Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Tudo sobre o cálculo CPK

Fazer o cálculo CPK do pneu não é obrigatório, mas ter esse número na sua gestão de frotas é fundamental para você trazer mais economia e durabilidade aos pneus.
Entenda o cálculo CPK e como realizar na sua gestão de pneus.

Há muitas informações para saber sobre pneus, como dimensionamento, banda de rodagem, tipos, modelos e muito mais. Agora, quais os aspectos mais importantes para analisar na compra de pneus novos para o seu veículo? O que traz resultados melhores para a frota?

Em uma gestão que busca economia e redução de custos operacionais, descobrir o CPK dos pneus é uma tarefa crucial. Já tem muito tempo que os pneus são classificados como o segundo maior custo da operação de transportes, atrás apenas do consumo de combustível.

Não apenas isso, mas também, são considerados custos excessivos no transporte, gerando uma frenética busca pelos menores preços de pneus. Sabe ao que isso leva?

Na maioria dos casos, a custos ainda mais elevados!

Por isso, o cálculo CPK é um indicador bem importante para ter na sua operação. Agora,

O que é esse cálculo CPK do pneu?

É um cálculo realizado para descobrir o custo por quilômetro (CPK) de cada pneu individualmente, usado, essencialmente, para comparar o custo de operar com diferentes pneus em seu veículo.

Afinal, quando você compra o pneu mais barato no desespero da redução de custos, não está buscando nada além do custo inicial menor. Será que essa alternativa tem um desempenho bacana? O pneu vai durar o tempo estimado de sua vida útil? Será que ele vai resistir às estradas da sua região?

Tem muitos fatores que afetam a performance de um pneu e você precisa considerar o quadro geral para escolher os ativos da sua frota.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Inclusive, o valor de compra subiu muito durante a pandemia, o que causa ainda mais desespero — mas apenas para os gestores que não utilizam o cálculo CPK. Pois, através dele, você entende qual é o pneu de melhor rendimento para cada veículo e operação, analisando as peças que terão maior durabilidade, desempenho e eficiência.

Ou seja, você pode fazer compras mais inteligentes com o cálculo CPK e ainda deixa de ter custos excessivos com pneus, mantendo apenas o que é realmente necessário.

Como calcular CPK?

A melhor maneira de realizar esse cálculo é somar o valor de compra do pneu com o valor de consertos e serviços de recapagem, e dividir pela quilometragem rodada do pneu novo somada com a quilometragem rodada após a recapagem. Ou seja:

Existe também outra maneira, que considera apenas o valor de dividir o preço de varejo pela quilometragem estimada. Mas é importante lembrar que esse resultado funciona apenas como estimativa de CPK, podendo ou não se aproximar de um valor real. 

Afinal, é preciso que o cálculo considere todos os fatores que afetam o pneu no dia a dia, como a inflação do pneu, as condições das estradas que rodou, o estilo de condução do motorista e até as condições do próprio veículo.

Por isso, estimar o custo por quilômetro antes de realmente comprar e testar um modelo de pneu não é um meio efetivo de fazer a aquisição de peças com melhor desempenho.

Sempre priorize os custos e quilometragem que acontecem de fato.

De modo geral, o cálculo é simples, desde que você tenha todas as informações em mãos. 

Por que você precisa do cálculo CPK?

Resumidamente, o CPK visa entender quanto custa percorrer uma certa distância com seus pneus. Essa informação pode ser útil quando você está tentando decidir quais pneus comprar ou quando está tentando fazer um orçamento para um novo conjunto de pneus, já que você identifica o pneu mais econômico para a sua operação.

Note que dissemos “mais econômico”, não “mais barato”, viu?

Além disso, você consegue tomar decisões mais assertivas ao identificar a hora certa de substituir um pneu, se existe a necessidade de um conjunto maior ou menor, e assim por diante.

Quais fatores influenciam o resultado do cálculo CPK?

Mesmo que não entrem em um cálculo direto, fatores como o peso do veículo, a pressão do pneu e o tamanho dele impactam o custo por quilômetro final. Até porque são todos elementos que trabalham juntos durante um transporte rodoviário.

Justamente por isso existe a necessidade de descobrir o CPK para cada pneu da frota. E isso só é possível com um controle detalhado e cuidadoso, incluindo a visualização de:

  • Marca;
  • Modelo;
  • Número de fogo;
  • Placa do veículo em que está instalado;
  • Quilometragem com que foi instalado;
  • Medição da pressão atual;
  • Profundidade dos sulcos atual;
  • Número de recapagens realizadas;
  • Serviços realizados;
  • Custo por recapagem e tipo de serviço.

Além de ter esses dados à disposição, alguns precisam ser atualizados com frequência através da inspeção de pneus — pressão e profundidade, principalmente. Outros devem ser revisados e atualizados também quando necessário, como os serviços realizados e recapagens.

Uma planilha pode ser bastante prestativa para você ter esse controle e realizar o cálculo por conta própria. Ainda melhor é ter um sistema que automatiza o cálculo CPK para você.

Conheça a solução gestão de pneus Prolog App para gerar o seu CPK num processo automatizado de leitura de dados.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Teste Grátis

Checklist Eletrônico
na operação de sua frota
sem custos

Prolog App - Checklist Eletrônico

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.