Identificação do motorista da frota: porque é importante?

Entenda a importância e como fazer a identificação do motorista na gestão de frotas e operações de transporte.
Entenda como fazer a identificação do motorista de uma frota.

A identificação do motorista em uma frota é uma ferramenta para reduzir custos e aumentar o nível de segurança e responsabilidade em suas operações.

Isso porque essa prática vai além do simples reconhecimento do condutor, se integrando à gestão de riscos, otimização de desempenho e conservação dos veículos frota. 

Conhecer quem está na condução de um veículo abrange tanto questões de regulamentação trabalhista, quanto de eficiência operacional. Por isso, implementar um método eficiente de identificação de motoristas é fundamental.

Veja a seguir:

  • O que é a identificação do motorista na frota?
  • Por que fazer a identificação do motorista na frota?
  • Como identificar um motorista?

O que é a identificação do motorista na frota?

A identificação do motorista na frota é um processo que permite aos gestores de frota saber exatamente quem está conduzindo cada veículo em todos os momentos.

Essa prática pode tanto ser manual, por meio de papéis e planilhas, quanto envolver o uso de tecnologias para identificação do motorista e sistemas para registrar e monitorá-los quando eles assumem o controle de um veículo.

O objetivo é garantir que cada viagem seja atribuída ao motorista correto, permitindo um acompanhamento preciso do comportamento de condução. E, assim, facilitando a atribuição de responsabilidades em caso de incidentes. 

Além disso, é uma maneira de coletar dados para análises de desempenho e eficiência operacional individualmente.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Por que fazer a identificação do motorista da frota?

Reduzir multas e infrações

A identificação precisa dos motoristas ajuda na redução de multas e infrações, pois assegura que a responsabilidade pelas infrações de trânsito seja atribuída corretamente ao motorista responsável.

Isso facilita o gerenciamento de pontos na carteira de habilitação e evita penalidades injustas para outros motoristas.

Além disso, ao identificar padrões de infrações, os gestores podem focar em treinamentos específicos para melhorar o comportamento no trânsito.

Melhorar hábitos de direção

Ao monitorar e identificar os motoristas, os gestores de frota podem analisar hábitos de direção e implementar programas de treinamento personalizados para promover uma melhoria contínua nas práticas de condução.

Além de reduzir os riscos de acidentes, também aumenta a eficiência do combustível, diminuindo os custos operacionais.

A identificação do motorista também incentiva uma maior responsabilidade e conscientização sobre a importância de dirigir com segurança.

Aumentar a segurança das operações de transporte

Realizar a identificação permite que os gestores saibam quem está ao volante em todos os momentos, facilitando uma resposta rápida em casos de emergência.

Além disso, em caso de identificação de comportamentos de direção perigosa, os motoristas em questão podem ter sua atenção chamada, onde serão submetidos a treinamentos para garantir a segurança na direção e no transporte.

Promover jornadas de trabalho mais justas

A identificação correta contribui para que as jornadas de trabalho sejam registradas com precisão, assim permitindo uma gestão de horas de trabalho mais justa. Isso evita a sobrecarga e garante que todos os motoristas cumpram as horas regulamentares.

Inclusive, isso é uma obrigatoriedade na gestão de frotas, garantindo a adequação com as normas previstas na Lei do Motorista.

Também auxilia na distribuição adequada das tarefas e no cumprimento das normas trabalhistas.

Evitar processos trabalhistas

Manter os registros detalhados é uma maneira de resolver rapidamente qualquer questão legal que possa surgir em relação às horas trabalhadas e atividades realizadas, além de aspectos relacionados às condições de trabalho.

Incentivar a produtividade

Com dados precisos sobre quem está ao volante em cada uma das rotas, os gestores podem analisar o desempenho individual, identificar áreas para melhorias e reconhecer os motoristas que demonstram excelência em suas rotinas.

Dessa forma, você pode impulsionar a eficiência e aumentar a produtividade da frota.

Como identificar um motorista na sua frota?

Planilha de controle de motoristas

Uma planilha de controle de motoristas é um método tradicional, porém eficaz, para registrar quem está utilizando cada veículo da frota.

Nesse método, há duas alternativas: uma delas é o próprio motorista registrar manualmente suas informações, como nome, data, hora de início e término da jornada, e o veículo que está utilizando. 

A outra alternativa é o gestor realizar o preenchimento todos os dias, o que envolve uma tarefa de iniciar e finalizar o dia identificando todos os motoristas e suas respectivas atividades.

Embora seja simples, requer uma disciplina rigorosa para manter a precisão e a atualização constante das informações. 

Pode ser uma abordagem mais adequada para frotas menores ou onde a tecnologia avançada não é uma opção viável no momento.

App de motorista

Um aplicativo de motorista é uma solução tecnológica moderna que permite o registro digital e o acompanhamento dos motoristas de uma frota.

Na maioria dos casos, por meio deste tipo de aplicativo, os motoristas podem fazer check-in e check-out nos veículos, registrar suas rotas e horários e até mesmo comunicar problemas ou manutenções necessárias.

É um modelo de sistema que oferece maior precisão e facilidade de uso, além de proporcionar aos gestores de frota acesso a dados em tempo real e relatórios detalhados.

Cartão RFID

O uso de cartões RFID (Identificação por Radiofrequência) na gestão de frotas é uma forma eficiente de identificar motoristas. Nesse caso, cada motorista possui um cartão único que, ao ser usado para acessar um veículo, registra automaticamente quem está ao volante.

Ele oferece uma boa precisão e minimiza a possibilidade de esquecimentos.

Checklist diário de veículo

O checklist diário de veículo é uma prática que envolve a verificação e o registro de condições do veículo por parte do motorista antes de cada jornada. 

Esse processo não só ajuda na identificação do motorista que está utilizando o veículo, mas também assegura a manutenção da segurança e eficiência do veículo.

O checklist pode incluir itens como condições dos pneus, níveis de combustível e funcionamento dos faróis. Ao final da inspeção rotineira, o motorista realiza a assinatura eletrônica do checklist, certificando que é o responsável pelo veículo naquele momento.

Se você ficou interessado em aprimorar a gestão de motoristas na sua frota com a assinatura eletrônica, agende agora uma demonstração gratuita do Checklist Eletrônico Prolog App.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.