Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

Diagnóstico eficiente: as melhores ferramentas de manutenção para sua frota

Descubra as melhores ferramentas de manutenção para diagnóstico de veículos e otimize sua gestão de frota.
Ferramentas de manutenção para frotas veiculares.

A utilização de tecnologias de diagnóstico como ferramentas de manutenção tem revolucionado a forma como as frotas de veículos são mantidas e operadas. 

Por meio dessas ferramentas tecnológicas, as empresas têm alcançado um alto nível na gestão de manutenção das frotas. Gerando, por consequência, uma maior eficiência e segurança em suas operações de transporte. 

Confira a seguir, em detalhes, nossa lista de ferramentas para manutenção de sua frota:

Medidor de compressão do motor

Essa ferramenta também pode ser chamada de “osciloscópio” e serve para realizar a  medição de compressão do motor do caminhão. 

Ou seja, uma verificação para entender como está a força de compressão nos cilindros do motor, o que pode revelar problemas de vedação dos pistões, anéis de segmento ou válvulas. 

A pressão de compressão adequada é essencial para o desempenho do motor e a eficiência do combustível, também evitando vazamentos nessa parte do veículo.

Análise de óleo

A análise de óleo envolve a coleta e análise do óleo do motor para identificar impurezas, desgaste de peças internas e contaminação. Essas informações auxiliam na determinação do momento certo para a troca de óleo e na detecção precoce de problemas mecânicos.

Análise de ruídos

A análise de ruídos é um método eficaz para identificar problemas mecânicos, como rolamentos defeituosos, engrenagens desgastadas e outros componentes que possam gerar ruídos anormais.

KIT
Checklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

O maior benefício de utilizar os sensores de ruídos é que eles captam os barulhos ainda em estágios iniciais, antes que o motorista consiga identificá-los. Dessa forma, a tecnologia ajuda a antecipar a resolução desses problemas e evitar interrupções não planejadas em suas operações. 

Medidor de profundidade de sulcos dos pneus

O medidor de profundidade dos sulcos, ou aferidor eletrônico, é uma ferramenta moderna e digital, que coleta a profundidade dos sulcos de pneus de caminhão. Esse dado permite entender o nível de desgaste de cada pneu e quais ajustes devem ser realizados para evitar a perda antecipada desse ativo.

Pneus desgastados podem afetar a tração e a segurança, e a medição regular da profundidade dos sulcos ajuda a determinar a hora certa da troca do pneu.

Análise de vibrações

A análise de vibrações é uma das ferramentas de manutenção de frotas, especialmente quando se trata de componentes rotativos. Através dessa técnica, é possível monitorar o equilíbrio, alinhamento e desgaste em elementos críticos, como rodas, eixos e rolamentos. 

Detectar vibrações anormais é o primeiro passo para identificar potenciais problemas, antes que se tornem mais sérios e causem interrupções nas operações da frota. 

Ao realizar análises regulares, as equipes de manutenção podem tomar ações preventivas e agendar reparos em momentos oportunos, evitando paradas longas e que atrapalhem a rotina das operações da frota, contribuindo para uma operação mais eficiente.

Análise termográfica

A análise termográfica utiliza câmeras infravermelhas para detectar variações de temperatura em componentes e sistemas. Esse procedimento contribui na identificação de superaquecimento, disfunções em componentes elétricos e problemas de isolamento.

No contexto dos veículos pesados, o funcionamento adequado do sistema de arrefecimento do motor é crítico para garantir viagens seguras e livres de contratempos. Portanto, utilizar sensores de temperatura e a análise termográfica é uma etapa preventiva essencial, permitindo um acompanhamento mais preciso desse componente do veículo. 

Medidor de pressão de combustível

Uma das ferramentas de manutenção, esse medidor permite a verificação precisa da pressão no sistema de combustível, que está diretamente relacionado ao desempenho do motor e o consumo de combustível. 

Quaisquer variações significativas na pressão do combustível podem indicar problemas potenciais que afetam a eficiência do motor. Ao utilizar um medidor de pressão de combustível, é possível monitorar e diagnosticar eventuais anomalias com mais agilidade e antes de virar um problema real.

Medidor de desgaste de pastilhas de freio

Essa ferramenta mede a espessura das pastilhas de freio, ajudando a determinar se estão desgastadas e precisam ser substituídas, contribuindo para a segurança dos veículos.

Um desgaste excessivo das pastilhas de freio pode afetar significativamente a capacidade de frenagem do veículo, tornando seu tempo de resposta mais lento e reduzindo a segurança nas estradas. 

A prática da medição de desgaste nas pastilhas de freio não apenas ajuda a prevenir problemas de segurança, mas também economiza em custos de manutenção, pois a substituição oportuna das pastilhas de freio também reduz o risco de desgaste adicional dos demais componentes de frenagem.

Medidor de ângulo de rodagem e caster

Entre as ferramentas de manutenção, essa é usada para verificar o alinhamento das rodas e a geometria da suspensão, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade corretas do veículo.

Se esses ângulos não estiverem ajustados conforme as especificações do fabricante, os veículos podem sofrer problemas de manuseio, como puxar mais para um dos lados, provocar desgaste irregular nos pneus e aumentar o consumo de combustível. 

Portanto, a utilização regular do medidor de ângulo de rodagem e caster é fundamental para manter os veículos da frota em ótimas condições de desempenho e segurança, além de gerar economias em custos de manutenção, evitando o desgaste prematuro dos pneus e problemas de dirigibilidade.

Sistema de gestão de manutenção

Além das ferramentas de manutenção para diagnosticar os veículos da frota, uma alternativa fundamental para a manutenção eficiente é a implementação de um sistema de gestão de manutenção. 

Um sistema de gestão de manutenção pode ajudar na organização das ordens de serviço, na manutenção de registros detalhados das atividades de manutenção e na programação de manutenções preventivas. 

Com a ajuda dessa ferramenta, os gestores de frota podem tomar decisões informadas e estratégicas para manter seus veículos em excelentes condições de operação.

Isso resulta em economia de custos, maior eficiência operacional e, o mais importante, em segurança para os motoristas e para a frota como um todo.

E você pode começar agendando uma demonstração gratuita desse sistema com nossa equipe de especialistas Prolog. Conheça agora!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.