Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

6 dúvidas sobre calibragem de pneus respondidas

Por que é importante realizar a calibragem de pneus e mantê-los com a pressão ideal recomendada? Dica: você economiza combustível!
Como a calibragem de pneus vai melhorar sua frota.

A calibragem de pneus é uma das partes mais importantes da gestão de pneus. Quer entender o porquê? Para começar, ela reduz o consumo de combustível.

A segurança em estrada, para o motorista e veículo, é o principal fator pelo qual muitas transportadoras prezam pela pressão correta dos pneus. Contudo, esse é apenas um dos pontos entre muitos que aumenta a importância da calibragem de pneus em operações de transporte.

Por isso, viemos explicar hoje algumas questões como: o porquê você precisa dar mais atenção para essa tarefa, quais os prejuízos de não realizá-la e como o fazer de maneira mais rápida e eficiente.

Quando deve ser feita a calibragem de pneus?

Algo crucial que você já deve saber, mas vamos falar ainda assim: você não consegue ver quando a calibragem é necessária. Ou seja, você precisa testar e conferir a pressão dos pneus regularmente.

O enchimento de pneus deve ser feito, pelo menos, a cada 15 dias. Porém, o que realmente determina a necessidade de calibragem é a inspeção de pneus, que deve ser realizada sempre que esta estiver prevista no calendário.

O que é a pressão alta e baixa?

Quando a pressão está baixa, é um indicativo de falta de ar nos pneus. Isto é, pneus murchos, com calibragem desregulada. Os prejuízos vão do aumento no consumo de combustível à perda de peças e componentes do pneu.

Seguindo a lógica, a pressão alta significa que a calibragem está acima do necessário. Encher os pneus além do recomendado também pode acarretar em alguns problemas, como a deterioração acelerada da banda de rodagem e maiores chances de furos e cortes em estrada.

Quem realiza essa tarefa?

Por ser uma tarefa relativamente simples, o próprio motorista pode realizar essa tarefa. Porém, como a calibragem é feita em postos de combustível, um frentista pode ser chamado para auxiliar na tarefa.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Existe necessidade de calibrar o estepe?

Sim, é preciso manter a pressão correta sempre. Aliás, é recomendado sempre calibrar o estepe com duas libras acima do recomendado já que ele fica armazenado e pode esvaziar mais rápido.

Dessa maneira, a cada 7 ou 15 dias, o estepe precisa receber a calibração. É bom estar preparado para imprevistos e, caso um pneu estoure em viagem, o estepe estará em perfeitas condições para assumir o seu lugar.

Qual o prejuízo de um pneu com calibragem desregulada?

Se você não está convencido da importância de realizar a aferição de pneus e calibragem dos mesmos, os dados a seguir vão te fazer mudar de ideia. Alguns dos prejuízos da falta de cuidado com a gestão de pneus incluem:

  • redução da vida útil do pneu em até 20%;
  • aumento de 10% no consumo de combustível;
  • redução da vida útil da suspensão e caixa de direção.

Como se esses dados não fossem assustadores suficientes para o gestor de frota, a calibragem desregulada também causa terror nos motoristas com as consequências de:

  • desequilíbrio do veículo em curvas;
  • aumento na distância de frenagem;
  • desconforto na direção.

Como tornar o processo de calibragem de pneus mais eficiente?

Algumas dicas para melhorar este processo incluem:

1) manter um histórico de verificação da pressão e calibragem; e

2) usar um sistema de gestão de pneus ou de checklist.

 Na verdade, se você utilizar a segunda dica, a primeira já estará inclusa. Isto porque os sistemas mantêm um histórico de dados que é facilmente acessível pela equipe responsável pela gestão de frotas.

Além dessas, seguem algumas outras dicas para você realizar a calibragem de pneus:

Os pneus precisam estar frios

A calibragem é feita em postos de combustível, certo? Então, o ideal é que ela seja feita antes de iniciar a viagem, em no máximo 2km. Quando você calibra os pneus com eles ainda quentes de rodar na estrada, isso prejudica a confiabilidade da pressão.

Caso o único posto disponível seja muito longe e você não tenha tempo para esperar os pneus esfriarem, calibre 3 libras a mais do indicado. Isso garante que o pneu não irá esvaziar e deixar você, mais uma vez, com o veículo desequilibrado.

É preciso conservar a pressão

Alguns comportamentos simples de direção podem ajudar a manter a pressão adequada por mais tempo. A aceleração excessiva, por exemplo, superaquece os pneus e aumenta o desgaste deles. Então, deve ser evitada.

Adicionalmente, evitar arrancar e frear bruscamente, fazer curvas em alta velocidade e subir ou descer em acostamentos.

A calibragem deve estar sempre em dia

Não tem segredo: se você faz a gestão de pneus e segue um cronograma de aferição, estará sempre em dia com a calibragem. É importante que os motoristas tenham ciência da importância de seus papéis para ajudar a transportadora na redução de custos.

Nesse caso, eles devem realizar a aferição e calibrar os pneus quando necessário para diminuir o consumo de combustível e evitar a perda precoce de pneus.

Tudo certo até aqui? Caso tenha faltado responder alguma de suas dúvidas, não deixe de nos perguntar. Estamos disponíveis via chat online (disponível aqui do lado, à direita), WhatsApp e redes sociais.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.