística

Essas são algumas tecnologias que estão trazendo a inovação em logística que viemos falando:

  • Veículos autônomos que seguem rotas pré-programadas e inteligentes;
  • Impressão 3D em construção de peças para ferramentas e peças de reposição em pontos de distribuição;
  • Entrega de drones utilizando IA para responder às solicitações dos clientes;
  • Blockchain para aumentar a segurança no compartilhamento de informações;
  • Internet das Coisas (IoT) que utiliza uma rede de dispositivos menores para aprimorar as mensagens de dados.
  • Big Data pode rastrear qualquer coisa, desde localização, níveis de temperatura e assim por diante.

E não é só de hoje que falamos em tecnologias logísticas, portanto, se você ainda não recebe as nossas novidades em primeira mão, assine nossa newsletter!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.