Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

5 erros que você precisa parar de cometer no seu gerenciamento de frotas

Qualquer gestão é acompanhada de erros, mas o importante mesmo é o quanto você aprende e melhora a partir deles. Veja agora 5 equívocos no gerenciamento de frotas e o que fazer para acertar de vez.
Fazer um gerenciamento de frotas eficiente é sobre aprender com os seus erros.

Para atingir todos os objetivos da transportadora, o gerenciamento de frotas deve contar com o mínimo de erros possível.

A partir de hoje, você vai poder aplicar novos conhecimentos na sua gestão e começar a implementar alguns novos processos para corrigir erros que talvez esteja cometendo na sua frota.

Contudo, é importante que você tenha em mente: 

Antes de iniciar qualquer coisa, você precisa de um planejamento estratégico que defina a necessidade da nova ação sendo realizada (assim como a análise do porque ela é necessária), uma visão dos resultados que espera obter e qual é o passo a passo para que a implementação seja finalizada.

Agora, confira alguns dos principais erros e, caso esteja cometendo algum na sua frota, já dê andamento no plano para corrigi-los!

1 – Pecar na contratação e oferta de treinamentos

Contratar pessoas sem as qualificações necessárias para pagar mais barato na mão-de-obra é algo que deve ser evitado. Os motoristas, por exemplo, têm um papel crucial na conservação dos veículos e na redução de custos da frota.

Claro que você pode trazer colaboradores com menos experiência e treiná-los para terem um bom desempenho, mas certifique-se de que estão todos aptos a encarar o trânsito rodoviário — afinal, eles também representam a imagem da empresa.

Por outro lado, você pode focar em contratar as pessoas mais experientes e bem recomendadas do mundo. Ainda assim, vai precisar investir em treinamentos. Embora a experiência que tiveram fora da sua empresa seja um benefício, é necessário que se adequem ao modelo de trabalho da frota também.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Portanto, elas devem passar por um período de adequação aos métodos aplicados na frota e devem receber treinamentos como qualquer outro colaborador receberia.

Inclusive, ao mesmo tempo em que um motorista iniciante não tem “as manhas” de um veterano, o motorista que já tem 30 anos de estrada também pode cometer erros que um novato não cometeria.

Os treinamentos devem ser para todos, independente se apresentaram os melhores resultados. Aprender e/ou relembrar nunca é demais.

2 – Não ter um meio de controle de processos e gerenciamento de frotas

Ao falhar em ter controle sobre os processos, você deixa de ganhar conhecimentos importantes na sua frota — que podem gerar economia, aumentar a eficiência e produtividade das operações.

A dizer um processo de inspeção veicular diário cujo motorista leva até 3 minutos para finalizar. Saber disto permite que você entenda quantas inspeções pode programar em um único dia, quantos inspetores são necessários para verificar todos os veículos da operação, entre outros.

Ter esse tipo de controle é essencial para você conseguir realizar um planejamento estratégico, definindo metas conscientes e, de fato, alcançáveis.

3 – Deixar de dialogar com os outros setores da cadeia de suprimentos

Os setores dessa cadeia de suprimentos incluem desde o fornecedor passando pela armazenagem, o transporte propriamente dito, o comerciante, etc. Depende um pouco do tipo de mercadoria, mas em qualquer situação, é preciso que todos os setores tenham uma comunicação clara e direta.

Na verdade, cada etapa tem um gestor, e esses sim devem estar em contato. É uma questão de alinhamento de tarefas, determinação de prazos e desvio de problemas que podem afetar o consumidor final — gerando uma perda de confiança da empresa contratante do transporte.

É, sim, um sistema complexo. Por isso a ajuda da tecnologia costuma ser utilizada, os sistemas de gerenciamento de frotas e supply chain, ERPs, TMSs, todos podem ajudar de alguma forma.

Para saber a melhor alternativa, é preciso entender antes o funcionamento da sua empresa e suas conexões — e aqui já relembramos o erro #2, controle seus processos para analisar o que realmente é necessário!

4 – Fazer apenas manutenção corretiva no gerenciamento de frotas

É verdade que a manutenção corretiva é a mais comum, então…por que é um erro?

Porque ela é mais cara e menos eficiente.

O cronograma da prevenção inclui a inspeção dos veículos em busca de problemas em potencial — como a necessidade de trocar o óleo do motor, de corrigir vazamentos, e assim por diante.

Quando você pula esse passo e espera uma situação acontecer para levar o veículo à manutenção corretiva, impacta toda a operação de transporte, gerando atrasos nas entregas, custos maiores e aumentando o tempo de ociosidade dos veículos.

Sabe o que é ainda pior?

Ter um caminhão problemático no meio da viagem. Os gastos para fazer o veículo continuar sua rota serão maiores por ser uma emergência e a credibilidade das oficinas e borracharias na estrada nem sempre é a melhor. 

Isso, também, considerando que um mecânico e todas as peças necessárias para a correção estão disponíveis.

Por esse motivo, o checklist de saída é tão importante. Uma inspeção geral do veículo para confirmar que ele está em condições de rodagem deve ser parte da rotina da frota.

5 – Falhar na realização da inspeção dos pneus

Existe um grau de diferença entre fazer a manutenção dos veículos e dos pneus. No momento da inspeção do veículo, deve-se analisar o pneu apenas superficialmente — existe algum desgaste notável em algum pneu?

Enquanto isso, na inspeção de pneus, a análise vai mais a fundo. Nesse momento, usa-se um aferidor específico para coletar as informações sobre a profundidade dos sulcos e a pressão de cada pneu no veículo.

Esses dados indicam a necessidade de calibragem dos pneus, assim como de troca ou reforma para cada peça.

Sabia que os pneus influenciam diretamente no consumo de combustível? Como são os itens em contato direto com o chão, eles afetam o veículo por inteiro. Assim, a cada problema que tiverem, você observará os resultados em uma incidência maior de problemas no veículo e/ou no aumento do consumo de combustível.

Você deve planejar um cronograma específico para essa inspeção — além da manutenção preventiva.
Conseguiu visualizar quais os próximos passos da sua gestão? Para entender ainda melhor como funciona e como fazer um gerenciamento de frotas mais eficiente, baixe nosso e-book gratuito!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Teste Grátis

Checklist Eletrônico
na operação de sua frota
sem custos

Prolog App - Checklist Eletrônico

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.