Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

Entenda o impacto de um caminhão parado na disponibilidade da frota

Descubra por que um caminhão parado pode prejudicar sua frota e aprenda a evitar esse problema.
Caminhão parado da frota de transportes.

Um caminhão parado representa um dos maiores prejuízos para as frotas e operações de transporte, ainda mais quando sua indisponibilidade é imprevista.

Geralmente,essas falhas ou avarias podem acontecer de forma inesperada, impactando negativamente o planejamento das operações e das rotas, seja pelo atraso nos prazos de entrega ou na sobrecarga de outros caminhões da frota.

Conheça mais a seguir:

O que causa um caminhão parado na frota?

A paralisação de um caminhão na frota pode ser desencadeada por uma série de fatores. 

Entenda porque você ainda tem veículos parados na sua frota:

1 – Falhas mecânicas e manutenção irregular

As falhas mecânicas, como quebras no motor, transmissão ou freios, estão entre as principais causas do caminhão parado na frota. Elas podem ocorrer devido ao desgaste natural dos componentes ou a eventos imprevistos.

Um dos motivos para as falhas ocorrerem é a ausência de manutenção preventiva e inspeções regulares. Pequenos problemas podem se transformar em falhas grandes que deixam o caminhão parado por mais tempo.

2 – Acidentes

Colisões e acidentes rodoviários são eventos imprevisíveis que podem causar danos significativos e parar um veículo. A gravidade dos danos varia, mas mesmo pequenos acidentes podem levar à necessidade de reparos.

KIT
Checklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

A culpa dos acidentes pode vir tanto do comportamento dos motoristas quanto de uma manutenção inadequada dos veículos, por isso, ambos aspectos devem ser avaliados e corrigidos conforme necessário.

3 – Problemas elétricos

Falhas elétricas, como problemas no sistema de ignição ou bateria, podem impedir o funcionamento do veículo. Esses problemas muitas vezes surgem de maneira inesperada e podem resultar em caminhão parado na operação. 

4 – Falta de peças de reposição

A indisponibilidade de peças de reposição é uma causa de atrasos nos reparos e um dos erros comuns na gestão de estoque da frota. Quando uma peça necessária não está disponível, o caminhão pode ficar parado até que seja adquirida.

5 – Condução agressiva

Excesso de velocidade e frenagens bruscas aumentam o desgaste dos componentes do veículo e o risco de avarias. Isso geralmente acontece quando o motorista dirige com pressa ou desconhece as consequências dessa direção mais agressiva.

Lembre-se que os treinamentos de direção defensiva são indispensáveis, mesmo para motoristas mais experientes.

6 – Problemas de abastecimento

Questões relacionadas ao abastecimento, como falta de combustível ou problemas no sistema de injeção, podem causar paralisações inesperadas. 

A gestão adequada do abastecimento e a manutenção do sistema de combustível são importantes para evitar paralisações devido a problemas relacionados a isso.

7 – Gestão manual das manutenções da frota

Contar com registros de manutenção em papel ou planilhas desatualizadas pode resultar em ineficiências e esquecimentos. 

Tarefas importantes de manutenção podem ser adiadas e o acompanhamento de todo o histórico de manutenção se torna um processo complicado. 

Em vez disso, adotar um software moderno de gestão de manutenção que automatiza o agendamento de serviços e mantém um registro digital de todos os reparos pode reduzir significativamente o risco de ter caminhões parados. 

Esse tipo de sistema pode fornecer alertas oportunos para necessidades de manutenção, simplificar o processo e garantir que nada seja esquecido.

Como o caminhão parado atrapalha as operações de transporte?

O caminhão parado afeta a disponibilidade da frota, ocasionando a interrupção de entregas e atrasos nas operações. Isso pode resultar em consequências que vão além do funcionamento da frota e impactam a empresa como um todo: a insatisfação dos clientes e a perda de contratos. 

O custo de reparo de um caminhão parado é alto, incluindo mão de obra, peças de reposição e tempo de inatividade. Além disso, é preciso considerar valores de depreciação e custos fixos, como de seguro, IPVA e licenciamento anual.

A indisponibilidade de um veículo também pode sobrecarregar outros caminhões na frota, aumentando o desgaste e o risco de falhas em outros veículos. 

De maneira geral, um único caminhão parado pode ocasionar um efeito dominó que prejudica as operações, as finanças e a reputação da frota.

Estratégias para evitar o caminhão parado e a ociosidade da frota

Evitar a frota ociosa é um dos principais objetivos na gestão de frotas e manutenção de veículos, sendo necessário ter abordagens regulares e constantes para atingi-lo. Confira as principais:

Manutenção preventiva regular

Estabeleça um calendário de manutenção preventiva para cada veículo da frota com inspeções regulares e agendamento de serviços. 

A manutenção preventiva ajuda a identificar e corrigir problemas antes que causem paralisações custosas de tempo e dinheiro.

Treinamento de motoristas

Forneça treinamento contínuo aos motoristas sobre práticas de condução seguras e eficientes. Isso reduz o desgaste dos veículos e evita problemas relacionados a erros na condução.

Monitoramento e telemetria

Os sistemas de monitoramento e telemetria permitem rastrear o comportamento dos motoristas, identificando padrões de condução inadequados com maior facilidade. 

Assim, você consegue tomar medidas corretivas com agilidade e precisão, sem perder muito tempo analisando as possíveis causas no aumento de caminhões parados na sua frota.

Gestão de estoque de peças de reposição

Mantenha um estoque adequado de peças de reposição para evitar atrasos nos reparos. 

É importante que as peças necessárias estejam prontamente disponíveis quando um veículo precisar de manutenção para evitar um aumento na ociosidade da frota.

Planejamento de rotas e operações

Planeje e agende as operações de transporte de forma eficiente, levando em consideração a disponibilidade dos veículos e evitando a sobrecarga dos mesmos.

Checklist de saída e retorno das rotas

O checklist de saída é fundamental para que os motoristas possam identificar problemas potenciais antes de iniciar suas rotas.

Da mesma forma, o checklist de retorno permite registrar solicitações de serviços caso tenha sofrido algum problema na rota.

Uso de um sistema de manutenção automatizado

Um sistema de gestão de manutenção possui as funcionalidades de agendar inspeções e programar serviços, além da criação dos planos de manutenção por placa. 

Além disso, alertas automáticos para o vencimento de prazos na manutenção dos veículos são emitidos para você não deixar de realizar nenhuma atividade importante para o funcionamento adequado que evita o caminhão parado.

Histórico de manutenções

Mantenha registros detalhados de todas as manutenções, inspeções e reparos realizados em cada veículo da frota, algo que ajuda a programar as rotinas preventivas com mais precisão e realizar análises mais aprofundadas sobre o funcionamento e custo de cada caminhão.

Pronto para otimizar a gestão de manutenção da sua frota? Baixe agora nosso e-book “Manual da Gestão de Manutenção” e adquira insights valiosos para proteger seus caminhões e manter sua frota em movimento. Faça o download gratuito aqui.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.