5 problemas que impactam na estabilidade do veículo

A estabilidade do veículo pode ser afetada pelas mais variadas partes que o compõem. Separamos os 5 principais motivos que podem reduzir o controle na hora de dirigir.
É importante notar a estabilidade do veículo.

Os fatores que afetam a estabilidade do veículo podem ter as mais diversas origens e prejudicam o desempenho do automóvel. Além de reduzir a sua vida útil, aumentam consideravelmente os riscos de acidentes de trânsito.

Isso porque uma direção instável influencia a aderência nas pistas, aumentando a intensidade de impacto de buracos e objetos da pista, o que pode causar a perda de controle do caminhão.

Hoje, você vai aprender a identificar o que pode causar essa instabilidade, auxiliando na descoberta de falhas mecânicas antecipadamente. Confira agora:

Motivos que podem levar a problemas na estabilidade do veículo

1. Falta de balanceamento e alinhamento

O primeiro é responsável pela distribuição de peso nos pneus, e, o segundo, pelo ajuste dos ângulos das rodas. Ambos são fundamentais para manter uma boa estabilidade do veículo e dirigibilidade.

2. Falhas na suspensão

A suspensão, quando não possui manutenção, pode causar a trepidação do volante. Isso acontece por os amortecedores serem sobrecarregados constantemente através da absorção de impactos. Por isso, precisam de vistorias que o regulam, mantendo seu funcionamento correto.

Assista o vídeo abaixo e entenda mais sobre esses 5 problemas:

3. Pressão dos pneus irregular

Quando não possui a pressão recomendada pelo fabricante, o pneu aumenta o atrito com o asfalto, causando o seu desgaste irregular. Como consequência, gera vibrações que instabilizam a direção. Para resolver esse problema, basta manter o controle de pressão de pneus.

4. Ausência de cuidados com o disco e pastilha dos freios

Mais um item que é fundamental revisar durante a manutenção do veículo: o freio. O disco e a pastilha que fazem parte do freio precisam de alinhamento para manter a frenagem eficaz. O desgaste desses componentes também causa vibrações no volante.

5. Problemas na transmissão

As homocinéticas são as juntas responsáveis por transmitir a força do sistema para as rodas, as fazendo girar. Se as juntas apresentarem folga ou estiverem quebradas, podem causar trancos e vibrações no veículo.

Ainda mais, é importante evitar o ressecamento de suas borrachas.

Outros problemas comuns que devem ser evitados

Acima conferimos quais são os principais motivos que fazem perder a estabilidade do veículo. Todos eles são comuns, principalmente se a manutenção da frota não estiver em dia.

Além desses, temos o vazamento de óleo. Quando acontece, faz com que o amortecedor perca o seu funcionamento. Para resolver este simples problema, basta observar se há óleo no corpo do amortecedor e, caso não tenha, levá-lo imediatamente à assistência.

Quando nenhum dos componentes acima estiverem apresentando falhas, pode ser que o problema esteja no motor. Aqui, o problema é maior, pois há uma grande complexidade por trás da origem da instabilidade.

É muito melhor observar pequenas falhas no dia a dia e consertá-las, do que deixar que vire uma bola de neve, o que pode gerar a perda completa de um veículo, não é mesmo? Por isso, vamos insistir na importância de evitar problemas com as inspeções da frota e manutenções regulares.

Como garantir a estabilidade do veículo da frota

Se a melhor solução para evitar os problemas de direção (e todos os outros) é realizando revisões de rotina, como organizá-las ou saber que está na hora de encostar em uma oficina?

Essa resposta é muito fácil: através do checklist.

O checklist é um sistema de organização que vai ajudar a identificar as possíveis falhas de um automóvel. Nele, você pode adicionar todos os componentes de um caminhão que precisam de conferência antes de sair da empresa, sem deixar nada para trás.

Ele pode ser criado de duas maneiras: eletrônica ou manual.

Em qualquer caso, o importante é fazer o checklist e contar com a ajuda profissional, caso perceba qualquer tipo de alteração ou falha no funcionamento de partes do automóvel. Somente saia para uma viagem com a segurança de que tudo está operando perfeitamente.

Agora, caso você seja do tipo mais ágil e prático, vai adorar o checklist eletrônico.

 

 

No segundo modelo, você precisa de papel, caneta e uma prancheta para anotar tudo que precisa ser inspecionado e dar o OK ou NOK (not-ok). Depois, essa folha precisa ser entregue ao gerente de frotas e armazenada de forma segura. Nada de perdê-la, viu? É através dela que você descobre se o caminhão precisa de uma mecânica.

Pode ser um pouco mais trabalhoso, mas, nada de pânico. Já adiantamos esse caso e deixamos prontos dois modelos de checklists — diário e completo — para você fazer o download gratuito. Clique aqui para baixar e começar a usar!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.