Saiba como evitar o desvio de combustível na frota

Entenda o que é o desvio de combustível nas operações de transporte e saiba como evitar caso isso aconteça.
O que é o desvio de combustível na frota? Entenda e evite.

Dados os altos valores atribuídos ao abastecimento de frotas, o desvio de combustível pode passar despercebido em muitos casos. 

Mas isso é um sinal: a frequência de abastecimentos e custos aumentaram? Então você precisa investigar se motoristas ou demais colaboradores estão agindo de maneira desonesta nas operações de transporte e aplicar uma gestão de abastecimento para controlar o consumo de combustível da frota

Confira, a seguir: 

O que é o problema de desvio de combustível?

É um problema que acontece quando os motoristas ou outros colaboradores estão utilizando o combustível ou recursos de abastecimento para outros fins de interesse próprio e até mesmo ilegais. 

Isso pode acontecer na hora do abastecimento ou na transferência de combustível de um veículo para outro.

Se notar que o consumo de combustível da frota não se alterou, mas que os abastecimentos estão acontecendo com mais frequência e os valores estão acima do esperado, pode ser um sinal de alerta.

Inclusive, o desvio de combustível é um problema comum em frotas onde há um baixo controle de informações e no controle de abastecimento.

Afinal, se não há uma visualização sobre as rotas realizadas, valores e litros abastecidos e o consumo por quilometragem do veículo, não se tem como saber quando acontece o desvio.

Qual o impacto do desvio de combustível na frota?

As consequências são principalmente financeiras, pois os abastecimentos acontecem em menores intervalos de tempo e os valores direcionados a essa atividade aumentam.

Não restam dúvidas de que o combustível é o principal custo operacional das frotas e um dos mais difíceis de controlar e gerar reduções, mas nem por isso a gestão de abastecimento deve ser negligenciada.

Além disso, o desvio de combustível também gera questões com o setor de Recursos Humanos e jurídico, pois terão que lidar com demissões e relacionamentos na empresa.

Como descobrir e evitar o desvio de combustível?

1 – Utilizando um meio de controle de valores abastecidos

O cartão combustível é um dos métodos mais utilizados para que os motoristas possam abastecer os veículos da empresa. Dentre suas vantagens está a possibilidade de controlar o orçamento via sistema de gestão e receber, em tempo real, a cobrança do valor abastecido.

Por vezes, você pode até optar por um cartão pré-pago, já considerando os valores que serão abastecidos em cada caso.

Ainda que sua finalidade seja para abastecer os veículos em rota da frota, o cartão é de uso individual e intransferível. Ou seja: você consegue controlar o valor abastecido por motorista.

Dessa forma, se um motorista abastece R$100 e outro R$500 para uma mesma rota, o desvio de combustível pode ser identificado.

2 – Avaliando a quilometragem rodada

Todo veículo tem um consumo médio de combustível por quilômetro, uma informação que, geralmente, é identificada no manual do veículo. 

Ao entender esse consumo médio, você consegue cruzar os dados de km percorridos com os valores abastecidos. Se alguma informação não bater, o desvio de combustível pode ser o motivo.

3 – Controlando o consumo de combustível

Identificar se o consumo de combustível está de acordo com os valores abastecidos é uma das maneiras de entender se está acontecendo o desvio no abastecimento do veículo. 

Porém, para isso, você também precisa ter o valor de consumo médio de cada modelo de automóvel, possibilitando a comparação de consumo esperado x consumo real.

4 – Fazendo o rastreamento de veículos da frota

O rastreamento de veículos em tempo real é uma das melhores formas de ter controle sobre a rota realizada, paradas do motorista e também se torna uma forma de monitorar quais motoristas têm atitudes e movimentações suspeitas.

Diversas tecnologias, além de mostrar a localização do veículo, também conseguem gerar dados sobre a velocidade média percorrida, tempo em que o veículo ficou parado, quantas vezes parou na rota e qual foi a quilometragem total percorrida. 

Todas essas informações contribuem para a sua análise de desvio de combustível.

5 – Implementando a gestão de abastecimento na rotina da frota

A gestão de abastecimento é uma forma de controlar tudo referente a essa atividade da frota: quantidade de abastecimentos, valores, litros de combustível, consumo de combustível por rota, e assim por diante.

É a melhor maneira tanto de evitar problemas como o desvio de combustível e aumento de consumo inesperado, quanto de gerar alternativas para reduzir os custos na sua frota.

Quais atitudes tomar após descobrir o desvio de combustível?

Em um primeiro momento, é preciso informar a diretoria da empresa, que vai tomar as decisões finais sobre o assunto e como lidar com cada colaborador.

Para as frotas que utilizam o cartão abastecimento, este deve ser imediatamente bloqueado para evitar que um novo desvio ou utilização incorreta aconteça.

Além disso, caso ainda não tenha os meios de controle de motoristas, abastecimentos e rotas, também deve buscar a implementação dos devidos sistemas.

Para mais dicas de como controlar e economizar combustível na sua frota, confira nosso e-book gratuito fazendo o download aqui.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.