Prolog App - Checklist Eletrônico

Procurando uma solução de Checklist Eletrônico para a sua frota?

Como fazer uma boa gestão de frota de caminhões?

O que é a gestão de frota de caminhões e porque ela é necessária nas suas operações? Confira a resposta aqui.
Entenda a gestão de frota de caminhões.

Saber fazer a gestão de frota de caminhões é essencial para gerar resultados mais satisfatórios na sua empresa, seja pela redução de custos ou pelo aumento da segurança nas rotas.

Para isso, diversas etapas são necessárias. Inclusive, a de você ter pleno entendimento do que é essa gestão e sua importância. Assim, existe uma maior garantia de que todos os passos serão realizados na rotina para gerar, de fato, os resultados esperados.

É comum encontrarmos gestores que negligenciam algumas tarefas e, depois, não conseguem cumprir com os objetivos e metas propostos. Nesses casos, é justamente porque ele não tinha o conhecimento do que vamos apresentar agora:

O que é a gestão de frota de caminhões?

É um tipo de gestão voltada exclusivamente às frotas de caminhões. Nela, acontece o controle total dos veículos, desde o planejamento de ações até a parte operacional.

Geralmente, ela é realizada por alguém que já possui ampla experiência no setor e conhece muito de veículos pesados.

Qual a importância da gestão de frota de caminhões?

Importância da gestão de frota de caminhões.

Os caminhões são veículos pesados e de alto valor aquisitivo, portanto, ter uma gestão voltada a eles é fundamental aos objetivos de redução de custos na frota. Além disso, com os mesmos cuidados, também é possível melhorar a segurança nas operações de transporte, reduzindo o número de acidentes por falhas mecânicas.

Os benefícios que tornam a gestão de frota de caminhões essencial são:

Redução de custos

Quando falamos em custos, são diversos fatores envolvidos, desde os gastos com combustível até a aquisição de novos veículos.

Ter um controle próximo de cada área da frota é essencial para saber exatamente o quanto está sendo gasto e qual a perspectiva de economia que pode ter em cada uma delas.

Além disso, partindo do princípio de ter controle total sobre os processos, a gestão de frota de caminhões auxilia na identificação de possíveis situações que podem gerar problemas maiores, como o desgaste de pneus.

Produtividade e agilidade na rotina da operação

Com uma gestão bem feita, principalmente adotando soluções tecnológicas, você tem benefícios em diversas frentes:

  • Para os motoristas: recebem ferramentas práticas, que visam tornar processos de inspeção de veículos e de pneus mais rápidos e práticos.
  • Aos mecânicos: as ordens de serviço chegam mais rápido à oficina, sendo de fácil acesso e mais completas que uma OS gerada à mão.
  • Na visão do gestor de frota: tem em mãos dados concretos sobre a sua operação, recebendo relatórios e gráficos prontos para analisar e tomar suas decisões.

Durabilidade dos veículos

A gestão de frotas de caminhões prevê, também, que a manutenção preventiva seja realizada. Dessa forma, evitando que pequenos problemas rotineiros se tornem em uma quebra de veículo ou acidente na estrada.

É preciso ter um padrão para realizar a inspeção da frota, sempre verificando os itens cruciais diariamente e tendo uma previsão de serviços de alinhamento de rodas, troca de molas da suspensão, e assim por diante.

Como fazer uma boa gestão de frota de caminhões?

1 – Listagem de ativos

Como qualquer frota, para começar a sua gestão, é preciso listar todos os veículos da operação, estejam disponíveis para uso ou não. Afinal, mesmo os veículos ociosos trazem custos ao seu negócio e devem ser contabilizados para determinar, também, qual o destino deles.

Nesse registro, você poderá identificar também elementos como:

  • Modelo e marca;
  • Quilometragem rodada de cada caminhão;
  • Data da última inspeção;
  • Se há ordem de serviço em aberto;
  • Ano do veículo;
  • Entre outras informações.

2 – Levantamento de gastos

Depois, você pode começar a organizar os gastos da operação e identificá-los entre fixos e variáveis. Assim, estabelecendo um padrão médio de valores a serem direcionadas em cada área da frota de caminhões.

Por exemplo, quanto deve ser guardado para a aquisição de novos modelos de veículos, qual a média de gasto mensal com combustível, e assim por diante.

3 – Determinação de ações diárias na operação

O que cada colaborador deve fazer para ajudar na sua gestão? Os motoristas, por exemplo, devem realizar o checklist de inspeção dos caminhões todos os dias, solicitando serviços preventivos sempre que necessário.

Dessa forma, contribuem à sua gestão evitando que os veículos deem problemas e gerem custos maiores no seu orçamento.

4 – Aplicação de ferramentas que contribuam com a gestão

Descobrir quais são as principais ferramentas que coletam os dados que você precisa para a sua gestão, e participar das demonstrações de produto, pode ser um trabalho um pouco demorado, mas que traz a recompensa rapidamente.

Dê foco total naquilo que realmente resolve um problema da rotina da sua operação.

5 – Análise dos indicadores de desempenho

Toda ação diária da frota coleta algum tipo de dado: 

  • As inspeções mostram os principais problemas dos veículos e motoristas que mais causam danos aos caminhões. 
  • O monitoramento de rotas auxilia no controle de quilometragem e tempo de vida útil de um veículo.
  • As inspeções de pneus geram o cálculo de Custo por Quilômetro e permitem entender quais os modelos de pneus mais eficientes para a sua operação, gerando economia na hora de comprar novos ativos.

Portanto, é essencial ter na sua lista de tarefas o acompanhamento e análise dos indicadores, sempre entendendo o desempenho da frota e onde pode melhorar ainda mais.

Dica de ouro para uma gestão econômica e de alta performance

Para conseguir os melhores resultados em uma gestão de frota de caminhões, você deve dar muita atenção à área de manutenção preventiva dos veículos. 

Afinal, eles são fundamentais para a frota. Seu bom funcionamento permite gerar economia nas demais áreas, como combustível e pneus.

Por isso, tenha um processo completo de gestão de manutenção na sua rotina e até traga alguém para ficar responsável e dar toda a atenção que essa área precisa.

Por exemplo, para criar diferentes modelos de checklist de inspeção para desempenhar a manutenção da frota — algo que talvez você, cuidando de todas as demais questões burocráticas e administrativas da frota, não consiga fazer.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva tem um nome bastante descritivo. Ou seja, é uma manutenção feita para prevenir problemas e acidentes no veículo durante uma viagem. Dessa maneira, deve ser realizada antes de qualquer veículo sair para uma nova operação. 

Se o motorista for apto a essa tarefa — na maioria dos casos —, ele mesmo pode fazer a checagem do caminhão. Caso contrário, a empresa deve aderir a uma equipe de mecânicos na frota, para dar conta do trabalho.

Através de um checklist de veículos, diversos itens são listados e devem ser inspecionados a fim de determinar se estão danificados ou desgastados. Outros fatores, como o óleo do motor e a calibragem dos pneus, são essenciais para o bom funcionamento de um veículo e devem, igualmente, constar na lista de inspeção.

Esse processo de manutenção na gestão de frota de caminhões é o que ajuda a manter uma alta performance e produtividade nas operações.

Como fazer uma manutenção preventiva na gestão de frota de caminhões?

Como mencionamos, o checklist para manutenção é essencial. Ajuda a tornar a tarefa mais rápida e prática, otimizando a operação de transporte da empresa. 

Nos últimos anos, muitas soluções surgiram para facilitar o trabalho dos gestores. Dentre as alternativas, o checklist digital (também chamado de “eletrônico”) ajuda a tornar a manutenção preventiva mais rápida. 

Depois, para fazer a manutenção preventiva de forma correta, é preciso ter uma equipe capacitada.

Em adição, é preciso ter uma rotina de manutenção e um cronograma com a previsão das próximas datas de inspeção dos caminhões.

Dito isso, o próximo passo é: checar tudo no caminhão!

Para os checklists diários, cheque tudo o que for essencial para uma rota, incluindo os faróis, freios e cinto de segurança. Pense tanto no que garante a segurança do motorista e da carga, quanto aquilo que está descrito na legislação.

Quando for realizar viagens de longa distância, ou para inspeções de menor frequência, como as semestrais, precisa de um checklist completo. 

Deve-se conferir os componentes internos, a injeção eletrônica, o compartimento do motor, os componentes inferiores, a geometria, os freios e o escapamento.

É importante notar que esses são os “grandes grupos” do checklist. Dentro de cada um deles, há vários detalhes inclusos.

Por exemplo, quando falamos em motor, é preciso conferir o óleo, se há algum vazamento, ver o nível do reservatório do líquido do arrefecimento, etc.

Ainda mais, os pneus devem entrar no checklist. Apesar de serem uma gestão quase à parte da geral, eles precisam ser conferidos antes da viagem — tanto para analisar as condições de uso quanto para fazer a calibragem correta.


O Prolog contribui tanto para a sua gestão de manutenção quanto para a gestão de pneus da frota: conheça nossas soluções e como melhoram os resultados das suas operações de transporte.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.