Como planejar a gestão de frotas para 2024: estratégias para sua operação

Confira algumas estratégias utilizadas em grandes operações de transporte e saiba como planejar a gestão de frotas para o próximo ano.
Saiba como planejar a gestão de frotas da sua operação.

A cada ano que passa, novas tendências e estratégias surgem, sendo necessário revisitar os planos da sua operação e entender como planejar a gestão de frotas para atender aos novos critérios do mercado.

Porém, nem sempre as novidades se aplicam à sua realidade. Por isso, é preciso analisar com calma cada caso e usar os dados da sua operação para ter embasamento na adoção de novos métodos de gestão, processos diários da frota, tecnologias, e assim por diante.

À seguir, você vai conferir o que algumas das grandes empresas com frotas estão planejando para 2023 e como você pode adaptar a sua gestão, como: 

Algumas estratégias adotadas em 2023

Amazon: eletrocombustível na frota de caminhões

A pauta de sustentabilidade veio para ficar quando falamos de transporte. Muitas empresas estão adotando medidas para que os impactos ambientais sejam reduzidos, como a utilização de energia limpa e redução das emissões de carbono na atmosfera.

Um dos destaques é a Amazon, grande varejista norte-americana. 

Recentemente, a empresa anunciou suas medidas para contribuir com o Acordo de Paris — um contrato assinado por diversas nações que determina um compromisso de reduzir as emissões de carbono até 2050. 

Por isso, estão apostando na utilização do eletrocombustível para as operações de transporte, produzido por uma fonte de energia renovável e reciclando resíduos de carbono.

Seara: adoção de modelos de caminhões elétricos

Até janeiro de 2023, a empresa líder no mercado de alimentos planeja ter 200 veículos elétricos refrigerados para realizar a distribuição de seus produtos em todo o território brasileiro.

A princípio, pela autonomia reduzida desse modelo de veículo e a baixa quantidade de fontes de recarga no país, o foco é que os caminhões circulem mais nas regiões metropolitanas, onde estão localizados os centros de distribuição da marca.

Atendendo às medidas para ter um transporte sustentável, cada veículo elétrico prevê cerca de 30 toneladas a menos de produção de gás carbônico, nocivo à saúde humana e ao meio ambiente.

Ilha Norte: adoção dos parâmetros Euro 6

A empresa de ônibus de Florianópolis, que promove o transporte público da cidade, anunciou a adoção dos padrões Euro 6 para o ano de 2023.

“Euro 6” é um conjunto de normas, de padrão internacional, que determinam parâmetros para a emissão de poluentes dos veículos movidos a diesel. 

As principais medidas previstas são a redução no consumo de combustível e a utilização de sistemas e produtos que contribuem para um transporte mais “limpo”, como lubrificantes, catalisadores e filtros de partículas.

Ao adquirir novos modelos de veículos e/ou ferramentas específicas, modernizando a operação, a empresa Ilha Norte tem a intenção de atender a essas regras e tornar a queima de diesel dos ônibus mais eficiente.

Expresso nordeste: renovação de frota de ônibus

A renovação de frotas deve acontecer periodicamente — uma dica que você já pode anotar para saber como planejar a gestão de frotas. Geralmente, para caminhões, o tempo médio é de 5 a 8 anos. Para ônibus, esse tempo diminui para 4 a 6 anos por renovação.

A Expresso Nordeste não apenas planeja renovar a frota em 2023, mas também, adquirir veículos modernos, além da probabilidade de serem modelos adequados à Euro 6.

Esse plano prevê ainda um aumento de produtividade nas operações de transporte, maior segurança aos motoristas e passageiros, e geração de economia a longo prazo para a frota.

Amaro: expansão da frota de aviões

O maior aprendizado que podemos ter com esse plano da Amaro é justamente isto, o planejamento. Mês a mês, eles têm o objetivo de adquirir certo modelo de avião para suas operações e, na frota de caminhões, a ideia pode se aplicar também.

Durante as reuniões de planejamento e estratégia para a empresa, vale considerar: é necessário expandir a frota? Quais modelos podem ser adquiridos conforme orçamento da empresa? Quantos veículos podem ser comprados?

Aqui, fica um grande conselho para saber como planejar a gestão de frotas e ter sucesso garantido:

É importante ter tudo registrado para que ocorra como planejado.

Como planejar a gestão de frotas usando essas estratégias?

A frota atualmente supre as necessidades da empresa?

Na mesma ideia que estávamos falando sobre a expansão de frota da Amaro, vale pensar se a frota que você tem atualmente está suprindo bem as demandas da empresa ou se faltam veículos para dar conta das demandas. 

Ou, mesmo que todas as entregas sejam realizadas, será que adquirir mais veículos pode ajudar a reduzir o tempo de entrega? São questões que você pode considerar ao definir os objetivos da empresa.

Por exemplo, se um dos objetivos é realizar entregas mais rápidas, a expansão da frota deve ser uma ação para ter em vista. Por outro lado, se o objetivo é reduzir os custos operacionais, você pode olhar mais pelo caminho de contratar tecnologias e implementar novos processos na rotina da operação.

Quais são os principais problemas enfrentados no seu dia a dia?

Muitos veículos parados na oficina? Entregas atrasadas? Pouca comunicação com os motoristas? Falta de informações? Todas essas questões, e outras que você levantar, são ideais para saber como planejar a gestão de frotas de alta eficiência.

Afinal, não basta seguir os passos das empresas que dão certo e acreditar que vai funcionar no seu negócio também. 

Cada frota tem suas particularidades e funciona de maneiras diferentes, então é fundamental que use a sua própria frota para tomar as decisões de gestão — seja para adquirir tecnologias, processos ou metodologias.

A empresa defende alguma causa importante?

Se a sustentabilidade está em vigor na sua operação também, essa é uma causa defendida pela empresa. Ações de comprar veículos elétricos e fazer parcerias para o descarte correto de pneus são medidas que apoiam o transporte sustentável.

Vale avaliar as causas e entender como a sua frota pode apoiá-la, através de ações internas ou mesmo externas. 

Existe um planejamento de frota anual pronto?

Para entender como planejar a gestão de frotas, é preciso centralizar todos os detalhes em um único local: o planejamento de frotas.

Nele, organize, por etapas ou capítulos, tudo o que for necessário:

  • Informações de mercado e público;
  • Ações por mês;
  • Tecnologias adotadas;
  • Processos diários e cronogramas;
  • Orçamento destinado a cada área da empresa.

É uma visão prática e de fácil acesso para que você revisite todos os meses e entenda como estão andando os planos. Isto é, se estão de acordo com o planejado, se estão gerando resultados e se precisa de um novo direcionamento.

Quer entender melhor como montar esse documento? Confira nosso post completo: Como montar o planejamento de frotas para 2024.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.