Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Sua frota precisa da gestão de veículos? Descubra aqui!

A gestão de veículos é fundamental para a otimização de custos e manutenção de frotas. Veja o que engloba e porque é tão importante.
Se ainda não tem uma gestão de veículos na sua frota, leia esse post.

A gestão de veículos é uma forma estratégica e operacional de centralizar atividades de manutenção de uma empresa, garantindo que tudo funcione perfeitamente.

É através dela que o controle de custos e prevenção de riscos de uma frota são avaliados. Por isso, o seu gerenciamento deve ser considerado um dos fatores mais importantes de uma transportadora.  

Com a aplicação de práticas eficientes na gestão de frotas, é possível traçar rotas melhores, controlar a quilometragem rodada e, ainda, atender um maior número de clientes.

Apesar de toda a complexidade envolvida, existem ferramentas e processos que podem facilitar o sucesso financeiro e operacional da sua empresa. Continue lendo para saber como funciona.

O que é a gestão de veículos?

A gestão de veículos é responsável por melhorar a entrega dos serviços aos clientes, além de reduzir custos com combustível e manutenção de todos os tipos de veículos usados pela empresa.

Ainda mais, consegue trazer benefícios como:

  • Prevenção de acidentes e multas;
  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Aumento de produtividade;
  • Maior eficiência no trabalho.

Existem diversas áreas de gestão para que tudo ocorra sem problemas nas operações de transporte de uma empresa, como a gestão de manutenção, de pneus e de motoristas. 

Esta é apenas mais uma peça para auxiliar na economia e eficiência da sua frota.

KIT
Cheklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Mas, o que está incluso nessa etapa? Confira:

O que engloba a gestão de veículos?

  1. Manutenção: procedimentos básicos como troca de óleo, pastilhas de freio e checagem de pneus garantem que não haja imprevistos durante o trajeto a ser seguido.
  2. Planejamento das rotas: roteirizar traz segurança ao veículo e ao condutor, pois evita estradas em más condições e trajetos perigosos.
  3. Treinamento da equipe: é preciso orientar a sua equipe com informações básicas que envolvem uma direção mais consciente, a administração de aplicativos e sistemas, além de leis de trânsito e as suas atualizações.
  4. Rastreamento: rastrear os caminhões permite auxiliar os motoristas caso ocorra algum imprevisto durante a viagem, aumentando a segurança do veículo, do motorista e da carga.
  5. Controle de custos: com um sistema de gestão é possível também detectar gastos excessivos, ajudando na tomada de decisões mais competentes.

O que faz um gestor de veículos?

O gestor de veículos é o responsável direto por questões econômicas, técnicas e mecânicas dos caminhões da frota. Afinal, a gestão de caminhões em uma frota de veículos só acontece com um profissional qualificado frente à tomada de decisões da empresa.

No entanto, sua atividade vai além de organizar e otimizar custos. Suas principais tarefas incluem:

  • Contribuir para aumentar a produtividade da frota;
  • Evitar a ociosidade dos veículos;
  • Elaborar o fluxo dos processos de compra e renovação dos veículos da frota;
  • Dar suporte técnico aos motoristas;
  • Otimizar processos internos do setor;
  • Acompanhar o ciclo de manutenção.

Por que é importante ter esse pilar na gestão de frotas?

A gestão de veículos é apenas um elemento entre vários que compõem a gestão completa de uma frota.

Porém, é a partir dela que o gestor e sua equipe se tornam cada vez mais preparados para solucionar eventuais emergências.

Ainda mais, contribuir para fornecer qualidade e desempenho nas operações, auxiliando o motorista em uma entrega bem sucedida e fornecendo um gerenciamento inteligente, capaz de gerar relatórios que trazem resultados perceptíveis para os negócios.

Desta forma, é possível apostar em soluções e ferramentas que proporcionam uma leitura de dados simples, segura e precisa na hora de tomar decisões.

O gestor de veículos, então, pode administrar custos operacionais e trazer mais eficiência à transportadora.

Em outras palavras, a gestão de veículos traz resultados em objetivos e metas para a empresa, desde que realizada com organização e habilidade de planejamento.

Para continuar entendendo a complexidade e como trazer eficiência à gestão de sua frota, confira o nosso e-book completo e gratuito sobre o assunto: clique aqui para começar o seu download.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.