Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O que preciso saber para ser um controlador de pneus?

Se você é um entusiasta na área de gestão de pneus e frotas, precisa começar de algum lugar. Confira como tornar-se um controlador de pneus.
O que é preciso para ser um controlador de pneus?

Um controlador de pneus, ou gestor de pneus, como também pode ser conhecido, é o técnico responsável pelos cuidados dos pneus dos automóveis em uma empresa especializada, podendo ser logística, mecânica, revenda de carros ou qualquer outro setor.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o papel desse profissional não é apenas observar os pneus e fazer suas substituições quando estiver em condições de descarte. Na verdade, ele deve estabelecer e coordenar as rotinas de inspeção de pneus da frota, assim como analisar os dados coletados, gerar relatórios e criar planos para reduzir custos e parar de perder pneus antes da hora.

Além disso, precisa estar atento ao mercado, à administração e aos cuidados da frota. É um trabalho que envolve conhecimentos tanto teóricos quanto práticos.

Por isso mesmo que é tão importante saber por onde iniciar seus estudos e qual é a direção ideal para conseguir uma colocação nas empresas de transportes.

Para tornar o gerenciamento de pneus em uma profissão, comece entendendo:

O que faz um controlador de pneus?

Resumidamente, suas habilidades devem contribuir como um todo para a frota. Desde a compra e troca, até inovações, estratégias e ações que envolvem o mercado dos pneus.

E para que isso? Com o objetivo de trazer maior tecnologia, segurança e economia ao negócio para o qual trabalha.

Então, o controlador de pneus deve fazer o gerenciamento dos pneus da frota de uma empresa, realizando uma série de atividades que busquem melhorar o desempenho dos veículos e a redução de custos. 

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Trabalhando sob o regime CLT com carga horária total de 44h, as funções presentes na rotina do controlador de pneus incluem:

  • Autorização de entrada e saída de veículos para a manutenção dos pneus;
  • Fiscalização da performance dos pneus de uma frota;
  • Examinação de anomalias provocadas por falhas mecânicas nos pneus;
  • Acompanhamento da rotina da borracharia;
  • Projeção do consumo de pneus;
  • Controle do número de pneus em estoque;
  • Realização de orçamentos para recapagem e compra de pneus.

Todos os trabalhos que envolvem um pneu passam por esse profissional da frota. Contudo, antes de dedicar-se a aprender uma profissão, você precisa estar atento às exigências das empresas que geralmente contratam um controlador de pneus.

Sem dúvidas, a experiência é um ponto importante e pesa grandemente na decisão de contratação. Mas, a vontade de aprender e dedicação são fatores fundamentais durante a busca de uma carreira. Portanto, ter uma graduação e cursos especializantes no seu currículo fará toda a diferença.

Qual a formação para ser considerado um controlador de pneus?

Para ter mais chance no mercado, é importante procurar um certificado em um curso técnico de controlador de pneus, curso técnico de pneus ou específico para inspetor de pneus de frotas.

Geralmente, esses cursos vão ensinar as características, estruturas e dimensões dos pneus, as influências externas que atuam no pneu e as legislações de trânsito para impedir infrações e prejuízos.

É necessário procurar qual curso dentro da área está disponível na sua região para poder especializar-se. Ou, se for de sua preferência, quais cursos estão disponíveis para estudar à distância.

Importante notar que, embora muitos desses cursos estejam disponíveis sem a necessidade de um diploma de formação superior, você se torna bem mais interessante com a graduação completa.

O principal curso para você é administração. Por outro lado, existe a alternativa de fazer um tecnólogo, cuja duração é menor e existem mais possibilidades. Por exemplo, você consegue focar em gestão comercial, processos gerenciais e finanças ou gestão de produção industrial.

O que mais é preciso para ser um controlador de pneus?

Recolher o máximo de material na internet (como acessando os portais do Prolog), manuais e bibliotecas de estudo, e criar um caderno personalizado com todos os conhecimentos úteis também poderá ajudar você a ter mais credibilidade e confiança na entrada no mercado e rotina de trabalho.

Em adição, estar atento às novas tecnologias que surgem, inovações dos pneus e da controladoria deles em frotas é crucial. Manter-se atualizado facilita o exercício da profissão e mostra às empresas o quanto você tem foco em otimizar os processos de pneus da frota.

Antes da próxima sugestão, é importante deixar claro que você deve pedir autorização para entrar em empresas ou observar o trabalho de outros profissionais, certo?

Assim, você pode realizar visitas em empresas de logística e borracharias, trocar uma boa conversa com os profissionais da área que atuam há muito tempo no ramo e adquirir o máximo de dicas possíveis.

Eles também podem orientar locais para estudos, como escolas técnicas e de especialização na gestão de pneus. Além disso, você pode aproximar-se e, quem sabe, acompanhar análises de pneus como uma forma de estágio.

Para você começar agora a sua profissionalização como controlador de pneus, o Prolog disponibiliza um ebook completo sobre como funciona e o que é preciso para realizar uma gestão de pneus eficiente e econômica — basta clicar aqui e realizar o download. Bons estudos!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.