Primeiro marketplace de diesel no Brasil: entenda a novidade

Veja como funciona um marketplace de diesel no Brasil — e se o modelo é promissor para o futuro. Será que vai ter bons resultados?
Conheça o marketplace de diesel no Brasil e como ele funciona

O marketplace de diesel no Brasil é a novidade do momento para gestores que se preocupam com o controle de combustível da frota.

Combustível é o maior custo das frotas, representando até 46% de uma operação de transporte. Isso faz com que os gestores busquem alternativas para economizar, seja através de parcerias com postos de combustível ou rastreando os preços mais baratos.

Porém, com a constante variação de preços do diesel, fica complicado realizar uma boa gestão de combustível. Por isso, o surgimento do marketplace de diesel pode estar revolucionando o controle do gestor de frota sobre o quesito.

Sobre o marketplace de diesel no Brasil

Criado pela Combudata, uma “plataforma de gestão de compras de diesel, com foco em produtividade e redução de custos para postos revendedores e consumidores finais”, o Combumarket tem a intenção de conectar os fornecedores e os compradores em um único espaço digital.

Dessa forma, não existe a necessidade de estar sempre visitando e observando os preços de cada posto de abastecimento nas estradas. Através de uma análise inteligente de dados, o sistema do marketplace traz às empresas as melhores alternativas por região e preço.

O principal objetivo?

Aumentar a lucratividade das transportadoras!

Como diz o CEO da Combudata, Daniel Colella:

“Um sistema que cruze as informações e as apresente de forma clara sobre as melhores opções e preços de diesel certamente faz toda a diferença no lucro de uma empresa de transporte.”

Inclusive, um ponto muito atrativo ao usuário e comprador de diesel: a ferramenta é gratuita!

Apenas há uma taxa sobre a venda do diesel, mas o gestor e motorista da frota não têm essa preocupação.

Altas de preço do diesel no Brasil em 2021

Sabia que apenas em 2021, ocorreram 12 ajustes de preço do diesel pela Petrobras? Se você faz o controle de combustível da frota, com certeza acompanha os “sobe e desce” do diesel no Brasil.

Destes, 9 foram aumentos e apenas 3 reduções — desde julho, a alta acumulada é de 4,42% (segundo a ANTT).

Alternativas ao uso de diesel

Há dois tipos de caminhão se popularizando hoje e que não utilizam diesel para locomoção: o caminhão a gás e o caminhão elétrico.

O problema é que ambos têm custos iniciais mais altos que um caminhão comum, a diesel. Porém, a longo prazo, compensam!

Outra questão: 

Ao mesmo tempo em que o gás é uma alternativa, a produção desse modelo de caminhão no Brasil ainda é baixa, sendo a Scania a única fornecedora atualmente.

Sustentabilidade em pauta

Mais que pensar nos altos custos do caminhão a diesel no Brasil, muito vem se falando sobre formas de abastecimento mais sustentáveis.

Segunda a Anfavea, em 2035, cerca de 80% dos veículos terão motores flex (gasolina e etanol), mas ainda teremos 90% de veículos a diesel.

Mesmo se falando cada vez mais em sustentabilidade, tendo esta previsão sido feita durante um evento chamado “O Caminho da Descarbonização do Setor Automotivo”, a renovação das frotas para alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente será lenta.

Gestão de combustível

Do ponto de vista do gestor de frota, responsável pelo controle de combustível, o marketplace de diesel será bastante benéfico.

Há diversos influenciadores no consumo de diesel, incluindo a estrada, o modelo de veículo, a carga (e o peso desta) e o estilo de condução do motorista.

Ou seja, para garantir uma economia maior, é preciso considerar o quanto de mercadoria será enviada em determinado veículo, qual a rota que percorrerá, etc. Tudo isso gera outras necessidades como o cumprimento de um cronograma de manutenção preventiva, cuidados com pneus e treinamentos aos motoristas.

Há diversas maneiras de realizar a gestão de abastecimento de combustível — cartão, planilha ou software para nomear alguns. Portanto, qual o papel do marketplace nesse controle?

Vamos descobrir efetivamente conforme o uso irá se disseminar pelo país. Por ora, podemos apenas supor que terá um grande impacto no planejamento de rotas, tanto pela economia de tempo quanto de combustível para verificar os postos.

E você, o que acha desse novo marketplace de diesel no Brasil?

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do setor de tecnologia logística!

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.