Quais são as competências do gestor de frotas?

Entendas as principais competências do gestor de frota para uma gestão econômica e eficiente.
Saiba quais as competências do gestor de frota necessárias para uma gestão de excelência.

Os gerentes de frota são responsáveis pela operação eficiente e econômica da frota de veículos. Para ter sucesso nessa função, você precisa ser capaz não apenas de determinar tarefas e rotinas, mas também entender as principais competências do gestor de frota e soft skills necessárias para ser um profissional bem-sucedido.

A princípio, os deveres variam de acordo com a empresa e o tamanho de sua frota, mas podem incluir tarefas como seleção de veículos, pedidos e alocação; gerenciamento e treinamento de motoristas; gerenciamento de combustível; agendamento de manutenção e orçamento.

Para dar conta de todas essas responsabilidades, você precisa ter (ou desenvolver) diversas habilidades de gestão. Então, vamos lá:

Quais as principais competências do gestor de frotas?

Na busca de resultados positivos para a sua gestão, você precisa ter fortes habilidades organizacionais, bem como boas habilidades de comunicação e resolução de problemas. Você também deve conseguir trabalhar de forma eficaz sob pressão, cumprir prazos e gerenciar orçamentos.

Além dessas habilidades mais práticas, você também precisa das soft skills — habilidades voltadas para o desenvolvimento interpessoal e de inteligência emocional. Isso inclui, então, domínio na construção de equipe, capacidade de networking e de pensar estrategicamente.

Não apenas referente ao dia a dia da frota, mas para a efetivação de planos de longo prazo no departamento, a análise de como as mudanças em outras áreas da empresa terão impacto no transporte de cargas e até mesmo prever problemas antes que eles aconteçam.

Os gestores também precisam conseguir trabalhar com equipes de setores diferentes na transportadora, como a equipe de gestão do armazém ou do centro de distribuição. Para isso, as competências do gestor de frota devem incluir se comunicar de forma eficaz, saber falar em público e passar informações sem que nada se perca no caminho.

Um bom gerente de frota também terá uma compreensão das tendências atuais do setor para poder tomar decisões informadas sobre o futuro de sua frota. Assim como precisa ter uma compreensão de todo o negócio para tomar decisões inteligentes e que tragam resultados reais.

5 competências do gestor de frota para você aprimorar sua liderança

Conhecimento teórico e prático

Aqui é o famoso “caminho de mão dupla”. Para uma gestão completa, é preciso tanto ter conhecimento teórico para uma gestão de frotas quanto de experiência no setor logístico.

O conhecimento teórico diz respeito aos diferentes aspectos desta atividade, desde seu planejamento organizacional e estratégico até as áreas técnicas específicas: frotas de veículos, combustíveis, lubrificantes, emissões, etc.

Embora um gerente precise dessa formação, ele também deve ter experiência para colocar seu aprendizado em prática. É aqui que entram os estágios e o trabalho com uma frota – algo que muitas empresas oferecem como parte de seus programas de pós-graduação. A experiência pode abranger todos os tipos de áreas, como orçamento, atendimento ao cliente, logística e compras.

De maneira geral, os gestores precisam ser capazes de ver o ‘quadro geral’ do transporte e levar em conta fatores como tendências econômicas e mudanças legislativas ao planejar e organizar suas frotas.

Por isso, a junção do teórico e prático, assim como a diversidade de setores em sua experiência profissional são fundamentais no sucesso da gestão.

Raciocínio lógico e estratégico

Em outras palavras, entre as competências do gestor de frota, ele deve manter uma linha de pensamento clara e com foco em resultados.

É preciso saber lidar com planilhas, finanças, pesquisas e dados estatísticos. Será uma vantagem e tanto para a sua gestão, principalmente na hora de tomar decisões sob pressão — quando você terá todas as informações necessárias para uma decisão informada.

Ademais, um gestor estratégico deve estar antenado nos sucessos e defeitos dos concorrentes. Saber o que o outro está fazendo e o que está funcionando em diferentes frentes sempre é válido para otimizar sua própria estratégia.

Relacionamento e comunicação

Uma das principais soft skills é a construção de relações de trabalho com todos os colaboradores da transportadora. Para isso, a comunicação é crucial. Inclusive, é uma habilidade que falta no mercado de trabalho.

Então, desenvolver e praticá-la traz um diferencial à sua gestão de frotas. Algumas consequências (positivas) disto são a melhoria na qualidade dos processos, atendimento ao cliente e produtividade da equipe.

O que significa ter uma boa comunicação?

Saber ouvir, questionar, falar em palavras claras e objetivas, entre outros. É importante também saber lidar com conflitos — mesmo que não sejam comuns, você precisa saber como lidar com a situação quando ela surgir.

Capacidade de adaptação

Se tem algo que a pandemia nos ensinou, é a capacidade de se adaptar diante de novas situações e acontecimentos emergenciais. Para os gestores de frota, significou a capacidade de liderar à distância.

Isso significa trabalhar com tecnologias para realizar o controle de pessoas, processos e veículos.

Claro, a adaptação deve estar presente no dia a dia também. Afinal, se tem algo difícil de encontrar em uma operação de transportes é uma rotina diária repetitiva.

Resiliência emocional

Como humanos, estamos atrelados às emoções e, em muitos casos, pode ser complexo desviar delas. Ainda mais em um ambiente agitado com o das frotas. Portanto, na hora que as emoções estiverem afloradas entre colaboradores da empresa, o gestor precisa ter a competência para interpretar e responder de maneira sensata, educada e responsável.

A resiliência emocional ainda representa outro fator: ainda que o gestor sinta que está incomodado com alguma ação ou processo da frota, ele deve reconhecer isto e tomar uma atitude mais consciente para evitar que prejudique seu trabalho e dos demais colaboradores.

O que mais é preciso para uma boa gestão de frotas?

Saber as competências do gestor de frota foi um início, trabalhar elas e praticar todos os dias é um segundo passo. Além disso, você precisa ter uma compreensão completa do que é a gestão de frotas e como será o seu dia nas operações, certo?

Para isso, baixe nosso material gratuito: Guia da Gestão de Frotas 

Confira no vídeo como calcular o salário de um gestor de frotas:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.