Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Tudo sobre o checklist de veículos para a frota

Entenda porque o checklist de veículos é tão necessário nas frotas de operações de transporte — e saiba como montar um modelo infalível.
O seu checklist de veículos completo com o Prolog App.

O checklist de veículos, também chamado de “lista de verificação”, serve para reunir tudo o que precisa ser analisado no veículo antes de ele sair para uma rota.

Também é uma ferramenta essencial à manutenção preventiva da frota, podendo ter vários modelos diferentes e ideais para diferentes momentos de inspeção. Por exemplo, para uma curta rota diária, um checklist rápido com os principais itens já é suficiente. 

Porém, para uma operação maior, que exige um deslocamento de maior distância, é preciso investigar outros componentes do veículo — muitas vezes, exigindo inspecionar partes pouco acessíveis do caminhão.

Isto significa que o checklist é mais completo e demorado para realizar. Inclusive, algumas das principais dúvidas incluem que tipo t utilizar, quais são os melhores modelos de check list e quais itens são indispensáveis para garantir um veículo em perfeito funcionamento.

Por isso, confira a seguir:

O que é o checklist de veículos?

É uma ferramenta utilizada na verificação de disponibilidade dos veículos para realizar as rotas da operação. No checklist de veículos, podem constar itens que vão desde os faróis até a limpeza dos filtros do ar-condicionado.

A quantidade de itens e o detalhamento das inspeções depende apenas do objetivo da inspeção. 

KIT
Cheklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Enquanto esta for apenas uma análise de rota diária, os itens serão superficiais; quando o veículo estiver na preparação para um viagem de longa distância e/ou de vários dias de duração, o detalhamento e aprofundamento da análise é maior. 

Por que usar um checklist de veículos?

Motivos para usar o checklist de veículos na frota.

Prevenir falhas mecânicas, economizar combustível, reduzir o tempo ocioso de veículos e muito mais. Tudo isso é possível com este simples procedimento: utilizar o checklist de veículos.

Ao evitar as falhas, você previne também que os prazos atrasem e que a viagem tenha o máximo de segurança.

Outros benefícios que mostram a necessidade ter o checklist na sua frota são:

  • Controlar a entrada e saída dos veículos do pátio da operação;
  • Gerar um histórico de informações sobre os veículos da frota;
  • Melhorar o controle na gestão de manutenção da frota;
  • Aumentar a quantidade de dados disponíveis para criação de relatórios e tomada de decisões;
  • Visualizar os motoristas responsáveis por cada veículo e checklist, identificando também quem causou danos em algum momento.

Quais são os modelos de checklist?

Planilhas

Embora as planilhas possam funcionar como um meio de criar os checklists, elas são mais comumente voltadas para o controle dos dados coletados na hora da inspeção. Por isso, os gestores que a utilizam costumam combinar a planilha de controle com o checklist de papel.

Desta forma, os motoristas preenchem os papéis e o entregam ao gestor, que preenche a planilha a partir das informações anotadas.

Papel

O checklist de papel é uma boa ferramenta para quem realiza a manutenção de pequenas frotas, com cerca de 10 veículos. Esses modelos costumam ser feitos no computador mesmo, usando programas como o Word, e impressos nas folhas de papel.

Assim, o motorista recebe os papéis com uma prancheta e deve anotar tudo usando uma caneta.

Conforme a quantidade de veículos aumenta, mais se torna necessário focar em soluções modernas, tornando o processo automatizado e digital. 

Isso porque os papéis podem ser facilmente perdidos, as anotações ficam confusas, o motorista pode ter uma letra difícil de entender, dificultando a interpretação de informações importantes.

Os papéis também sujam muito conforme o motorista encosta a mão em componentes do veículo e volta para anotar o que encontrou.

Digital

O checklist digital é uma ferramenta mais moderna e que atende muito bem as frotas de médio a grande porte. Ele fornece tanto uma maneira mais prática de criar os modelos de  checklist de veículos quanto de organizar as informações coletadas na hora da inspeção.

Um sistema digital permite ainda que muitas funções sejam automatizadas, como a criação de relatórios.

Nesse caso, você pode tanto adquirir um checklist com modelos prontos e personalizáveis ou criar os seus próprios, com base nos veículos que possui na sua frota.

Como montar um checklist de veículos?

Caso você ainda não tenha um modelo para a sua operação, pode começar listando quais são os veículos da frota e suas principais características. Assim, já tem o ponto de partida para montar a inspeção de sua frota.

Depois, a criação do seu checklist de veículos acontece em três passos:

1 – Definir objetivo do checklist

Para criar o seu modelo, defina o objetivo do checklist: é uma verificação diária ou para uma viagem longa?

Isso faz a diferença na hora de listar os itens que devem ser verificados. Por exemplo, embora o óleo do motor não precise ser trocado todos os dias, ele precisa ser verificado com frequência para garantir que nenhum vazamento esteja acontecendo, ou para identificar com antecedência caso haja algum problema. 

2 – Identificar o veículo, data e motorista

Depois, você precisa fazer a identificação dos veículos.

Ou seja, o checklist deve constar, logo no início, a placa do caminhão e a data de inspeção. Também inclua os espaços necessários para registrar os dados de quilometragem atual, data de ida e volta da viagem e quem é o motorista responsável.

Por falar em motorista, nessa etapa inicial do checklist também deve estar a verificação de validade dos documentos do veículo e do motorista.

3 – Listar os itens necessários em cada checklist 

Você já listou, antes de começar, todos os modelos de veículo que tem na sua frota, certo? 

E, após definir o objetivo de cada checklist, você pode organizar e distribuir as peças e componentes conforme fizerem mais sentido na sua operação.

Para você entender ainda melhor, veja esses modelos de check list:

Modelos de checklist para utilizar na sua frota.

O que não pode faltar no checklist de veículos?

Considere todos os sistemas e componentes que o veículo possui:

  • Elétrico
  • Mecânico
  • Lubrificação
  • Filtros
  • Freios
  • Pneus
  • Combustível
  • Correias
  • Vidros
  • Suspensão
  • Cabos e velas
  • Correias
  • Água do radiador

Ainda mais, os subitens destes, como:

  • checagem do funcionamento das setas;
  • pisca alerta;
  • faróis;
  • lampadas internas;
  • dos freios e freio de mão;
  • regulagem dos retrovisores;
  • estado e calibragem dos pneus;
  • estado da carroceria;
  • nível de óleo;
  • funcionamento do motor de arranque;
  • funcionamento de ar condicionado;
  • limpeza de filtros de ar, do combustível e do óleo do motor;
  • bomba de água;
  • válvula termostática;
  • ventoinha;
  • buchas da suspensão;
  • moelas e pivôs.

O checklist contribui para aumentar a durabilidade dos veículos?

Sendo uma ferramenta da manutenção preventiva da frota, esse é um de seus objetivos. Os veículos da frota, quando passam pelas inspeções regulares, podem ter sua vida útil estendida.

Para usar o seu checklist de veículos da melhor maneira possível, você deve primeiro certificar-se de que os motoristas estão o utilizando seguindo o cronograma previsto. Afinal, ele só funciona se for aplicado na rotina da operação.

Por isso, também é essencial orientar os motoristas e demais colaboradores sobre as práticas adotadas, cronogramas, rotinas, preenchimento dos checklists, e assim por diante. Todos devem saber a importância de realizar esse trabalho e quais os padrões a seguir.

Conforme aplicar novos checklists, acompanhe de perto a utilização, até que todos peguem o jeito de usar e o processo seja realmente eficiente.

Outra ação que você pode tomar para melhorar a durabilidade e desempenho dos veículos é providenciar que os motoristas tenham um kit de ferramentas para pequenos reparos em suas rotas. 

Assim, caso seja necessário, previne que o veículo fique parado ou que tenha custos maiores ao enviar a uma oficina emergencialmente. Nestas situações, o checklist realizado deve contemplar o ajuste realizado.

Sempre mantendo um histórico de problemas e soluções para consultar os dados na tomada de novas decisões traz benefícios para a sua gestão de frotas como um todo.

Por que automatizar o checklist de veículos?

É o melhor meio para coletar e armazenar dados reais e padronizados. O checklist digital gera uma rotina mais produtiva, diminuindo o tempo utilizado para as inspeções de frota, e atualizando relatórios automaticamente após cada checklist.

Todos os colaboradores se mantêm informados o tempo todo sobre a situação dos veículos, quais precisam passar por novas revisões, quais estão disponíveis para uso e aqueles que possuem itens críticos e estão impedidos de sair para uma nova rota.

Aproveitar os benefícios que a tecnologia traz é sempre uma escolha inteligente. 

Ainda mais com a solução Prolog, pela qual você recebe um sistema completo e muito prático. Os modelos de checklist são totalmente personalizáveis e os problemas reportados em tempo real.

Conheça ainda mais sobre o nosso sistema em uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas — agende seu horário.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Teste Grátis

Checklist Eletrônico
na operação de sua frota
sem custos

Prolog App - Checklist Eletrônico

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.