Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Saiba como economizar 4% em consumo de combustível na sua frota

Com uma gestão de alta visibilidade e centralização de dados, você consegue atingir com mais facilidade as suas metas de economia de combustível. Entenda melhor.
Tenha maior economia de combustível na sua operação.

É um grande desafio reduzir o consumo e gerar economia de combustível em uma frota, principalmente de veículos pesados.

Isto porque, quanto maior o peso do veículo e da carga, mais esforço o motor faz. Por consequência, maior a queima de combustível também.

Sendo uma das principais metas das operações de transporte, você deve tê-la em vista no seu planejamento também, certo?

Portanto, neste post, você vai entender não apenas como gerar economia de combustível, mas como estipular e calcular com maior precisão a sua meta de redução de custos. Confira:

Como gerar 4% de economia de combustível na sua frota?

Existem diversas ações que você pode providenciar na frota para aumentar a economia de combustível, como a criação de parcerias com postos de abastecimento e a aquisição de um meio de controle de abastecimento.

Porém, algumas ações que você poderia não imaginar também têm alto impacto na redução deste custo.

Segundo Flávio Lira, gerente administrativo e financeiro da MC Transportes LTDA, essas foram as ações que ajudaram as operações da empresa a economizar 4% — ou até mais — em combustível.

  1. A manutenção de veículos

Aplicando um sistema de gestão de manutenção para a frota, você mantém um cronograma mais adequado de inspeções e levanta informações importantes.

INFOGRÁFICO
6 Tecnologias para incluir no planejamento de gestão de sua frota

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Dentre elas, quais os itens dos veículos que mais geram problemas e quais motoristas possuem mais ocorrência em seus registros.

Assim, você entende o comportamento dos veículos e motoristas, identificando quando existem condutas inapropriadas na direção ou problemas avançados na anatomia veicular.

Por exemplo, um problema de pneus com desgaste pode indicar que o veículo precisa de uma análise mais detalhada na suspensão ou que os motoristas devem cessar ações de aceleração e frenagem bruscas.

Porém, nem todos os sistemas de gestão de manutenção oferecem o checklist digital. Essa é a ferramenta crucial que você precisa para gerar essa visualização.

Por meio dela, você garante que os cuidados com os veículos sejam realizados de maneira ágil e confiável. Ainda mais, a visibilidade é facilitada pelos filtros do aplicativo, que permitem buscas por placa, unidade, inspetor e/ou períodos.

Para exemplificar:

Um veículo que roda com problemas na suspensão gera um desgaste acelerado dos pneus. Isso acarreta em um esforço maior do motor para fazer o veículo rodar e você lembra que já falamos sobre isso no começo do texto, né?

O esforço do motor é igual a um maior consumo de combustível.

Por isso, com o uso de uma plataforma de checklist digital, o gestor consegue identificar quais os elementos do veículo estão gerando problemas — e como eles impactam no aumento de consumo e economia de combustível.

  1. A gestão de pneus

No exemplo dado acima, falamos sobre o desgaste dos pneus e como este faz com que o veículo precise de um impulso a mais para rodar. 

Isso acontece pela perda de aderência ao solo, que também leva a um deslocamento com pouca segurança devido à instabilidade do veículo e chances aumentadas de aquaplanagem e derrapamento.

A gestão de pneus surge como um meio de controlar esse tipo de problema nos ativos, através da medição de pressão e profundidade dos sulcos de cada pneu da frota.

Esse acompanhamento próximo permite identificar possíveis problemas com antecedência e providenciar trocas de pneus com exatidão. Afinal, o próprio sistema já traz essa previsão para você.

Além disso, sempre que a pressão estiver incorreta, você já consegue providenciar que a calibragem de pneus aconteça antes de o veículo sair para uma nova rota.

Dessa forma, certificando que todos os pneus tenham as condições ideais de rodagem:

Pneus bem calibrados, com um desgaste que ocorre de forma natural, em um veículo alinhado e balanceado faz com que o veículo seja mais eficiente e o consumo de combustível aconteça de maneira apropriada.

Como definir uma meta de economia de combustível?

Levante os custos com combustível

Para definir uma meta de economia na sua frota, você primeiro precisa saber o quanto gasta com abastecimento todos os meses. Tendo esse levantamento de custos em mãos, você consegue então seguir para um próximo passo: 

Entenda o consumo médio da frota

Analisar o histórico de dados de checks realizados, unindo aos dados do seu sistema de gestão de abastecimento, e entender quais veículos e/ou motoristas apresentam o maior consumo de combustível.

Defina as metas

Dessa maneira, você tem todas as informações para definir metas razoáveis à sua operação, podendo estabelecê-las para a frota como um todo, ou até mesmo por condutor. Isto é algo que você também deve definir da maneira mais apropriada para a sua empresa.

Apresente as metas aos colaboradores

Seja uma meta de reduzir 4% o consumo de combustível até o final do ano, ou tornar o consumo mais eficiente em uma determinada rota da operação, a última etapa da definição dos seus objetivos de economia de combustível é apresentar o que foi definido aos motoristas da frota — e explicar os meios que podem atingir essas metas.

Assim, eles conseguem entender qual o papel que devem realizar e como contribuir com os resultados esperados.

Utilize os meios de controle adequados

Como você pôde perceber, é necessário mais do que intenção e motivação para fazer a economia de combustível acontecer.

Você precisa de dados concretos e um controle minucioso de diversos fatores, incluindo: motoristas, abastecimento e consumo de combustível, manutenção veicular e pneus.

Para isso, são necessários processos bem estabelecidos na sua operação e você pode usar planilhas desenvolvidas para cada etapa, como de controle de motoristas, outra para manutenção, uma terceira para controle de pneus, e assim por diante.

Mas, não restam dúvidas de que a melhor alternativa é aproveitar as tecnologias existentes para o setor de logística e transporte. Dessa forma, você consegue adquirir soluções específicas para o que você precisa, além de realizar a integração de dados através das APIs de cada sistema. 

Ou seja, você pode ter o sistema ERP e incluir softwares de gestão de combustível, checklist digital, gestão de pneus, etc. Bem mais interessante e prático.

Com o Prolog App — uma empresa que fornece resultados melhores a mais de 500 operações de transporte no Brasil e no mundo — você tem soluções voltadas à inspeção de veículos e pneus, que podem te proporcionar 4% de economia de combustível. 

Conheça mais em nosso site.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.