8 Fatores que aumentam o consumo de combustível da frota

O que a sua frota precisa melhorar para economizar o consumo de combustível? O que aumenta esse consumo? Entenda o que precisa ser feito.
O que fazer para diminuir consumo de combustível da frota?

O gerenciamento de transporte e abastecimento da frota é essencial para controlar o consumo de combustível e aprender como trazer mais economia à transportadora.

Para realizar um trabalho completo com a gestão de combustível da sua frota, você precisa acompanhar diversos indicadores. Da mesma forma, deve se preocupar com quais fatores podem aumentar e/ou diminuir esse consumo.

Por exemplo, você sabia que pneus desgastados podem aumentar o consumo de combustível dos veículos em torno de 20%?

Com a intenção de te ajudar a melhorar sua gestão de frotas, vamos apresentar aqui as principais influências no consumo de combustível da frota e o que você pode fazer como alternativa para solucionar os problemas.

O que influencia no consumo de combustível da frota

Para entender o que afeta no controle de abastecimento dos veículos, é preciso estar sempre acompanhando alguns indicadores de desempenho (KPIs). Os mais importantes incluem o gasto médio por quilometragem, o preço médio por litro de diesel e o gasto médio por veículo e por motorista.

Além desse gerenciamento, você precisa conhecer os fatores que causam algum tipo de impacto deste consumo também. Assim, sendo capaz de tomar decisões de melhorias mais eficientes.

Qualidade do combustível

Existem dois aspectos a considerar aqui: o controle de horários de abastecimento e onde ele está sendo feito.

Primeiro, você sabe quando e qual o valor de cada abastecimento? Ainda que seja responsabilidade dos motoristas realizar essa tarefa, eles precisam repassar as informações exatas para você ter esse controle. 

Dessa forma, você passa a entender qual é o gasto real e quanto tempo dura cada tanque. Se um tanque cheio durar menos do que o esperado, por exemplo, você deve desconfiar do posto em que foi abastecido por último.

O segundo ponto é exatamente em relação a isso. A sua frota está sendo abastecida em postos confiáveis e legalizados? Buscando sempre os menores preços?

Apesar de a economia ser um desejo de todo gestor de frota, é preciso buscá-la realizando as tarefas de maneira correta na frota e o abastecimento em postos de confiança está incluso nessa lista.

Ar condicionado e vidros abertos

O uso em excesso do ar condicionado pode aumentar e muito o consumo de combustível da frota. Ao mesmo tempo, as janelas abertas também podem causar esse aumento.

Então, o que fazer? Quando usar um ou o outro?

Quando o veículo está em alta velocidade, ele desempenha melhor o uso de combustível por quilômetro. Assim, fazendo com que o gasto do ar condicionado seja menor. Portanto, acima de 70 km/h, o ar condicionado está liberado.

Mesmo que o motorista queira manter as janelas abertas em alta velocidade, a entrada de ar aumenta a resistência e exige mais para que o veículo ande. Por isso, as janelas abertas são recomendadas apenas em velocidade abaixo de 70 km/h.

Catalisador problemático

Um catalisador que não está funcionando corretamente aumenta o consumo de combustível da frota. Isso acontece devido à função que ele desempenha.

Ou seja, ao não conseguir converter todos os gases tóxicos em água, gás carbônico e nitrogênio, a temperatura do veículo aumenta e leva ao aumento indesejado.

Costumeiramente, não é para ocorrerem problemas nessa parte do veículo. Ela deve ser sempre verificada, assim como o escapamento, durante as sessões de manutenções preventivas.

Excesso de carga

Além de um prejuízo grande com multas, o excesso de cargas faz com que o veículo precise trabalhar mais para se locomover. Consequentemente, aumentando o gasto de combustível.

Cada veículo transportador tem uma carga máxima determinada pelo fornecedor. Essa informação é baseada em teste de eficiência e expertise dos desenvolvedores da máquina, você deve confiar e seguir à risca as recomendações.

Mais do que os gastos excessivos com combustível, você vai estar diminuindo a vida útil do veículo como um todo. Afinal, estará aumentando os riscos de acidentes e de quebra de componentes do veículo.

Práticas do motorista em estrada

As ações do motorista ao dirigir têm influência direta no desperdício de combustível. As orientações gerais são simples: 

  • não pisar fundo demais, tanto no freio quanto no acelerador;
  • fazer a troca correta de marchas;
  • e a questão do ar condicionado que já falamos acima.

Todos os motoristas devem ser treinados e ensinados quais são as melhores práticas e qual o papel deles na economia de combustível da frota.

Pneus descalibrados

A gestão de pneus está entre as tarefas mais importantes da frota. Por que isso? Pois os gastos com pneus estão entre os maiores das transportadoras!

Parte do que está nessa gestão é a calibragem dos pneus. O processo de aferição é feito durante a manutenção preventiva e indica qual a pressão desses componentes do veículo. A partir dela, você terá uma indicação se os pneus precisam ou não ser calibrados.

Inclusive, a pressão ideal de cada pneu deve ser fornecida pelos distribuidores do produto, basta que você siga a indicação.

Qual a relação disso com o consumo de combustível da frota?

Pneus descalibrados, assim como pneus desgastados, levam o veículo a fazer mais força para se movimentar e ganhar velocidade. Acarretando então num maior gasto de combustível para auxiliar nessa força extra.

Filtro de ar entupido e velas desgastadas

Enquanto o filtro causa desperdício de combustível por atrapalhar as vias de chegada de ar até o motor, as velas são um dos principais itens que influenciam nesse consumo. Elas geram energia no veículo para que ocorra a queima de combustível apropriada para desempenho do veículo.

Quando há algum problema nas velas ou no conjunto que realiza essa queima na câmara de combustão, o problema deve ser corrigido antes de o veículo sair para uma nova viagem.

Ficou alguma dúvida? Quer ainda mais soluções para reduzir o consumo de combustível da sua frota? Conheça a Gestão de Pneus do Prolog App!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.