Prolog App - Checklist Eletrônico

Procurando uma solução de Checklist Eletrônico para a sua frota?

Benefícios do checklist eletrônico para o frete de carga

Um checklist é sempre bem-vindo, já que ele garante muito mais segurança no trabalho. Conheça o checklist digital e traga essa tecnologia para a sua empresa de frete de carga.
Como o checklist eletrônico impacta na organização do seu frete de carga.

O frete de cargas é uma tarefa que impõe muitas responsabilidades. Há o motorista, o veículo, as empresas envolvidas e a distribuição de insumos e produtos que devem chegar nas fábricas ou na casa dos consumidores.

A empresa precisa realizar uma série de procedimentos para que o condutor possa seguir sua rota na legalização e sem deixar nada para trás. Devem ser verificados desde o caminhão, a sua carga, até todos os documentos que envolvem o transporte.

E a melhor solução? Criar um checklist e conferir todos os itens antes de iniciar uma nova rota!

Benefícios do checklist eletrônico no frete de carga

Melhora no monitoramento

Conhecer as condições de um veículo em tempo real é importante para um trajeto seguro e um benefício que somente a tecnologia pode trazer.

Com um checklist digital é muito mais rápido solucionar problemas encontrados na máquina, agilizando o conserto através de agendamentos automáticos de inspeção e manutenção.

Emissão de relatórios

Com o checklist eletrônico, você realiza o planejamento de inspeção da frota, já que com um clique é possível verificar a estratificação de ordens de serviço, a quantidade de NOK (não ok) e a média de consertos de cada veículo com a emissão automatizada de relatórios.

Mais segurança

Com tantas coisas que acontecem no dia a dia, não dá para contar só com a memória, não é mesmo? Dirigir exige atenção, respeito às regras de segurança e veículos em boas condições.

Por isso, o checklist digital garante, de forma precisa, a verificação de tudo necessário para uma viagem tranquila e sem deixar nada para trás.

Eficiência no transporte rodoviário e distribuição urbana

O veículo que viaja sem pausas inesperadas na estrada cumpre com os prazos e gera satisfação dos clientes.

Caso contrário, as entregas atrasam, as suas rotas podem precisar de uma reorganização e você terá um aumento considerável de gastos no mês com os consertos na beira de estrada.

O checklist garante que o seu veículo esteja em perfeitas condições de rodagem, prevendo possíveis problemas e evitando as manutenções corretivas sem agendamento.

Fácil de acessar e usar

As tecnologias são pensadas para facilitar a sua vida. Por isso, os sistemas desenvolvidos são fáceis de usar e bastante intuitivos — pelo menos é como fazemos aqui no Prolog.

Ainda mais, ao comparar com o checklist de papel, o motorista consegue realizar a inspeção de caminhão de maneira mais rápida, organizada e prática, usando apenas uma mão.

Utilização do checklist no transporte de cargas

O checklist no frete de carga é uma lista que pode ser separada em diferentes setores: caminhão, mercadoria e documentos. A burocracia que envolve a logística é grande, por isso é tão importante não deixar nada para trás através dos checklists.

Assim, é verificado se o condutor possui tudo o que é preciso para viajar tranquilo, sem se preocupar com a fiscalização e com a certeza de que entregará tudo em perfeito estado.

É a partir do checklist que o motorista pode checar os caminhões, verificando faróis, pneus, freios, combustível. Também, consegue confirmar a rota, o número de carga e as notas fiscais. Basta recorrer ao tipo de checklist necessário.

Tipos de checklist para um frete de carga

Como falamos no tópico acima, os serviços de transporte precisam cumprir uma série de burocracias que o checklist pode ajudar.

Mas, quais listas fazer? Confira quatro opções que você pode utilizar, conforme suas necessidades:

1. Checklist do motorista responsável e o veículo utilizado

Aqui é importante registrar:

  • Nome do responsável;
  • Telefone para contato;
  • Registro de nome e contato de familiares;
  • Condições da CNH;
  • Placa do veículo que irá utilizar.

É interessante também verificar a pressão, o nível de glicose e a temperatura do motorista, principalmente antes de uma viagem longa, garantindo que ele está apto para o trabalho.

2. Checklist de manutenção preventiva do veículo

Os itens do veículo que começarem a apresentar início de desgaste ou estão próximos da validade, como são os casos das pastilhas e da troca de óleo, devem ser adicionados nessa lista.

É a partir dela que o planejamento de manutenção vai surgir.

Ou seja, se o limite de um sulco de pneu é 1,6 mm, quando você adicionar que o sulco está a 2,0 mm, está na hora de agendar a manutenção desse pneu. E esse mesmo raciocínio servirá para todo o veículo.

Você pode adicionar tudo que apresenta defeito com frequência para ser verificado diariamente e os demais componentes do veículo em um modelo de checklist completo para ser realizado antes de viagens longas.

É algo fundamental para a segurança e indispensável para cumprir as leis de trânsito:

  • Documento do veículo;
  • Pressão dos pneus;
  • Nível dos sulcos;
  • Óleo do motor;
  • Freios e pastilhas;
  • Faróis;
  • Cinto de segurança;
  • Entre outros.

3. Checklist para controle de cargas

Aqui é importante possuir:

  • Identificação das mercadorias;
  • Número de produtos transportados;
  • Checagem de embalagens e rótulos;
  • Armazenamento ideal (número de pilhas, etc.);
  • Conferência de notas fiscais.

4. Checklist de segurança do trabalho

Para realizar o transporte e frete de carga, é importante manter o cuidado em alguns itens, tais como:

  • Cinto de segurança;
  • Para-choques;
  • Limpadores e lavadores de para-brisa;
  • Extintor de incêndio;
  • Trava lock em contêineres;
  • Triângulo de segurança;
  • Dispositivo antifurto.

Comparação: checklist de papel ou checklist eletrônico

Existem duas formas de utilizar o checklist na frota: através do checklist de papel ou do checklist eletrônico.

O primeiro, exige que o motorista tenha papel, caneta e prancheta em mãos. E, claro, é preciso que o gestor já tenha feito a sua lista manualmente ou imprimindo um modelo para entregar ao condutor na hora da inspeção.

Costuma ser uma verificação que demora muito, pois não possui uma ordem lógica de itens. Geralmente, é um checklist feito em ordem alfabética, levando o motorista a dar várias voltas ao redor do caminhão e perder muito tempo.

Já o checklist digital, é feito diretamente com o celular através do uso de um aplicativo que cria listas para check personalizadas, de acordo com cada necessidade. Você ainda pode acessar o sistema no computador, se preferir.

A inspeção com este meio é muito mais rápida e prática. Ao invés de dar 5 voltas no veículo para inspecionar 3 itens, o motorista inspeciona todo o necessário em apenas uma volta.

Isto é, além de todos os outros benefícios que você já conferiu lá em cima.

Ficou interessado? Aqui na Prolog, oferecemos a solução de checklist digital — fale com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas e começar a utilizar na sua operação.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.