Conheça os principais benefícios da gestão de pneus para frotas

Você já implementou o controle de pneus na sua frota? Conheça todos os benefícios da gestão de pneus para as operações de transporte.
Conheça todos os benefícios da gestão de pneus para frotas.

Para quem está iniciando em uma rotina de operação de transportes, é preciso conhecer e saber os benefícios da gestão de pneus para ter o cuidado adequado com os ativos. 

Se você ainda está estudando as possibilidades e avaliando os processos de uma gestão de pneus para começar a praticar em sua frota, saiba que as vantagens são inúmeras e é isso que você vai entender a seguir.

Confira todos os benefícios da gestão de pneus: 

Aumento na durabilidade dos pneus

Há uma tarefa fundamental nos processos da gestão de pneus: a medição de pressão e profundidade dos sulcos. 

Conforme você acompanha esses fatores, consegue identificar a necessidade de calibragem ou manutenção dos ativos, sempre os mantendo nas melhores condições de rodagem para evitar que danos aconteçam.

Evita a perda precoce da carcaça

Aumentar a durabilidade também significa que você evita a perda precoce dos pneus da sua frota. 

Geralmente, esse descarte antecipado acontece pela fadiga da carcaça, quando a parte interna do pneu já está danificada e não há mais a possibilidade de reformas e consertos na parte externa, isto é, na borracha da banda de rodagem do ativo.

Evita a recusa de recape

Esse tipo de dano na carcaça também leva à recusa de recape. A recapagem dos pneus é um tipo de reforma que substitui a banda de rodagem original por uma nova e aumenta sua vida útil em até 2 anos. 

Quando a recusa acontece, é porque os danos internos do pneu já estão em um nível de gravidade que não permite realizar uma recapagem, pois rodar com esse pneu não será seguro e também afetará o desempenho da frota.

Redução no consumo de combustível da frota

Manter os pneus em boas condições de rodagem impacta positivamente em outros aspectos do veículo. Dentre eles, o menor consumo de combustível. 

Isso acontece porque os pneus que estão com maior desgaste ou murchos exigem maior força do motor para rodar. Por consequência, aumenta a quantidade de combustível queimada para gerar movimento e velocidade.

Se os pneus estão funcionando adequadamente e nas condições ideais, a queima acontece de maneira mais eficiente, e você pode gerar maior economia na sua frota. Para exemplificar, a MC Transportes LTDA passou a economizar 4% em combustível após começar a gestão de pneus.

Geração de dados para análises aprofundadas

A grande tendência de coleta e análise de dados está cada vez mais presente nas operações de transporte. 

Estamos na era da gestão analítica, que utiliza as informações de uma rotina da frota para tomar decisões mais eficientes e pertinentes à cada realidade. 

Trata-se de uma forma de aproveitar mais as próprias experiências do que basear estratégias de crescimento e funcionamento em fatores externos, como imitar o que outras empresas estão fazendo.

A partir dos dados dos pneus, as seguintes análises se tornam possível:

CPK do pneu

O Custo por Quilômetro, ou “CPK” do pneu, é um cálculo feito para descobrir qual o valor de cada KM rodado pelo pneu. Assim, torna-se possível descobrir os pneus de melhor custo benefício na operação e quais estão com custos elevados.

É importante ainda porque gera economia a longo prazo com a compra de pneus mais adequados à frota.

Para o cálculo, você precisa ter os dados de custo de aquisição do pneu e a quilometragem total rodada antes de uma reforma ou descarte. 

Caso o pneu passe por serviços de manutenção e reforma, deve-se utilizar esses custos e quilometragem rodada após conserto na conta também.

Principais problemas e motivos de desgaste

Através das medições de nível de desgaste dos pneus, você consegue analisar os tipos de desgaste que acontecem e identificar os principais problemas que geram avarias na sua frota. 

Por exemplo, se o desgaste é acentuado nos ombros do pneu, pode significar a existência de um problema de calibragem baixa.

Caso você utilize um sistema de gestão de pneus, esse tipo de análise já é realizada automaticamente conforme você inserir os dados no software. O seu papel então seria o de avaliar se o problema realmente faz sentido e as melhores maneiras de aplicar as correções necessárias.

Previsão de troca dos pneus

A previsão de troca dos pneus é calculada em cima das informações de histórico dos pneus, identificando qual foi a vida útil desse determinado modelo e avaliando também os dados de quilometragem e profundidade dos sulcos.

Ter essa data prevista ainda ajuda no planejamento da frota de compras e reposições de estoque.

Capacidade de avaliar o desempenho do veículo e rotina de manutenção preventiva

Dentre os benefícios da gestão de pneus, há alguns que não estão diretamente relacionados aos pneus, e esse é um deles. 

Os pneus sofrem desgaste e danos que acontecem por falhas em outras peças e componentes de um veículo, mas isso só pode ser identificado se a gestão dos pneus estiver acontecendo. 

Caso contrário, você pode acabar em uma falsa conclusão de que os pneus são mesmo o problema e trocar a marca e modelo utilizado por um que talvez seja até de pior qualidade e performance.

O desempenho do veículo é avaliado pelas manutenções que passa, custos gerados, combustível consumido e também pelas condições dos pneus. 

Da mesma forma que os pneus afetam o desempenho do veículo, o contrário também é verdade. Se um pneu está com a calibragem correta e cuidados em dia, mas continua sofrendo com desgastes irregulares, o problema pode estar no veículo.

Algumas peças da suspensão podem estar com defeitos e falhas ou os serviços de alinhamento e balanceamento estão atrasados. O sistema de freios também está diretamente relacionado aos pneus, uma vez que as freadas bruscas geram um desgaste localizado na banda de rodagem.

São fatores que você vai percebendo e adaptando na rotina de manutenção preventiva da frota. Pois, se esses problemas estão acontecendo, você precisa de inspeções e serviços agendados com um menor intervalo de tempo.

Identificação de comportamentos inadequados na condução

Se a calibragem está em dia e a profundidade dos sulcos é medida regularmente, mas problemas continuam aparecendo, pode ser que os motoristas estejam com comportamentos e práticas inadequadas na direção do veículo.

Acelerações excessivas e freadas bruscas são ações comuns de acontecer, mas que geram grandes danos à borracha dos pneus. Portanto, estamos falando de mais um meio de avaliar se os motoristas seguem ou não as boas práticas de direção.

Aumento da segurança nas rotas realizadas

Por falar nas boas práticas no trânsito, cuidar dos pneus também aumenta a segurança nas estradas. 

Rodar com uma calibragem correta e um desgaste controlado e natural dá estabilidade ao veículo, evitando também problemas de aquaplanagem, derrapagem e trepidação do automóvel.

Menores custos operacionais na frota

Os fatores acima, combinados, geram a redução dos custos operacionais como um todo. 

Se há menos problemas de manutenção dos veículos, menos perda antecipada de pneus e menor consumo de combustível, consequentemente, serão menores os custos operacionais da frota.

A economia também vem das análises geradas, dando ao gestor as respostas de quais pneus são melhores e aumentando a quantidade de pneus recapados, pois a recapagem tem um custo bem menor que uma peça nova. 

Esses e outros benefícios da gestão de frotas e gestão de pneus, você pode aprender através do nosso e-book completo e gratuito: Guia da gestão de pneus para economia e produtividade nas frotas.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.