Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Consumo de combustível de caminhões: entenda como calcular e controlar

Como fazer o controle de consumo de combustível de caminhões na sua gestão de frotas? Veja todo o necessário e comece a aplicar na sua operação.
controle de combustível

É de comum conhecimento que o consumo de combustível de caminhões é um dos principais gastos nas frotas de transporte de cargas. Porém, nem todos sabem como controlar esse consumo e planejar os gastos da empresa.

Para descobrir, você precisa entender sobre outros fatores complementares, como a realização do cálculo de consumo e quantos quilômetros por litro roda um caminhão.

Então, mais que pensar na redução desse consumo, precisa ter controle de outras etapas para conseguir identificar, com precisão, os motivos para aumento e redução do consumo de combustível. 

A seguir, entenda:

Como fazer o controle de combustível de caminhões?

Passo a passo para controlar o consumo de combustível de caminhões.

Não existe uma fórmula pronta para dar resultados, mas, sim, um conjunto de ferramentas e boas práticas para atingir objetivos e metas em cada empresa. 

Quando falamos em conhecer os processos por trás de uma operação de transportes, estamos dizendo que é necessário mais do que cobrar a nota fiscal do motorista e registrar  as informações em uma planilha.

Você precisa de dados específicos para cada abastecimento: qual foi o veículo, data e hora do abastecimento, responsável pelo veículo, e assim por diante.

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Dessa maneira, o controle de abastecimento será feito com maior precisão, assim como o controle de consumo de combustível dos caminhões.

Confira o passo a passo para aplicar esse controle na sua gestão:

1 – Defina quais informações controlar

Todas as informações devem ser controladas. Porém, algumas são mais importantes e devem também possuir indicadores de desempenho para acompanhá-las. O que você precisa definir é quais serão elas.

Por exemplo, ter a visualização da quilometragem percorrida de cada veículo é fundamental para entender se o consumo está dentro dos padrões esperados ou se está acima do normal.

Então, é importante ter os meios para que o registro de km rodado aconteça antes de cada abastecimento.

2 – Padronize a etapa de abastecimento

Todos os motoristas devem estar cientes de algumas “regras” para o abastecimento. Elas podem ser sobre quais são os postos parceiros para utilizar, qual o valor ideal que deve ser abastecido, qual meio de pagamento utilizar, e assim por diante.

São pequenas informações que você deve definir ou em um treinamento aos motoristas, ou na política de frotas da empresa.

3 – Tenha um processo de registro de informações

Além de estabelecer quais dados são necessários, é preciso de um local para fazer a gestão de todas essas informações. 

Planilhas são uma boa alternativa para quem está começando, e sistemas tecnológicos para transportadoras são a solução ideal para quem tem alguma forma de controle e deseja otimizar sua operação ainda mais.

Assim, há menos erros e as informações podem ser atualizadas e analisadas em tempo real.

4 – Utilize os modelos mais econômicos de caminhão

Existem diversas marcas e modelos de caminhão disponíveis para aquisição. Portanto, não deixe de estudar o mercado e entender os diferenciais de cada tipo. Inclusive, busque sempre as opções que trazem mais economia à frota. 

Alguns modelos que você pode conferir atualmente são:

  • Scania R500;
  • Volvo FH 540cv;
  • VW Delivery 11.180;
  • VW e-Delivery;
  • DAF XF 105;
  • Mercedes-Benz ACTROS 2651.

Tabela de consumo de combustível de caminhão

Com o uso constante dos veículos, o controle de abastecimento e consumo de combustível podem gerar parâmetros que auxiliam na avaliação de desempenho geral da sua operação. Por exemplo, construindo uma tabela de consumo de combustível de caminhão.

Conforme os dados da sua frota, ela pode ser algo como:

PlacaVelocidade média em estradaConsumo de km/lKM rodado mensalValor aproximado do litro de dieselCusto aproximado de consumo de combustível por veículo
ABC1D2380 km/h4,28.000R$ 6,50R$ 5.540,17

Como calcular o consumo de combustível de caminhões?

Você precisa considerar três fatores para fazer um cálculo básico de consumo de combustível: 

  1. Peso do veículo.
  2. Quilômetros percorridos.
  3. Litros abastecidos.

Quantos KM faz um litro de combustível?

Tendo as informações necessárias em mãos, a conta é: quilômetros percorridos dividido por litros abastecidos.

Assim:

Cálculo de consumo médio de litro de combustível por veículo.

Você pode se perguntar agora: se o peso não entra no cálculo, por que ele é um fator importante para a conta?

Porque quanto mais pesado o transporte, maior o gasto por litro. 

Com uma carga peso X, o veículo X abasteceu e percorreu uma distância de X km. 

Mas, com uma carga Y ele percorreu apenas Z.

Ao estabelecer o peso médio de carga por veículo, é possível controlar com mais exatidão o gasto com combustível por veículo.

O que faz aumentar o consumo de combustível?

Existem os vilões que influenciam no consumo de combustível de caminhões que você precisa conhecer para evitar em sua frota. Confira alguns exemplos:

  • Qualidade do combustível: sendo de responsabilidade do gestor direcionar o abastecimento em postos confiáveis e credenciados;
  • Excesso de carga no veículo: deixando a carroceria acima do peso e exigindo mais esforço do motor para rodar, queimando mais combustível. Aumentar a carga por veículo não é sinônimo de produtividade, apenas de prejuízos.
  • Calibragem dos pneus: quando estiver incorreta, seja acima ou abaixo do ideal, pode gerar o aumento no consumo devido a maior força que o motor precisa fazer, além de causar a perda de equilíbrio do veículo e desgaste dos pneus.
  • Troca de marchas: se realizar uma troca errada ou até esquecer de trocar a marcha, o motor sofre as consequências e aumenta a queima de combustível para compensar.
  • Ar condicionado abaixo de 70 km/h: ao rodar em baixa velocidade, é melhor manter os vidros abertos e evitar que o uso do ar aumente o consumo de combustível dos caminhões. Quando estiver acima de 80 km/h, aí sim pode usar o ar à vontade.

Como aumentar a eficiência do consumo de combustível?

Dicas para tornar o consumo de combustível de caminhões mais eficiente.

Algumas medidas que você pode tomar, que auxiliam tanto no controle de consumo de combustível quanto em um melhor gasto por veículo, são:

Capacitação de motoristas

O estilo de direção faz toda a diferença no gasto de combustível, e o mais recomendado é praticar a direção defensiva. Nessa, são indicados comportamentos que também contribuem para a economia da frota.

Por exemplo, tirar o pé do acelerador alguns metros antes de chegar ao sinal vermelho, para evitar a frenagem brusca e repentina.

Manutenção preventiva dos veículos

Garantir o bom funcionamento do veículo e evitar danos e falhas em viagens faz parte da melhora no consumo de combustível dos caminhões. Inclusive, também é uma das recomendações da direção defensiva, que comentamos acima.

Para isso, você deve implementar um método de inspeção de veículos, determinar o cronograma conforme necessário e certificar que os motoristas saibam a importância de preencher corretamente o checklist de inspeção. 

Assim, indicando os problemas quando forem encontrados e providenciando que sejam corrigidos antes de gerarem gastos maiores.

Otimização de rotas

Nem sempre o caminho mais curto é o melhor. As condições da estrada e tráfego podem aumentar bastante o consumo de diesel por rota. 

Em alguns casos, o caminho pode ser menor, mas possui mais semáforos ou viradas de esquinas. Dessa forma, gera mais ações de aceleração e frenagem, aumentando o consumo total da rota.

A dica é: Confira com calma as rotas possíveis e selecione a que mais fizer sentido, no ponto de vista do custo-benefício.

Parceria com postos de abastecimento

Estabelecer parcerias garante descontos em combustíveis de qualidade. 

Então, mais que o desconto na hora do abastecimento, você tem utilizado um combustível que não traz danos ao veículo e tem um bom desempenho.

Análise individual de gasto por veículo e por motorista

Entender qual veículo e qual motorista está gastando mais é crucial para tomar decisões melhores. Você pode fazer isso tanto através de controle de consumo, com o cálculo apresentado acima, quanto pela realização dos checklists de inspeção veicular.

Neles, é identificado o motorista responsável por aquela placa e quais os problemas recorrentes que ele tem.

Ou seja, dando as informações que você necessita para entender se ele é o motivo do aumento no consumo ou se a culpa está no próprio veículo.

Verificação de distância percorrida

Saber a distância percorrida é essencial para entender se os veículos cumpriram a rota planejada e o que aconteceu, caso tenham saído do planejamento. 

Ter os motivos em mãos ajuda a saber como agir diante de imprevistos e que tipos de instruções dar aos motoristas para as próximas viagens.

Além disso, controlar a distância percorrida contribui para verificar se o gasto por litro daquele veículo esteve dentro do padrão ou se o caminhão precisa ser inspecionado em busca de possíveis situações que estejam aumentando o consumo (os pneus desgastados, problemas no motor, quantidade de carga carregada, etc.).

Cuidados com os pneus

A gestão de pneus está diretamente ligada ao consumo de combustível de caminhões. Afinal, a calibragem incorreta pode aumentar muito esse gasto.

Ter uma rotina mais produtiva não se trata de fazer mais tarefas em menos tempo, mas de fornecer as condições ideias para que as tarefas sejam feitas com mais qualidade no menor tempo possível — ainda que esse não seja tão curto assim.

Nesse caso, as condições ideias são: pneus com a calibragem correta e sem desgastes excessivos.

Então, o que você precisa é identificar a calibragem ideal para os pneus da frota e providenciar que a inspeção de pneus também aconteça com regularidade. Isso para, também, identificar a hora que o desgaste estiver em seu limite, já que esta também é uma causa do aumento de consumo de combustível.

Para entender ainda melhor o quanto poderia economizar ao aplicar uma gestão de pneus na sua frota, faça o cálculo gratuito na calculadora Prolog — disponível aqui.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de Pneus

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Checklist Eletrônico

Esqueça a papelada! Tenha o controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de Manutenção

Da abertura de O.S à solução do problema, digitalize o processo de manutenção de sua operação.

Conheça o Prolog

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Cases

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

Calculadora de Economia

Saiba quanto sua operação pode economizar todos os meses utilizando Prolog.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de Pneus

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Checklist Eletrônico

Esqueça a papelada! Tenha o controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de Manutenção

Da abertura de O.S à solução do problema, digitalize o processo de manutenção de sua operação.

Conheça o Prolog

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Cases

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

Calculadora de Economia

Saiba quanto sua operação pode economizar todos os meses utilizando Prolog.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.