Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Fumaça branca com cheiro de queimado? Saiba o que é e como resolver!

A fumaça branca com cheiro de queimado pode ser um indicador de problema interno grave no veículo. Saiba como resolver!
Saiba o que fazer se o veículo soltar fumaça branca com cheiro de queimado.

A fumaça branca com cheiro de queimado pode indicar diferentes tipos de problemas e você vai entender como identificá-los hoje.

Normalmente, um motor que funciona como o esperado, apresentando bom desempenho, não expele nenhum tipo de fumaça visível pelo escapamento. No entanto, se estiver soltando fumaça branca, azul ou preta é sinal de que precisa passar por revisões mais detalhadas.

Embora nem você ou o motorista da sua frota, possam resolver o problema por conta própria, devem saber o que ele indica e quais as ações possíveis para resolução da situação. Isto é o que trouxemos hoje, leia a seguir.

O que significa fumaça branca com cheiro de queimado?

Se a fumaça branca com cheiro de queimado aparecer enquanto o motor estiver aquecido, pode indicar que o líquido no radiador está sendo queimado. O motivo para isso é que a água que passa pela junta do cabeçote atinge a câmara de combustão, saindo pelo escapamento em forma de fumaça.

Geralmente, ocorre quando há alguma junta do motor queimada, rompida ou danificada. Podendo tanto afetar o motor, quanto contaminar as velas ou o ar-combustível.

Uma forma de identificar esse problema é notando se o nível do reservatório do radiador. Isto porque, quando ele acontece, o nível cai rapidamente.

E tem mais:

A fumaça branca pode estar relacionada aos freios. Embora não seja comum, acontece quando há danos no cilindro mestre. É nele que o fluido pode vazar para o servo freio, sendo absorvido e queimado pelo motor.

KIT
Cheklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

 Assim, gerando a fumaça branca com cheiro de queimado.

Por outro lado, a fumaça branca, sem cheiro de queimado, é inofensiva. Ela aparece apenas em dias muito frios, pois é formada devido ao vapor produzido pelo ar condensado e some rapidamente, assim que o motor aquece. 

Em qualquer outro momento, é preciso levar o veículo à manutenção.

Como resolver a fumaça branca com cheiro de queimado?

A melhor forma de evitar essa fumaça do escapamento é com uma boa inspeção de veículo, com custos bem menores do que os consertos e reparos.

Em uma gestão de frota, a manutenção deve ser frequente. Caso contrário, gera gastos acima da média prevista e prejudica o seu negócio.

Alguns pontos de atenção em uma revisão generalizada são:

  • Freios;
  • Óleo;
  • Sistema de resfriamento;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de combustível;
  • Pneus;
  • Velas.

Demais itens, como iluminação interna e externa, correias do motor, fusíveis, bateria, sistema de suspensão e vazamentos em geral não podem faltar no checklist completo de manutenção do veículo.

Como evitar que a fumaça branca com cheiro de queimado volte?

A manutenção preventiva é a chave para que esse problema não volte — e que outros não ocorram. Desta forma, ao perceber fumaça no escapamento, não deixe para mais tarde e tome ação imediatamente.

Além de melhorar o funcionamento da frota, você pode evitar custos com multas na sua operação.

Sem a devida manutenção, você pode levar uma multa pela má conservação do veículo, além de outra pelo excesso de fumaça — neste caso, seria uma multa ambiental, podendo chegar a um valor de até R$1.600.

Ainda mais, os planos de manutenção preventiva colaboram para a saúde do veículo.

Quais são os outros tipos de fumaça e suas causas?

Fumaça azul

Considerada a mais grave, a fumaça azul indica que o óleo do motor está sendo queimado na câmara de combustão, podendo fundir o motor por falta de lubrificação.

Essa coloração pode aparecer por excesso ou vazamento de óleo na câmara de combustão, mas outras causas também devem ser investigadas:

  • Desgaste dos anéis;
  • Mau funcionamento das turbinas;
  • Obstrução na ventilação do motor;
  • Desgaste nos retentores de válvulas;
  • Defeito na junta entre o bloco do motor e o cabeçote.

Fumaça preta

A fumaça preta saindo do escapamento é o maior indicativo de que o motor está consumindo mais combustível do que deveria. Neste caso, a chamada “mistura rica”, ou excesso de combustível, acaba sendo queimada com o aquecimento do escape, emitindo um cheiro forte.

O ideal, quando esta situação ocorrer, é fazer uma revisão do carburador ou do sistema de injeção eletrônica, diminuindo o desperdício de combustível.

Para evitar qualquer tipo de fumaça incomum no seu veículo, saiba:

Como montar um plano de manutenção preventiva?

Comece reunindo as principais informações sobre os veículos da sua frota para poder incluí-las como itens na inspeção. 

Você pode agrupar em categorias como: 

  • Modelo do veículo;
  • Checklist do sistema mecânico;
  • Checklist para sistema elétrico;
  • Por quilometragem percorrida;
  • E assim por diante.

Vale, também, identificar qual modelo de checklist funciona melhor na rotina da sua operação.

Depois, verifique a periodicidade para cada checklist e monte os cronogramas para a equipe sempre saber o dia certo de realizar cada inspeção. 

Além disso, crie uma rotina e método de controle para acompanhar as finalizações de checklist, saúde dos veículos e ocorrências mais comuns de problemas identificados.

Também é interessante estabelecer quais métricas e indicadores de desempenho você quer acompanhar, gerando dados valiosos para tomar decisões mais conscientes na sua gestão.

Você pode receber ainda mais dicas de manutenção e problemas veiculares em primeira mão, além de trocar experiência com outros gestores, entrando em nosso grupo do WhatsApp: https://bit.ly/WppGestaodeFrotas2 

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Teste Grátis

Checklist Eletrônico
na operação de sua frota
sem custos

Prolog App - Checklist Eletrônico

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.